Por que a Gordura Saturada é bem vinda na Dieta Paleo?

Time-Fat-CoverDbl

Hello Friends,

Eu estou escrevendo uma coluna mensal num portal fitness então vou sempre aproveitar e colocar o artigo aqui também. Vocês já percebem que é uma pegada mais básica e técnica e não comportamental como tem sido o blog. Mas acho legal também ter toda estrutura aqui sobre o que comer, sobre cetose nutricional, benefícios da Paleo para saúde, Treinamento e performance em LCHF, regulação hormonal, tipos e ciclos de carbos etc para eu poder colocar os links depois na primeira página e quem quiser ter uma introdução de tudo sobre a Paleo pode ir diretos nestes artigos técnicos. Acho que vai ser bacana.

Abraço,

Teco

Artigo para site bomcorpo.com.br

Por que a Gordura Saturada é bem vinda na Dieta Paleo?

Se eu te perguntar o que o coelho mais gosta de comer, qual sua resposta? Cenoura, certo? Vemos nos desenhos, na páscoa temos coelhos de chocolate comendo cenourinhas também de chocolate etc. Mas e se eu te disser que se você der uma cenoura a um coelho ele vai preferir ficar comendo suas folhinhas verdinhas e não a cenoura em si? Ué…

bugs Bunny

Tudo começou com o ator Clark Gable e um filme de 1934 chamado “It Happened one night” em que ele representava um cara descolado e sarcástico em que em determinada cena ele fala enquanto come uma cenoura. Alguns anos depois, criaram o Pernalonga inspirado neste personagem de Clark e na época todo mundo fazia essa ligação com o filme. O tempo passou, o filme ficou pra trás, Pernalonga foi um sucesso que atravessou décadas e décadas e ninguém mais sabe que quem come Cenoura é só o Pernalonga e não todos os coelhos do mundo.

Uma outra história interessante e similar que vou super resumir em alguns passos:

Um Patologista Russo faz um experimento dando colesterol a Coelhos e esses apresentaram depósitos  nas artérias e outros tecidos (claro que iria dar algo errado, coelhos são herbívoros). Aí surgiu a primeira ideia de que colesterol no sangue aumenta a incidência de placas nas artérias.

Aí surge Ancel Keys. O responsável pela maior pegadinha da história. Ele era um Bioquimico/Cientísta/Pesquisador/Político e acreditava neste estudo. Em uma convenção na Itália viu que em Nápoles não havia problemas cardíacos exceto pelos ricos que comiam mais carne e gordura. Aí se convenceu que comer gordura aumenta o colesterol e por consequência disso, aterosclerose.

Em 1953 ele publicou o famoso estudo dos 7 países que ele quis provar que quanto maior o consumo de gordura, maior o índice de ataques cardíaco. Acontece que ele tinha dados de 22 países mas escolheu 7 para justificar sua teoria. Se você colocasse todos 22 num gráfico, não haveria correlação entre consumo de carnes e doenças do coração. Um estudo “forjado”.

Os pesquisadores da época , inclusive a American Heart Association sabiam que este estudo foi tendencioso e mal feito e criticavam muito essa teoria ligando a gordura ao aumento de colesterol e ao consequente aumento de doenças cardíacas.

Em 1961 Ancel Keys com muito prestígio no meio político começa a fazer parte do comité da American Heart Association e a defender com unhas e dentes sua teoria.

Em 1968 o Governo americano cria uma comissão para definir as orientações nutricionais para a população. E entre muitos Dogmas, politicagem, brigas de EGO e nada de ciência, foi criada a diretriz nutricional com a demonização da gordura. Uma decisão política com efeitos devastadores na saúde da população mundial, uma vez que a influência americana é muito grande. Os cardiologistas da época ficaram revoltados, mas o resultado deste movimento você já sabe qual foi.  A pirâmide alimentar com a base cheia de grãos e carboidratos difundida no fim dos anos 70 e que muita gente usa até hoje.

Conforme Gary Taubes autor do Excelente Livro “Por que engordamos e o que fazer a respeito”, não há um único estudo até hoje relacionando gordura saturada a qualquer problema de saúde (livro lançado em português no Brasil mês passado!)

É uma quebra de paradigma muito grande. Crescemos com produtos Lights e Diets, separando a gordura da carne e achando que o corpo prefere carboidratos como forma de energia. Mas se você for parar pra pensar, nós evoluímos por 2,5 milhões de anos comendo gordura de caça e colhendo vegetais  e frutos. Não havia agricultura até 10.000 anos atrás para nos dar uma grande disponibilidade de carboidratos. Se carboidrato é melhor para o corpo, por que armazenamos gordura em abundância e pouquissimo carbo para épocas de fome? Se nossa performance não é boa com gordura, como fazíamos para caçar em jejum que era quando mais precisamos de comida e estar no auge da rapidez, força e clareza de raciocínio? Se comer gordura acumula gordura, eu não deveria ficar inchado e retido se eu beber muita água seguindo esse pensamento? Essas perguntas e mais como o corpo trabalha com os diferentes tipos de “combustível”, seus mecanismos, as doenças relacionadas a uma dieta alta em carboidratos, as vantagens para saúde e performance de ficar em LCHF eu vou detalhar no próximo artigo! Até lá te convido a conhecer meu Blog sendopaleo.com que tenho certeza que encontrá outros paradigmas a serem quebrados.

E cenoura é Paleo. Mas bacon também.

Um abraço

Coach Teco Mendes

 

 

 

 

Categorias: Fundamentos Paleo,Paleo

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

12s Comentários

  1. Adorei. Vou enviar pros amigos que me fazem sempre a mesma pergunta…

  2. Renata Nunes

    AhahahahahahaA adoroooo seus posts Teco! Qdo me perguntam como emagreci tanto comendo bacon e gorduras boas AHAHAHAHAHA mas as pessoas ainda acreditam que TODA gordura faz mal…

  3. Voce apenas falou o por que não tem problema comer, mas gostaria de saber a importância dela também. Sei que ela tem a ver com os hormonios, obrigado.

    • coachtecomendes

      Oi Marco! Como eu mencionei, o blog não tem caráter técnico e só coloquei esse post porque vou falar do básico da Paleo na mesma minha coluna mensal, então vai demorar para eu cobrir tudo. Sugiro você dar uma olhada no blog do Dr Souto que tem o lado link aí a direita. Lá você verá todos aspectos e vantagens do consumo da gordura. E você está certo, devia já ter comentado neste post, mas é que o medo da gordura é tão mais forte que qualquer outro aspecto que acabei focando nele. Abs

  4. Oi. Eu vi alguns dias atrás um livro na amazon chamado paleo vegan plants baseado primal … E outros como paleovegan e etc. Eu não li todo seu site. Eu acreditava que. Paleo e vegan eram estilos q jamais se cruzariam. No entanto vejo literaturas mostrando que ambos são possíveis. Isso é real? Se possível, vc crer q justamente pelo falta de profissionais em diversos segmentos da nutrição que não se consegue ampliar o leque?

    • coachtecomendes

      Oi! Já fui vegetariano por dois anos e acredito que Paleo Vegano é uma adaptação da Paleo para uma condição de que a pessoa se impõe por uma razão que acredita ser maior. Então, seria como um fisiculturista vegano. Existe, sim. Mas é um estilo adaptado ao fato de ser vegetariano e não que esse seja o melhor aproach em termos de resultado. Se já se é Vegano por definição, ser Paleo Vegano pode ser a melhor solução nesta condição. Bjo

  5. Vou ler seu site.
    Sou vegana. Tenho curiosidade em experimentar a paleo pois tenho uma grande dificuldade de reduzir o percentual de gordura. Havia descartado esta ideia pelo fato de serem estilos de vida conflitante. Já que há essa possibilidade irei aprofundar mesmo não sendo o melhor em termo de resultados.
    Muito obrigado. Espero depois que ler conseguir entra em contato pela assessoria. grata

  6. Perfeito! Só não sabia q o coelho não comia cenoura, hahahaha…

Política de Privacidade
X