O que eu tomo no Pós Treino? Banho! – Vamos falar de suplementos?!

suplementos

Hello Friends!!

Desde o começo eu comentei que minha proposta do Blog não é ensinar sobre dieta Paleo e LCHF e sim comentar minha visão das informações que estão disponíveis pelo mundo sobre o assunto. Muita pseudo ciência, muita desinformação, artigos tendenciosos e o pior, muito dinheiro e EGO envolvidos. Como uma pessoa que passou pelo que você passou ou passa, estudante do tema há muito tempo e formação em coaching, acho que tenho muita coisa a dizer e ajudar.

Por isso quando escuto: “Coach, posso usar adoçante?” eu prefiro nem responder! Meus coachees tem que estudar, formar suas opiniões e dou a mãozinha para eles passarem a tormenta física e psicológica (e com muita quebra de paradigmas) do que é o primeiro dia do resto de suas vidas com a dieta Paleo. Recebo perguntas do tipo “Hey, tô vendo que vc está fazendo essa Paleo aí. Me manda o que pode ou não comer nessa dieta!” (Recebi isso de uma amiga por whatts!!Really? Reaaaaallyyyy???)  A pergunta que gosto é: “Coach, li que paleo não usa adoçante por ser processado. Mas alguns usam Stevia que é uma planta. Li também que mel por ser natural também pode com moderação e faz bem. Qual sua opinião?”. Olha que diferença! Tequinho fica feliz!!! <3

E meu Whey? E meu Picolinato??? E meu BCAAAAAAAHHHHHHHHH!!???!!??

Vou começar com umas perguntinhas: Olhe a foto abaixo da década de 70 e me diga quantos pudinzinhos de Whey ele tomava? Quantas cápsulas de BCAA ele tomava? Quantas barrinhas de proteína ele comia? Qual era a cor do shaker  dele que tomava seu whey com carbo nos 30 minutos pós treino? O Shaker (coqueteleira) combinava com as polainas dele?

over-training-back-in-the-day_a

Se você não percebeu, esse abaixado e treinando descalço é o titio Arnold. E acho que não preciso responder as perguntas acima, né?

Tudo que envolve dinheiro merece ser pensado duas vezes e a industria de suplementos é uma indústria bilionária. Gigante mesmo! Então vamos aos fatos. Atletas ficaram no passado com muitos músculos e definidos sem usar um simples suplementos.

Em 1990 eu tomava suplemento. Chamava-se “Proteinato de Cálcio” se não me engano da Integralmedica. Era proteína de soja (eca!!!) e depois lançaram Super Proteinato de Cálcio. Foi somente em 1992 que vi cápsulas de aminoácidos pela primeira vez.

Pessoas treinavam e eram saudáveis, definidas e atingiam seus objetivos muito antes de existir suplementos. Aliás, como Paleo, você sabe que eram até mais saudáveis fortes e definidos antes até da agricultura. Mas você está se questionando “por que todo atleta toma suplemento?” sim, tomam. E todo atleta é patrocinado por empresas de suplementos desde blogueiros até fisiculturistas de ponta. Todo campeonato é patrocinado por empresas de suplementos. Muitas revistas que publicam artigos de treino e de dieta não existiriam sem o patrocínio dessas empresas.

Os atletas mentem? De forma alguma. Assim como a fobia a gordura fez com que muita gente dissesse pra você tirar a pele do frango porque faz mal, por tanta propaganda e desinformação, reportagens, artigos, capas de revistas etc, os atletas e personais não mentem quando te indicam tanto suplemento porque eles acreditam nisso. E é um abismo de diferença você entender que não é má intenção. Mas não deixa de, ao me ver, ser uma perda de tempo e dinheiro.

Mas se você é Paleo, acredita que nós somos feitos para ter nossos genes otimizados e com melhor saúde possível com o que há na natureza antes da agricultura. Então, não há necessidade de suplementos.

Ah, esqueci de dizer, eu tomo suplementos.

As razões que me levam a tomar suplementos são para corrigir as diferenças que existem no estilo de vida pré agricultura e hoje. Antigamente ficávamos ao ar livre, então a deficiência de vitamina D é agora uma mega realidade a 99% das pessoas. Por favor leia sobre o assunto. veja um video do youtube do Dr Lair Ribeiro sobre a vitamida D. Até você que é preguiçoso vai assistir porque tem só 12 minutos e vale muito a pena!

Um outro suplemento que tomo é omega 3 para melhorar a razão entre omega 3/omega 6 das vezes que como fora de casa e, apesar de manter sempre low carb, há muita utilização de óleo vegetal rico em omega 6 em cozinhas de restaurantes, o que não existia na época de nossos ancestrais.

Tomo também um multivitamínico e multiminerais. Nossos solos são pobres comparados com os solo onde os vegetais nasciam espontaneamente na época de nossos ancestrais, as verduras eram todas orgânicas, sazonais, ricas em nutrientes e comiam muita verdura porque “era o que tem pra hoje” e eu…Odeio muitas verduras então suplemento pra dar uma garantida.

 

Então, uso suplementos para me “ancestralizar”! Trazer pra hoje uma realidade de ontem, digo, de 10.000 anos atrás.

Você ouvirá alguns comentários…

Mas suplementos servem para facilidade da vida corrida do dia a dia

. Sou Paleo! Não como de 3 em 3 horas, minhas comidas são simples, me alimento entre uma e duas vezes por dia, isso sem fome e sem cansaço. É muito natural pra mim. Meu corpo usa gordura como forma de energia. Vou facilitar mais o que?

Se você treina, precisa de mais proteína. Se comer tudo em comida, vai aumentar muito o consumo calórico.

Você sabe que excesso de proteína é transformado em glicose no figado por um processo chamado gluconeogenesis. E você não quer muito carbo no seu corpo agora que seu corpo é uma máquina queimadora de gordura. E quanto você precisa? Há fórmulas para isso e tem no livro que estou lendo agora KETO CLARITY. Mas dá muito trabalho. Vou na recomendação de 1g/kg corporal magro. Isso é mais que suficiente (OMG estou ensinando algo aqui! Vou me policiar) para quem treina e você consegue facilmente na alimentação. Um ovo tem 6g de proteína!! Ah, e Paleo não conta calorias! 😉

O Arnold tem aquele físico sem suplemento porque tomava bomba!

Bem, você pode ver essa foto abaixo de 1953 de Irvin Zabo quando não tinha bombas. E se você acha que mesmo assim tinha, vai procurar também “Classic Bodybuilders” no google que tem até Fisiculturistas do século 19!

zabo10

Se tiverem mais questões sobre uso de suplementos, comentem neste Post que dou minha opinião!

E sempre lembre que estou muito aberto a mudar. Só vou dar uma estudada no assunto antes e analisar. Por exemplo, já há linhas de suplementos Paleo, prébióticos, próbióticos, refeições Paleo que você compra pela internet (na Australia, não se empolga), amido resistente vendido como biomassa e….Ainda não estou convencido de tudo isso mas sempre aberto e estudando. Meu lema é ser simples! Não aceito nada de graça, procuro e vou um pouco a fundo. Buscar informação é muito importante, porque o que está na media “mainstream” são paradigmas e informações desatualizadas. Você não quer basear sua vida nos sites Terras e Uol, né? Tem que ler, comprar livros, seguir Blogs como do Dr Souto etc. A não ser que você ache muito importante saber que a Bruna Marquezine terminou com o Neymar.

Abraços,

Teco

ps bonus.: “Coach, li que paleo não usa adoçante por ser processado. Mas alguns usam Stevia que é uma planta. Li também que mel por ser natural também pode com moderação e faz bem. Qual sua opinião?”

Querida, Paleo é um processo e você pode ir ficando “mais Paleo” conforme vai se livrando da compulsão por carbos, emagrecendo, estabilizando sua energia, sendo mais feliz e autoconfiante e principalmente voltando a ter controle sobre seus atos sobre a comida, que até hoje era a comida que te controlava. E tudo isso sendo Low Carb, claro.

Stevia é uma planta natural mas é as vezes altamente processada para se transformar nas gotinhas do adoçante (o que deixa de ser Paleo). As vezes até na na embalagem tem foto da planta o nome grande e pequeno você lê: Contém Stevia. E é na verdade um composto com outros adoçantes (caí nessa já!). Dr Lair Ribeiro, que mencionei nesse post, diz que a marca de Stevia STEVITA é super recomendada e é a que uso agora.

Quanto ao mel, que usualmente é usado em receitinhas Paleo tem muito carbo. 15g em 2 colheres de sopa. Então sugiro não agora, porque você ainda está na fase de adaptação e não quero você no risco de ter recaída por doce. Deixa que você mesma, magra e confiante num futuro próximo, tome essa decisão com mais segurança se incluirá mel em seu dia a dia.

Categorias: Paleo,Coaching e Comportamento,Fundamentos Paleo

66s Comentários

  1. Muito bom, Teco! Ainda estou em fase de adaptação (30 dias hoje) e o que mais faço é pesquisa. Extremista como sou, depois de muito estudar iniciei a minha dieta à risca, permitindo apenas carnes, vegetais e pouquíssimas oleoginosas. Cortei todos os suplementos e vitaminas sintéticas. No terceiro dia já estava me sentindo muito melhor, acredito que por que cortei todo o carbo e industrializados de uma vez só – muito melhor, no meu ponto de vista, minha amiga que cortou aos poucos passou 2 semanas sofrendo. Há 2 semanas iniciei a contagem de proteínas (por que como já era adepta de low carb-high protein-low fat perdi muito pouco peso, mas desinchei muito)… Eu comia mais de 200g de proteína por dia, dieta passada por nutri esportivo… Então estou diminuindo a proteína aos poucos. Essa semana estou mantendo uma média de 70g/kg, atualmente estou com 57kg (estava com 59.7kg quando iniciei a dieta)… Gostaria de pedir sua opinião a respeito dessas proteinas, por que minha repartição atual está em Carboidratos (2%), Gorduras (81%) e Proteínas (17%), equivalendo a uma média de 1600kcal. Se diminuir mais essa proteína devo acrescentar mais gordura? Desde já muito obrigada pela atenção… Desculpe o comentário giga. Beijos, Maiza Figueiredo

    • Oi querida, parabéns pelo sucesso na mudança de estilo de vida. Infelizmente não é fácil assim pra todo mundo. A necessidade de proteína é bem individual pq depende da quantidade de massa magra, metabolismo e nível de atividade física de cada um e sugiro você nao mexer se estiver tudo indo bem pra você, a quantidade nao está absurda se vc treina pesado musculação. Se estiver num platô, vc pode reavaliar este componente. Me avise q te explico a técnica do livro Keto Clarity que mencionei.

      Bjo

      • Obrigada por me responder, Teco!
        Fácil fácil é claro que não foi… Senti muito sono na primeira semana, veio uma gripe… Mas nada horripilante (como a dieta que fazia).
        Sinto um pouco de falta (puramente psicológica) de comer as carnes em fartas quantidades (amo!), mas estou indo bem sim – super disposta e treinando muito bem… Tendo em vista que comia quase 300g de proteína diariamente numa dieta de quase 3mil kcal… Por que, graças a Deus, nesse estilo de vida não existe fome!!
        Mas, por favor, sim sim, me ensina a técnica do livro! Vou adquirir o meu só daqui dois meses, qdo for aos EUA.
        Tenho uma boa quantidade de massa magra – pensava eu que conquistada com muita alimentação, suplementos, termogênicos, vitaminas sintéticas (e todo lixo que costumava tomar)… Antes de iniciar a Páleo estava com muita dificuldade em seguir a dieta, tenho crises de compulsão alimentar, engordando… Até que sua pupila Dany (Betty Boop) falou sobre a dieta no blog… No mesmo dia fui pesquisar… Pesquisei, pesquisei e pensei? O que eu tenho a perder?
        Deus abençoe vcs (Dr Souto tb), foram luz na minha vida!
        Obrigada pelas respostas e por todo trabalho q tem feito!!
        Beijos

  2. PATRÍCIA NICOLA

    O.M.G e agora o que eu faço com o meu estoque de Whey!!! uhahuauhauhaua

  3. Ixi! Falei, falei e esqueci de contar que treino 5x na semana e faço 20 min de HIIt 2x na semana (no dia de treino de superiores).
    E estou contando (anotando) calorias e afins no fatsecret.
    Beeijos

    • Maiza, se vice lê em inglês, nao perca tempo! Baixe no seu tanlet, ipad ou pc a versão para kingle do Keto Crarity já!
      E sobre treino ainda falarei sobre isso mas você treina muito! Paleos migravam (caminhadas, baixa intensidade), corriam atrás de presas ou corriam de predadores até acharem uma árvore e tinham muita força para subir rápido . Treino de força resistida ocasionalmente. Sugiro você seguir a rotina de treino de Mark Sisson q também tem ótimos livros ou ainda ler BODY BY SCIENCE que vai ser uma quebra de paradigma enorme sobre treinos!
      Bjo

      • Vou providenciar os livros já (mas confesso que não faço ideia o que é tanlet ou kingle, mas pode deixar que eu descubro já! kkk).
        Eu entendo que deveria treinar menos… Vou me voltar para pesquisar sobre isso… Mas algo difícil para mim, sou muito agitada (hiperativa mesmo, meu descarrego é na gym) penso na minha best que é fisiculturista (campeã brasileira biquini até 1,60 cm – 2014), tem aquele corpo fantástico e treina 6x na semana musculação e ainda faz aeróbio todos os dias… Penso na Cláudia Vilaça (Conhece o blog dela? Top!)… Talvez exista alguma brecha para treinar todos os dias e ainda ter os benefícios da vida páleo… Vou descobrir e assim que abrir minha mente corro aqui pra contar pra vc!!
        Obrigadão!! Beijos

        • É tablet e Kindle! Digitando na rua e no celular dá isso!
          Conheço a Claudia e sou muito amigo da Dora Rodrigues Ms Universe. Conheço em detalhe a vida de atleta. Já fiz a dieta, fui em muitos campeonatos, inclusive Mr Olympia em Las Vegas. Aquela vida de dieta e treino, é uma disciplina extremamente rigorosa, assim como de um atleta de ponta de natação, por exemplo. 6 H na piscina por dia, academia etc e muitas lesões como qualquer esporte. No fisiculturismo são 4 meses emagrecendo, 8 engordando em off, uma briga grande com as “vontades” porque nao cura compulsão. Vai nos bastidores de um campeonato pra vc ver o que tem nas mochilas esperando acabar o show. Só tranqueira. Essa vida não é pra qualquer um nao e nao considero saudável a alimentação . É feita com objetivo específico. Pelo que você descreveu, você vai amar crossfit. É treino pesado, em conjunto e muitos seguem o estilo Paleo. Vá visitar um Box (como eles chamam academia de crossfit) e me conte. É uma fábrica de super humanos. Nao é pra mim! Rs

          • Teco, obrigada por tdo atenção… Essa semana inicio minha nova rotina de treinos… Vou treinar 3 x na semana e hiit 1x. Antes fazia 5 treinos na semana e 2 hiits… Ainda com medo de engordar ou ficar mole… Mas vamos na fé! Com o passar do tempo volto aqui para te contar! Bjbj

  4. carol cordilha

    Por orientação médica tive que suspender os suplementos que tomava religiosamente há anos (whey/carnivor e bcaa) e um mes depois não observei perda nenhuma! É realmente impressionante como criamos “verdades” na nossa cabeça! Quanto dinheiro jogado fora haha…

  5. Ola…
    estou iniciando meus estudos sobre a dieta Paleo e iniciando a própria dieta que aderi ha três semanas. Nos primeiros dias rolou uma dor de cabeça, mas depois passou. Ás vezes sinto compulsão por carbo, me pergunto quando isso vai passar de vez, embora eu ainda não tenha restringido de forma tão rigorosa (mantenho entre 100 e 150 g/dia). Sou magra, não tenho interesse em perder peso, mas ganhar massa ou manter meu peso. Baixei um aplicativo que conta os carbos e proteínas, só pra ter uma idéia do consumo e descobri que minha ingestão calórica tá em torno de 1600 kcal/dia, bem menor do que costumava ser. Mas não tenho fome para comer mais. Tenho medo de começar emagrecer pois também faco atividade física.

    • Oi querida, nao entendi bem qual era a sua dúvida porque não tinha pergunta, mas pelo o que você escreveu, você começou a estudar junto com a dieta, o que faz você ter muitas questões que irão sumir. Leia o Blog do Dr Souto, o livro Dieta da mente e também A Dieta dos nossos ancestrais. Ou apenas um deles pq na verdade é tudo muito simples. A compulsão some quando seu corpo se adapta a ser um queimador de gordura e nao de proteína. Se você estudar vai ver que a dieta tem que ser alta em gordura e também vai ver que ela é MUITO benéfica. A adaptação numa dieta de baixo carbo pode demorar até 6 semanas em se fazendo tudo certo. Nao se preocupe com as calorias, a fome ajusta a quantidade diária necessária. Se tem fome, coma! Caso tenha muitas duvidas (e inseguranças) técnicas, você pode procurar uma nutricionista Paleo pq pra quem está começando é muita novidade e quebras de paradigmas apesar de ser tudo muito simples e natural. Boa sorte!

  6. Oi Teco! Excelente post 🙂 você poderia me explicar (pode ser por email, se vc preferir) como funciona o seu coach?
    Estou encantada com a dieta paleo, principalmente pela promessa de se livre da compulsão por doces – o que é um problemao, e sou praticante de crossfit
    Abraço!

  7. Sol Nascimento

    Olá! Estou estudando o estilo paleo e buscando segui-lo. Gostaria de saber sua opinião sobre o açúcar de côco.

    • Oi querida, minha opinião sempre é como usuário e não técnica, sempre na visão de quem faz uso da dieta. Minha opinião é a mesma que mencionei sobre as versões paleo de receitas. Mesmo que saudável acabam tendo mais carbo que o necessário ou até desencadear compulsão dependendo do seu perfil. Então guarde para momentos especiais de confraternizações se for seu caso. Eu prefiro ficar na Stevia para que já tenho mais tempo de relacionamento e nunca me deu problemas. Mas estou muito disposto a comer um bolo paleo com açúcar de coco se alguma seguidora do meu blog fizer pra mim! 😉

  8. Teco, vc acredita que a suplementação de vitaminas é para todos? Tenho medo de suplementar e dar algum excesso. Sigo a LCHF/Paleo há 3 meses agora e a minha adaptação não poderia ter sido mais maravilhosa, estava muito disposta, minhas alergias melhoraram muito, assim como a digestão, o rendimento no treino caiu no começo, claro… mas não sou atleta, foi só adaptar. E perdi muitas medidas!!! Algo incrivel… Mas há 2 semanas minha disposição foi lá no chão… não acredito que seja poucos carbs, porque já tentei aumentar um pouco e não melhorou, e me recuso a aumentar muito e ter de lidar de novo com a compulsão também. Será que é uma reação do organismo ao emagrecimento rápido? Ou uma carência de vitaminas? Me alimento de 2 a 3x por dia, mantenho carbs abaixo de 100g. Faço jejuns quase diariamente, por uma questão de praticidade mesmo, e falta de fome.
    Perdão se abusei de sua boa vontade! 😉

    • Oi! Parabéns pelos resultados! Tomando a dose recomendada na embalagem do seu multivitaminico não há problemas porque se preocupam com isso de intoxicação por alto consumo de certas vitaminas. Sua disposição provavelmente não tem a ver com a dieta porque você já havia passado o período de adaptação. Pode ser emocional, hormonal, estresse.. Vale consultar um medico. Se for medico Paleo, melhor! Bjo

  9. Obrigada pela atenção, Teco. Fico tão perdida assim justamente pela falta de profissionais com esse posicionamento na minha cidade, na realidade não achei nenhum ainda. Levei uma “lavada” tão frustrante do último nutricionista que consultei rs… que resolvi ficar apenas com minhas pesquisas.

    • No site do Dr Souto tem uma lista de profissionais Paleo dividido por região. Depois que entendemos que este estilo é o caminho, fica difícil ouvir profissionais não Paleo. Bjo

  10. Magali de souza

    Olá Teco…estou adorando teu blog! Sigo alimentação páleo a 9 meses,cortando o trigo de vez. Tento manter alimentação o mais natural possível. Treino 3x na semana e, eventualmente caminho. Mas acho que devo estar errando em algo. Não sei se excesso de proteínas ou gordura. Qual seria a proporção ideal, no meu caso, para poder secar e definir? Preciso perder peso… Também gostaria de saber se vc recomenda marcas específicas de suplementos de vit D, ômega 3 e vitaminas.

  11. Oi!! Estou adorando o blog!
    Confesso que tenho muitas dúvidas a respeito de hipertrofia x dieta paleo… pois não tenho sobrepeso, pelo contrário, meu objetivo é ganhar massa magra…Acredito que os atletas de antigamente não utilizavam a suplementação atualmente comercializada e, mesmo assim, tinham ótimos resultados. Entendo que suplemento é um “alimento” precário e que comida de verdade é sempre bem melhor. Faço dieta. Não como nada industrializado, nem açucar, nem porcarias em geral, mas como carbo no pre e pós treino (batata doce/arroz integral). Vc acha que é possível obter hipertrofia muscular sem carbo?

  12. Obs.: Retificando: Meu objetivo é ter qualidade de vida e ganhar massa magra.

  13. Ja te sigo no Ig!! Vc é muito bom msm viu! obrigada por sempre responder às dúvidas! Me responde mais uma, rs! Quero aumentar a massa magra, não tomo nenhum tipo de suplemento, muitas vezes não sinto fome após o treino (Funcional 3x/sem), as vezes me ‘forço’ a comer um pouco, com medo de perder essa massa magra, às vezes, só como quando a fome aparece mesmo, aqui está a dúvida maior, tem problema eu misturar também fontes de gordura nesse momento (pq é a base da minha alimentação, não estou sabendo como retirar), ex: como ovo frito na manteiga, as vezes com queijo, e algum pedaço pequeno de fruta com óleo de coco. Outra dúvida, estou incluindo na minha alimentação, moderamente, castanha de caju e pará, chia, linhaça e semente de girassol! A paleo não entra grãos ne?! Mas me sinto bem com a linhaça, girassol e a chia! O que vc acha disso? Me recomenda algo? (Esqueci de mencionar, desejo tb a perda de peso! Estou completando apenas 2 meses de paleo!!)

    • coachtecomendes

      Oi Nathália, obrigado por gostar do blog! Sugiro você fazer uma consulta com um profissional Paleo porque você está sem os fundamentos básicos (já tem bons livros em Português). Está falando de gorduras colocar/tirar , misturando o que são grãos com outros alimentos etc.. Acho que é essa recomendação no seu caso. Mas não desista! Bjo

  14. Nao sei se vc me entendeu bem. Mas creio eu que tenho fundamentos basicos paleo sim! Sobre os graos queria saber so a SUA opiniao, pq outros seguidores paleos, como a Mariana montezana, nao ve problemas dessas que citei, moderadamente. Em relacao a gordura so gostaria de saber se no pos treino ela atrapalharia no gabho de massa magra, ou seria melhor ingerir mais proteinas, era so isso. Mas sigo comida de verdade, sem rotulos, vindos da natureza, carnes, legumes, frutas como abacate, sigo tb low carb, com ingestao das gorduras naturais. Ate agora nao entendi pq esses nao sao os fundamentos basicos paleo!

    • coachtecomendes

      Entendi Agora. Mas você tem que saber diferencias os grãos. Como já escrevi no blog, tem diversos tipos te grãos com diversos tipos de malefícios. O pior é o trigo e o menos pior é o arroz que tem paleo que cozinhando adequadamente, comem. Eu não como. Entre um e outro se encaixa os outros tendo aveia no meio, por exemplo. Sobre o pós treino, neste post que você está comentando eu coloquei que só tomo banho. A janela de oportunidade de síntese proteíca é bem diferente do que é divulgado. São 48h e não logo após o treino. Mas se você tem vontade ou fome, você como Paleo respeita sua fome e come. A gordura não tem influência nisso. A gordura só é diminuída para baixar o % de BF quando se está bem cetoadaptada.
      Realmente a paleo é exceção no meio profissional. Aproveite para ler bastante de fontes seguras para não ficar confusa. Saiu agora em português o livro “Por que nós Engordamos”de Gary Taubes. Se dê de presente que é uma ótima leitura. Vou sortear um exemplar semana que vem no meu insta.
      Bjo

  15. Infelizmente, nao tenho como ter um profissional paolo aqui por perto na minha regiao! Aqui todos ainda acreditam ser umesa loucura esse estilo de vida.

  16. Obrigada pela dica do trigo, aveia e arroz! Desde o início tirei todos eles ;)))

  17. Obrigada pela dica do trigo, aveia e arroz! Desde o início tirei ;)))

  18. Obrigada pela dica do trigo, aveia e arroz! Desde o início ja os abandonei ;)))

  19. Carla Almeida

    Bom dia Teco!!!
    Primeiramente parabéns pelo Blog, conteúdo show!!!
    Um help, depois de muito ler a respeito, resolvi abrir a cabeça e iniciar com o estilo Paleo, realmente só me impressiono positivamente com tudo que leio a respeito. Tô começando ainda… agora com um dieta LCHF, bem LC mesmo! E aproveitando que estou em um período de quase nada de treinos, somente caminhadas, pra caso tenha aqueles sintomas de indisposição e etc, mas tá indo supe bem, já faz uma semana e a única coisa que percebo bem é secura na boca.
    Bom… falei de treino e é aí que começam muitas dúvidas… Eu sou maratonista! Isso mesmo, provas de 42 Km, eu amo!!! E é nesse ponto que queria uma ajuda, você poderia me indicar literatura sobre atletas de endurance que tem un estilo de vida paleo??? Você sabe, treinos intensos e longos sempre! Aí queria saber como lidar com a a limentação nessas situações. Atá agora meu combustível era carbo, mas como disse, resolvi mudar a cebeço e sei que ele passa a ser a gordura, como administrarei isso durante meus treinos:
    Se puder me indicar algum material ficarei muito agradecida!

    Bjs

  20. Um tenho ki me libertar desses potes ,carnivor e amino acido que e gostosinho rsss. ! Ok vou dar meu carnivor p meu namorado com aperto no coracao

  21. Teco, me tire uma dúvida.
    Depois da adaptação, quando eh definida a qtidade dos macros, os carbos que para mim foi recomendado( 100 grs), devo ainda abater as fibras ou desconsidero e me atento as 100 grs que aparece por exemplo no fitness pal? Prq assim, se considerar, ainda tenho mais uma folguinha, né? rsrrs

    • coachtecomendes

      Oi Maria, verifique qual foi a estratégia do profissional que te recomendou. Talvez se fosse para descontar as fibras ela mude esse valor porque nos 100g já estimou a quantidade de fibras e te passou os carbos totais 😉

  22. Ola! Primeiramente obrigada por existir!!!! Serio me identifico com tuuuudooo! Estou lendo tudo (ainda faltam bastante arquivos) e espero fazer coach c vc em breve!!
    Vamos la! Eu sempre fui contra tomar suplementos! Comecei a praticar crossfit e fui num nutri paleo para emagrecer. Ele me passou dieta com whey protein 2x no dia e mais umas capsulas de L-cartinine. Bom, primeiro entrei em crise pq nao queria tomar mas estava mto dividida se aquilo ia me ajudar a perder mais rapido e como andava (ainda ando) com super baixa auto-estima eu cedi, pq pensei que poderia ser mais rapido. Bom por um lado eu gostei pq a parada tem um gosto tao gostosoooo (mas ja pensei que bom nao deve ser, deve ter mto adocante e sabor artificial e tal) mas hj ele eh um desejo quase, nao vejo a hora do dia que eu tomo ele, eu misturo com Tahine e fica MTO BOM! Enfimm mas ja pensei que posso evoluir pra uma situacao nao mto saudavel de apego! Alem do fato que no fundo sei que n preciso dele, consigo mta proteina na alimentacao e ja sou meio grandona naturalmente, o meu objetivo maior eh secar e nao ganhar mais musculo. Minha dieta passada pelo nutri paleo (eh nutri esportista do crossfit) tem de 115 a 140g de proteina por dia e tenho 46kg de massa magra.
    Queria saber sus opiniao em relacao a esses suplementos e se a quantidade de proteina que consumo eh demais e posso ter problemas em relacao a cetose?! Sei que vc nao toma mas queria saber qual o nivel de problema deles. Meu objetivo era “aproveitar” ate acabar p pote, ainda tem pra uns 2 meses.

    • coachtecomendes

      Oi querida, obrigado por gostar do blog! Não posso comentar sobre seu Nutri Paleo, até ficaria chato se eu discordasse de algo. Mas vc pode levar essas questões pra ele, falar dos seus objetivos, discutir sobre cetose que vc disse que está buscando e excesso de proteína vira glicose e atrapalha. Até se consultar com outro nutri Paleo. Mas tenho certeza que o atual vai te entender pq as recomendações sempre tem que ir ao encontro dos objetivos e preferências individuais de cada paciente. E cada Paleo tem uma linha como disse nos meus posts sobre como estudar a Paleo. Talvez vc prefira outro Nutri mais natural. Gosto dos nutris que receitam picanha!

  23. uaauu. Pra mim vai ser dificil acreditar que não preciso tomar nada!
    Nem antes nem depois de malhar.
    Sou adepta dos suplementos tem 3 anos e meu marido já disse pra eu parar de tomar pq não tenho tido resultados com eles e sempre eu fico morrendo de medo de não tomar e perder tudo (ou nada? rsss)
    Meu bcaa está no finalzinho e meu whey ainda na metade.
    Vou terminar de tomar eles e me libertar disso! #OREMOS

    O carbo eu ja cortei antes de malhar, depois na minha ultima refeição (1h/1:3o depois do treino) tenho comido uns 3 pedaços de batata doce… tem problema? (estou fazendo whole 30 pra entrar na paleo)
    Obg

    • coachtecomendes

      Muitos atletas Paleo gostam de treinar até em jejum. E pesado.

  24. p.s: coloca pra gente o botãozinho pra “imprimir” aqui no blog, que eu estou fazendo isso pra ter sempre mão e tirar minhas dúvidas 😀
    Esse botao facilita pq deixa só o texto e a foto e já vai direto ;D
    OBG

    • coachtecomendes

      Verdade. Tem gente que já imprimiu tudo e fez até capa como se fosse um livro!

  25. Post 14: done ✔
    ( O Dr Souto toma whey no café da manhã… me too…)

  26. Teco, parabéns pelo seu blog, simplifica tudo!
    Se possível, gostaria de indicação de um bom suplemento ômega 3, pois não tenho acesso a carnes e ovos de boa qualidade.
    Um abraço

  27. Olá, tenho 18 anos e pratico musculação a 3
    Cresci na vertente bodybuilder, onde refeições de proteina e e carbo são preconizadas. Mas, recentemente, descobri a LCHF e estou convencido de que é o melhor estilo de vida. Porém, há um tempo fazendo-a, não notei diferenças significatvas (mais ou menos um mês low carb)
    Outra dúvida é: Por que e como os atletas consegue atingir físicos definidos comendo frango e batata doce de 3 em 3 horas?

    • Coach Teco Mendes

      Oi João, um mês é pouco para qualquer padrão alimentar. Seu corpo leva em média 3 semanas só pra de adaptar. E comer frango com batata doce de 3 em 3 horas não significa que não atinja seus objetivos. Só consideramos que não é necessário e nem de longe a opção mais saudável!

  28. Querido Teeeeco! Td bem?? Vc acha que estando por volta de 40-60g de carbos liquidos consigo bons resultados em termos de redução de BF? Estou com 20%, mas visualmente magra, sem peso para perder, é mais a nivel de composição corporal mesmo! E saúde perfeita, graças a Deus rs. Obrigada e bom fds!

    Aaah aproveitando, em termos de proteína, li vc falando de 1g/kg/peso magro certo? Outra dúvida de mtos até…vc sempre calcula por peso magro?? Estava em 1,5g por peso total. Se eu estiver com 30g de carbo liquido e esse valor de proteina elevado se comparado ao que vc propos, eu sairia da cetose? Obrigada!

    • Coach Teco Mendes

      Oi Karol! Quando vc chega num platô e quer emagrecer mais por motivos estéticos, não é necessariamente baixan domais seus carbos e sim controlando os macros. Tem calculadoras disponiveis na net ou uma Nutri LCHF pode te ajudar! Força na peruca que está fácil!

  29. Boa tarde, Coach.
    Gostaria de saber sua opinião sobre o Body by Science: A Research Based Program for Strength Training, Body building, and Complete Fitness in 12 Minutes a Week.
    É mesmo possível hipertrofia treinando só uma vez na semana durante 12 minutos? Tanto o Andy como o Mark Sisson recomenda pelo menos 3 exercicios (Squats, Deadlift e Bench) com 5 x 5 para iniciantes 3x na semana e aumenta depois para Intermediarios e Avançados.
    Por isso achei estranho o Body By Science. Apesar de que ainda não o li. Apenas pelo título na amazon.com.

    • Coach Teco Mendes

      Fala Ivo! Eu já li o livro e ele realmente quebra muitos paradigmas sobre quantidade de exercícios que realmente necessitamos. Conheço várias pessoas do mundo Paleo que se utilizam desse sistema e com resultados. Mas uma coisa muito interessante que faz toda a diferença foi uma vez que eu li um review na própria Amazon. O Autor considera que quem fica gigante é geneticamente diferente, sendo que na verdade um protocolo comum de musculação deixa muita gente maior do que os que seguem o Body by Science. Então considero que depende do seu objetivo, dá pra ficar grande, forte e sarado sim. Eu faço treinos normais porque ir a academia pra mim é socializar, sair de casa. Se eu tivesse pouco tempo, com família e filhos iria sem dúvida fazer esses poucos minutos por semana pq me atenderia muito.

  30. Boa noite Teco Mendes, tudo bem?
    Bom, conheci seu blog agora de tarde e li algumas páginas, além dos comentários que me tomaram um bom tempo, mas que pra mim são valiosos, porque você responde todos, e assim tira muitas das minhas duvidas, rs.

    Bom, escrevendo apenas para fazer mais um, entre tantos elogios. Sabe do que mais gostei? Da sua delicadeza e educação, tanto nos textos, quanto nas respostas.
    Hoje em dia nós estamos vivendo uma modinha de ser grosseiro, de terminar as frases com “emagrece Por@#”, “esmaga Car@#$”, “se não entendeu é pq é burro”, umas coisas tão desnecessárias, já nem me admiro mais com esse tipo de nutricionista/ Blogueiro/ Personal/ sei lá o que…
    Me admiro e fico imensamente feliz em ler um conteúdo tão inteligente, simples e educativo como os que tenho lido no seu blog.
    Muito obrigada!

    • Coach Teco Mendes

      Oi querida, vc está certa. E as vezes não é só falando palavrão, é a postura agressiva com todos e os próprios colegas da mesma profissão sendo donos da verdade. Mas aqui é só amor! Rs. Beijos e obrigado

  31. “O que eu tomo no Pós Treino? Banho! ” kkkkk…Eu li essa sua resposta no seu post!…tóin! (claro que ri, mas não muito…eu tomava Whey dps do treino ¬¬ por causa disso parei)
    Picolinato??? (pensei outra coisa…tipo de gênero masculino :O ) Nem sabia disso, precisei “dar um google” (ufa, esclarecido rsrs)
    Ha! Conforme recomendação da dra Flavia estou tomando a Vitamina D e Omega 3
    Mas eu tbb não sou chegada em verduras, tem dias que não como =( (no atendimento vou falar sobre)
    A caminho da Paleo, ok! Mais os treinos sem outras interferências, ok!
    Vamos ver no que vai dar né?! 😉
    bjo

Política de Privacidade
X