Lendo vários livros do assunto serei Paleo? SABE DE NADA INOCENTE!

Livros sobre dieta paleo - sendopaleo.com

Hello Friends!!

O primeiro livro que li sobre a dieta Paleo ou Primal foi The Paleo Blueprint do Mark Sisson em Outubro de 2012. Um cara bem bacana que tem, na minha opinião, o mais completo Blog do assunto chamado Mark’s Daily Apple. Mark é um ex maratonista que chegou a se classificar em quarto lugar num Iron Man. Só de pronunciar isso eu já fico cansado!

Quando terminei o livro, fiquei mega ultra empolgado. Pensei UAU!!! Show!! É isso aí! Acabou! Sem mais procurar sobre dietas e tal! Vou ficar magro, (mais) lindo, não terei doenças como câncer, Alzheimer, artrites e vou viver pra sempre!!

Eu já vi esse filme! Ou melhor, livro!

Vou descrever um livro de dieta. Começa falando do problema da obesidade do mundo, com gráficos e dados. Depois a tendência crescente dela que vc chega a conclusão que as pessoas vão explodir em 2030 de tão gordas. Então apresenta a dieta do livro em si, seja lá qual for. Aí vai basear esta teoria em estudos e começa a explicar cientificamente porque essa dieta é a ideal, explica o papel da insulina, o mal que gordura trans faz e descreve 678 hormônios que afetam seu corpo e como eles ficarão melhores com a dieta. Fecha com chave de ouro com histórias de sucesso, depoimentos e talvez um monte de páginas de receitas culinárias porque você paga mais por um livro grosso do que por um livro fino.

E você se empolga! E lá vai foto de roupa de ginástica pro instagram

Mas dessa vez teve uma diferença. Eu realmente comprei a dieta. E já havia testado e lido muito a respeito (um dia vale um post inteiro pra contar minhas aventuras e livros). Pra você ter uma ideia, a primeira compra online que fiz, a primeirona de todas, foi em 1997 um livro chamado “The Anabolic” Diet do Dr Mauro di Pasqualli. E comprei dos EUA! Olha eu todo modernão. E só por curiosidade, o primeiro livro offline do assunto que li foi “Só é gordo quem quer” de João Uchôa (fuja!) em 1984, se não me engano.

E eu todo pimpão estava falando pra família, tentando converter a turma, me declarando Paleo e tal. Daí furava, voltava, sentia culpa, comia igual a uma porca prenha, culpa, voltava furava e se passaram meses até eu me ligar que o resultado estava sendo igual ao de qualquer dieta! E dá-lhe ler livro e artigos sobre dieta Paleo! Foi quando a ficha caiu.

Quando os autores descrevem nos mínimos detalhes o benefício da Paleo..

A expectativa deles é que ao final do livro, você vire a última página e pense: Pronto!! Odeio todas essas comidas do mal! Donuts, bolos, arroz com feijão, batata frita etc. Só que na verdade, o que acontece é que você fecha o livro e pensa: Eu odeio AMAR Donuts, bolos, arroz com feijão, batata frita etc.

E tem um abismo de diferença entre uma frase e outra. Os livros focam em ensinar o que fazer e o porquê! Não ensinam a COMO fazer! Lembram do post anterior? É só chegar numa reunião do AA e falar pro pessoal beber com moderação que está tudo resolvido? Que bommmmm!! Mas não!

Mas por que é assim? Por que não tem um capítulo inteiro (pra deixar o livro grosso) focando nas dificuldades de começar a dieta, na abstinência, em como você se sentirá mal no começo da dieta com a falta de glicose, na relação ruim com comida que a grande maioria que lê estes livros tem? A resposta é fácil. Porque eles não tem a menor noção disso tudo que estamos conversando aqui! Mesmo que os autores tenham emagrecido, nunca vi um único que seja como eu e você. Um tri atleta me ensinando a emagrecer? Sério? Sério???? Este capítulo que falta nos livros, tem que ser escrito por um convidado!! Alguém que fala nossa língua e não ache que somos um computador que você coloca as informações e ele sai fazendo. Porque eu não sei como é ser um alcoólatra ou fumante e eles não sabem o que é não conseguir seguir dieta!

Alimentando o lado racional do cérebro

Não se engane ao achar que você não tem que ler muito! Você tem que estar 100% convencido do porquê está fazendo o que está fazendo! Seu lado racional precisa ser alimentado constantemente porque informações contrárias tentando te desviar do caminho virão com força (outro post em breve sobre isso) por todas as mídias. Lembro quando eu estava estudando muito “jejum intermitente” que faz parte do estilo Paleo, apesar de que o primeiro livro que li a respeito foi em 1995, e no caixa do supermercado tinha uma revista estampado na capa “JEJUM DÁ BARRIGA”. É pacabá!! Matéria escrita por médico e se “baseando” em ciência. Aí semana passada uma Coachee (quem tem um Coach) me mandou um print do instagram de um médico dizendo o mesmo e cheio de detalhes. E na foto era um cara magro e um barrigudo, tipo cresceu a barriga. Aí fui em um instagram sobre jejum intermitente! Sim, existe! E dei um print de uma transformação real de um cara que virou mega sarado. E pra você que tem curiosidade, você viu o corpo do ator Hugh Jackman (Wolwerine) no último filme do X-Men que ele está muito mais musculoso? Tem um vídeo dele no youtube dando entrevista falando que faz jejum intermitente de 18 horas por dia. E você aí levando marmitas pra cima em pra baixo pra comer de 3 em 3 horas porque aumenta o metabolismo e evita catabolizar!! haha Desculpe! Ri alto agora e assustei as pessoas do Starbucks em que estou.

Mas estar 100% com a certeza racional que seguir a Paleo é o caminho certo não resolve nada? Não tomamos decisões com base no lado racional. Se você acha que sim, me diga: Quantos pares de sapato você tem? Um pra trabalhar, um pra passear e um chinelo, certo? rs Somos emocionais! E negligenciar isso é um erro sério! Você não é um robô. Outro exemplo:  Você descobre que seu namorado que você amava e te fazia feliz, carinhoso e tudo é um pilantra, tem outra família, ficou com sua irmã e é corinthiano.  Você vê todas as informações que alimentam seu lado racional que não pode continuar com ele, tem certeza disso e simplesmente termina e vai pra balada com as amigas ou vai ficar arrasada? Por isso que só descobrir que as comidas que te fizeram tão bem tantas ocasiões, te deram tantas alegrias e fotos no facebook são na verdade péssimas pra você, não é uma coisa fácil de aceitar e ficar bem resolvido a respeito. Mas pros autores é tão simples que até irrita!

Se fosse fácil, seria assim…

Imagina a cena.. Encontra uma amiga que não vê faz 2 meses e ela está linda, feliz, 10kg mais magra, com a pele linda, dentes brancos, namorado gato que condiz com sua nova aparência e todos os outros benefícios que a Paleo promete. Você se joga aos pés dela, começa a chorar pedindo a receita. Ela diz que foi só um livro que leu sobre a dieta Paleo. E assim ela faz com todos 100 amigos que encontra e você e todos os 100 compram o livro e depois de 2 meses estão na mesma situação super felizes contando cada um pra mais 100. Isso seria viral. Em uma velocidade incrível seria Paleo o mundo inteiro e coitadinho do Mc Donalds. Mas o que aconteceu comigo de terminar o livro e continuar a bater cabeça é a realidade e não isso.

Por causa do vício físico que expliquei no último post? E não é então só se internar em um SPA até passar a dependência como fazem os drogados? Não. Essa é apenas uma das peças. Temos que tratar dos paradigmas enraizados, da dependência psicológica e emocional e também dos Hábitos!

Mas não desista! Vamos tratar de tudo aqui. Vem comigo até o próximo post.

ps Se um dia eu sumir do nada, foi o McDonalds que me eliminou! #medo

Abraço

 

 

 

Categorias: Coaching e Comportamento,Paleo

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

26s Comentários

  1. Amei seu post. Sempre leio sobre o estilo paleo, sempre começo, furo, leio ainda mais, volto, furo.
    Eu sei os benefícios, já decorei até frases do Dr. Souto e etc, e hoje vejo que é a dieta que eu quero pro resto da minha vida e finalemnte (aleluiu) leio pela primeira fez alguém falando que não é tão fácil assim, e te agredeço por isso.

    • Só quem sabe a relação ruim que temos com a comida entende que não é nada fácil mas vamos resolver isso um dia de cada vez! Cola na minha! Bjo

  2. Katia Heusi

    Estou adorando seus posts. Trás realidade para o estilo Paleo. Até Pq não é só a comida que comemos, mas a emoção que está empregnada nela, a história de anos que temos com a comida. Aprendemos a misturar nossas emoções junto com a comida. E esse caminho é árduo, mas Tb libertador. Podermos separar a fome das emoções e fazermos as pazes com nossa criança interna ( como era bom comer sem culpa). Acabamos descobrindo que nossos fantasmas não são assim tão assustador. Rs.
    Abraços!

  3. E as pérolas:
    – Puxa, queria ter a metade da sua disciplina.
    e no outro dia…
    – você não acha que está radical demais? isso virou doença. A vida é feita de equilíbrio.
    Aham! então tá…

  4. Teco,

    Nunca tinha vindo aqui no seu site, p falar a vdd, nem sei mto profundamente sobre a dieta paleo, mas sigo a danybettyboop no instagram e ela sempre cita vc, então resolvi conferir.
    Mais do que falar sobre os benefícios da paleo, vc explica com mta propriedade um dos meus maiores conflitos (minha relação com a comida, frustrações com o corpo, fracassos com a dieta), algo q nunca consegui entender, mto menos explicar, mas q agora vejo uma luz no fim do túnel.
    Obrigada por, sem me conhecer, ajudar tanto, to amando ler td!!
    Bjos

  5. Cara, fiquei impressionado com teu site. Sou médico cirurgião e vivo Páleo há 4 anos. Oriento Páleo no consultório há pelo menos 2 anos. As conversas que tenho no consultório são bem no clima que tu mantém no site.
    Teu site (e tu, consequentemente) vai vazer bem pra muita gente.
    Parabéns

    • coachtecomendes

      Poxa, Marcelo, muito obrigado pelas palavras. Espero que ajude mesmo. Obrigado

  6. Teco,
    2 perguntas:
    Pq foi mto mais fácil largar do cigarro de 12 anos de história do que do açúcar e do Carbo?
    Não consegui identificar emoção nos alimentos que consumo compulsivamente ! Só identifico compulsão! Vc acha que é mais fácil desapegar quando encontra a conexão emocional com o alimento? Que nem vc encontrou com o doce de leite?
    Acho que vc foi o evento mais importante de 2014 na minha vida. Obrigada.

  7. Guilherme Saad

    Bom dia Teco,
    Se puder, indique o insta sobre JI que falou no post, ou me marque la no insta.
    Abração!

  8. Comecei a ler seu blog hoje (26/6/15), me identifico muito. Estou adorando, vc é super engraçado estou rindo horrores em frente ao computador hahah

  9. Puxa!!! Nunca me identifiquei tanto com um post!!!! Você me descreveu!!!!!! Comecei a ler os livros em outubro de 2014, já li Barriga de Trigo, Por que Engordamos, A Dieta da Mente e A Dieta dos Nossos Ancestrais…. E apesar de estar completamente convencida, fico entre idas e vindas com o lado negro da força dos carboidratos…… E estava achando que tinha lido muito pouco e precisava estudar mais!!!! Este foi o primeiro texto seu que eu li, agora vou ter ler tudo o que você escreveu e escreverá!!!rsrsrs

  10. Maravilhoso, quando finalmente olhamos para um MC da vida ou para aquele doce atraente com desdém 😉 e dizer “não ligo pra vc, meu bem…acabou ” 😛 rsrs
    bjo

Política de Privacidade
X