E quão Paleo você se propõe a ser?

cavewoman

Hello Friends!

Você pode já estar já num estágio de velocidade de cruzeiro no seu novo estilo de vida. Pode estar feliz, magro e saudável. Mas o quão Paleo você decidiu ser?

Assim como no vegetarianismo temos desde o Vegano que não come NADA de origem animal nem mesmo usa roupas de couro, até o ovo lacto Vegetariano que não come carne mas come ovos e derivados do leite. Tenho até um outro amigo vegetariano que pede pizza de peperone, tira o peperone e gosta de comer a pizza com o gostinho que fica! haha Vegetariano de meia tigela!

A dieta Paleo é uma estilo de vida com foco na saúde. Esta é a ideia! Mesmo que 99% das pessoas façam dieta e procuram um nutricionista para emagrecer, os benefícios neste aspecto da Paleo é por se tratar de uma dieta low carb. Usar a gordura como forma de energia que te emagrece. Mas na Paleo, além de manter os carbos relativamente baixos, eles não podem vir de grãos, açucares e processados. A gordura é alta e não pode vir de óleo vegetal, margarina e trans. A proteína é moderada e deve vir de carne orgânica com gado criado em pasto e não alimentado com ração, assim como as aves e suínos. O mesmo para vegetais e frutas. E claro! Jejum intermitente é super saudável!

A linha de raciocínio base para entender é, o que o ser humano (que era IDÊNTICO a nós geneticamente) de 10.000 anos atrás comeria?

E ainda ser Paleo é ir além da dieta. É administrar bem o estresse, dormir muito, brincar mais, se exercitar como seus ancestrais que davam piques pra correr de um tigre e tinham força física para subir em uma árvore rapidinho para se proteger (HIIT e Treinamento de força) etc.

Como adaptamos essa vida para os dias de hoje que dá margem a muitas interpretações e divergências entre os autores. Se laticínio pode, se um vinho as vezes é ok, se café pode, se eu fizer um determinado grão como arroz ele se torna amido resistente e fica tudo bem, e assim vai.. E vaaaaaaiii mesmo!

O que eu acho dessa “Zona Cinzenta” que pode dar muitas dúvidas?

Ache o seu equilíbrio. Ache o seu “grau”de Paleo assim como acontece com ser vegetariano, ser nerd, ser bicho grilo, ser fã do Justin Bieber, ser Flamenguista… De tudo que listei fica fácil saber que tem mais radicais e menos radicais em cada área. O importante em achar seu equilíbrio é que você poderá relaxar no que escolheu e e ser Paleo por definição no resto. Mas no geral, o saldo tem que ser muito positivo na sua mudança de vida. A transformação ainda tem que ser enorme, a área flexível é restrita. Não tem Paleo que come gordura Trans, não tem Paleo que come mais de 200g de carbo por dia etc. E o mais importante de tudo: Não brinque com suas compulsões! Seja radical com as comidas que já te deram problemas no passado. Lembre-se da regra dos Alcoólicos anônimos: Evite o primeiro Gole.

Minhas exceções pessoais, por enquanto.

Digo por enquanto porque quanto mais tempo você fica na Paleo, quanto mais emagrece, quanto mais saudável, mais vai ganhando controle de si mesmo e pode ir incorporando mais “radicalismo” no bom sentido. Vai se Paleolizando! haha!

Na minha cidade não encontro carnes orgânicas apesar de ter mais de 700mil Habitantes. Tinha antes no pão de açúcar, mas não mais. Como laticínios, mas não bebo leite. Bebo café, mas não faço em casa. Só frito coisas com óleo de coco, bacon ou manteiga, mas se estou na rua e vou comer num restaurante a quilo, desencano sobre que óleo usaram. Beber eu já não bebo, mas se rolar comemorações com vinho cachaça ou algo eu beberei. Não é problema pra mim pq não bebo e controlo a ingesta de carbos.

A teoria de ser 100% Paleo 80% do tempo

Essa é uma frase comum que se ouve por aí mas tem gente interpretando errado. Pegar esses 20% e fazer um dia livre, comer aquele doce gostoso que ama é ignorância! É sobre tudo que estou falando até aqui neste Blog. É se manter prisioneiro do ciclo vicioso que te trouxe tanta infelicidade até agora. Tem que esquecer essa comida! Tem que ser como disse nos outros Posts! Esquecer pra sempre! Como você quer seguir sua vida com aquele trauma do namorado se você as vezes tem um flashback com ele? Tira foto dele pro instagram com as hashtags #hojepode # eumereço #dialivre!! Jesusmariajosé acorda! E o pior! Ouvi isso de uma nutricionista Paleo em uma palestra!! Para não comer gelatina durante a semana e no sabado comer AQUELE doce! Quase desmaiei na plateia! O pior, está acima do peso e por amigos em comum descobri que ela tem compulsão e vai até no psicólogo por isso! Aquela briga interna de infelicidade que já discutimos.

Quando você vir esse tipo de “20% não paleo” no insta, marque #coachtecomendes pra eu ver. Vai que ela chega a dar uma olhada por aqui e eu possa ajudar.

Não estou falando com nenhum tipo de ironia ou maldade. Tenho o maior respeito por quem se esforça, pelas nutricionistas e médicos que cogitaram considerar que tudo que aprenderam até hoje estava errado e depois de anos receitando arroz integral com omelete de clara, viraram Paleo. Além de mostrar uma cabeça muito aberta. é uma questão de humildade se propor a isso.

Bem, vamos em frente no nosso equilíbrio e já estamos chegando na parte prática! Vem comigo!

Abraço,

Teco

Categorias: Coaching e Comportamento,Paleo

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

34s Comentários

  1. Feliz por achar seu blog!!
    há mais de 1 ano patinando em leituras, tentativas frustradas…
    Marido é paleo direitinho, nunca come “só um pouquinho de pão” e tals… emagreceu 30kg. E eu que encontrei a dieta, tive dificuldades… até anel “paleo” nós fizemos como compromisso da dieta… mas furei e parei de usar.. rsrs
    Ultimamente tava numa linha mais branda, pra ver se evito compulsões.. liberando mandioca e até mel parece que tenho mais controle de quantidade.. ou não.. rsrs!

    • Pra pessoas como nós que criei o blog!! Para alguns, tudo é tão fácil e nos sentimos mal por fracassar! Mas vamos juntos que dá pra mudar esse jogo! Também uso mel contando os carbos q ele tem 😉

  2. Adorei a postagem! Parabéns, estou seguindo seu insta e devorando seu blog. Vivi há tempos em low carb, fui açoitada, chamada de louca, mas é o que me deixava equilibrada. Descobri a paleo a pouco tempo, e estou gostando da proposta, me informei e decidi seguir, afinal, por gostar da low carb seria mais fácil, e não deu outra, paleo é libertador.

  3. Já te sigo no insta e só agora vi que tem o blog. Adorei. Estou lendo de “cabo a rabo”, Já passei por zilhões de fases, troquei tudo por integrais, contei calorias de alface, cortei gordura radicalmente, tirei o glúten sem nem saber o que era e me achei na LCHF, tentando seguir com comida de verdade. Foram mais de 40 kg. E eu sei exatamente de quem você estava falando sobre uma nutricionista, que se diz Paleo… Eu estava na palestra, ouvi e fiquei em choque rs. Parabéns pelos ótimos textos, simples, coerentes e sempre “uma mão na roda”. Bjs

    • Oi querida! Que bom que está gostando do Blog. Pois é né, sobre a nutricionista eu queria que ela e as outras que tem compulsão soubessem lidar com isso e não ficassem idolatrando o que faz mal pra elas. Mas acho que elas não leram meu blog. Um dia fico famoso. Haha Bjo

      • O mais importante é que quem leu, entenda e passe a viver isso. Há pouco tempo, coisa de 1 ano no máximo, eu vivia esperando meu OFF, sonhando com a meia noite do dia tal que tinha sido o programado para comer TUDO (O que queria e não queria, mas já q era off). Só ai que eu percebi que ficava cada vez mais difícil tirar o açúcar da minha vida, açúcar mesmo pq glúten não tem vez, deixei de comer bolo para atacar pudim, doce de leite, brigadeiro, mas tudo açúcar. Fui percebendo que estava vivendo em função desse único dia livre… pra? NADA! Comecei a dizer não, agradecer, optar por doces paleos (pq também não acho muito certo viver de receitas sem glúten ou açúcar mas com IG nas alturas). Enfim, estou me reeducando. Agora luto para diminuir o adoçante, quero tirar de vez e comer comida de verdade apenas. Quando abro exceções, são bem pensadas, ponderadas e já com a lista de consequências (enxaqueca é a principal). Tem sido poucas e quero deixar que sejam… Aos poucos, sem me enganar, sem essa coisa de 80, 20… Pq assim, continuamos refém, não das calorias, como antes, do diet e light, mas refém de nós mesmos…

  4. Me apaixonando ainda mais pela PALEO e engolindo seu blog! Parabéns!
    Mas receio de começar, fazer errado sem saber que estou errando, mas pra isso vale pesquisar, ler, estudar, e acompanhar vários instagrans com dicas de comidas (esse eu já to fazendo! hahaha).
    Uma dúvida que tenho e que ainda não consegui encontrar a resposta é qual manteiga usar, pq só vejo as pessoas dizendo: manteiga, manteiga, manteiga, … mas qual manteiga pelo amor de Deus? Rs

    • coachtecomendes

      Obrigado, querida. Existem dois tipos de manteiga e você pode usar as duas. Manteiga com sal ou sem sal. Por isso que você nao encontrou nada sobre isso. Manteiga é manteiga. Nao tem no que errar! Beijo

  5. Então essa manteiga é aquela industrializada mesmo? E a ideal é a sem sal ou eu opto pela qual eu preferir sem nexos?
    Ah, e sobre o creme de leite que tb é bastante usado pelo paleo, ele é tb o industrializado?
    Como moro em cidade pequena fico restrita a certos “avanços”, continuando como exemplo a manteiga e creme de leite só vejo por aqui os industrializados mesmo, por isso pergunto.
    E muito obrigada por me responder tão prontamente!!

  6. Kkkkkkkkkkkkkk… Fazer flashback com ex e postar #hojepode #eumereço kkkkkkkkkk.. Sensacional

  7. To lendo desde o começo pela terceira vez e dessa vez to tentando na prática… Ta difícil demais!!! Mas ta cada dia menos difícil… (Ainda bem!!)

  8. Sigo LCHF há um ano e desde as festas do final de ano, onde ganhei 3k a mais, não consigo mais seguir. A ficha caiu Teco! 80/20… Estou usando os 20% quase todos os dias, assim não dá mesmo!! E hoje a balança subiu mais um degrau (q

  9. que horror!)
    Seu blog é otimo, está abrindo minha cabeça…ainda tentando entender onde estou errando.
    Parabéns!

  10. Bom dia,
    Gostaria de agradecer pelas sábias palavras. Contudo, não consegui entender ainda, pelo menos do princípio até este post, como identificar o que me faz bem ou mal.
    Sei que refrigerante realmente faz mal, mas o suco de caixinha tbm. Então, mesmo que me livre dos dois, vou tomar o q ? rs…
    Sei que fritura faz mal, mas cheguei até aqui, por meio de uma pessoa que te indicou no instagram, que tem poosts de bacon em todo café da manha.
    Mas fritura não faz mal?? rsrs
    Como identificar o que faz mal e o q faz bem.. Usando o exemplo dos alcoolatras, a cerveja para eles faz mal, o q nao é o meu caso.
    Mas e o bacon que a pessoa do instagram come de manhã? Para ela faz bem, mas como vou saber se faz mal para mim?rs

    MUITO OBRIGADA.

    • coachtecomendes

      Oi Raphaela! Vc tem que estudar ou consultar uma Nutri Paleo para saber o que pode ou não. Não deixe de ler meu blog inteiro desde o começo que o contexto dessa frase está lá! É o nome de um POST.

  11. Mariana Ricardo

    Olá Teco mendes
    estou lendo seu bolg desde o inicio mas ainda falta muuuuuuito para acabar.. mas estou indo… uma dúvida, carne orgânica, moro em SP até sei onde vende mas no meu bolso pesa um pouco, como fazer?

    • coachtecomendes

      Oi! Não coma carne organica! Rs É você que decide como diz o título do post.

  12. Oi Teco!
    Descobri o blog pelo Blog da Debs e juro que li desde o comecinho hehehehe tenho uma duvida: não sei se já foi respondida ou eu pulei no blog, mas qual é a base teórica de perda de peso com a paleo? E pq ela é mais saudável do que uma dieta restritiva tradicional? Não tenho intenção de emagrecer mais, mas ficar saudável… mas quero entender um pouco mais sobre o assunto. Muito obrigada!!

    • coachtecomendes

      Oi Tamy, eu não coloco a parte técnica no blog pq o intuito é ajudar quem já é Paleo. Mas meu blog será renovado em cerca de 45 dias e terá o basicão pra quem tá perdido. Rs. Sugiro, já que vc está no pique da leitura, ler o livro Por que engordamos e o que fazer para evitar de Gary Taubes. Independente se quer só saúde, lá vc encontrará toda base técnica que está perguntando. Bjo

  13. Oee! Sorry pela ausência…estava corrido esses dias atrás! Mas como te prometi vou ler, ver e ouvir tudo deste “loveblogpaleo”
    Triste ver ou ouvir isso né Teco?! Imagino a cena! =/
    Ainda mais por pessoas por quem acreditamos, depositamos crédito por algo que aprendemos a seguir.
    Estou aprendendo que nem sempre as pessoas vivem o que falam. Mas para evitar de julgar (pq detesto) procuro olhar pra mim mesma, e sigo.
    Mas realmente, não devemos olhar pra nada e nem ninguém…independente das circunstâncias.
    Que bom que vc existe! Que bom que vc acredita! Que bom tê-lo como coach!! 🙂
    bj

Política de Privacidade
X