Hello Friends!!
O quanto mais eu ganho experiência como Coach, mais eu conheço realidades e dificuldades diferentes sobre o comportamento e da psicologia de quem está entrando no mundo Paleo. O público é variado indo de quem quer só mais saúde, atletas se redescobrindo e abertos as quebras de paradigmas e claro, quem quer ser mais feliz tendo o corpo que sempre sonhou e nunca conseguiu.
Se for comparar com outras profissões, tem o engenheiro eletricista que vai te dar dica de como trocar a tomada de casa e aqueles que trabalham com as torres de alta tensão. Muita gente lê sobre o assunto e simplesmente muda a forma de se alimentar da noite pro dia e segue feliz colhendo todos os benefícios deste estilo de vida. Na outra ponta temos as pessoas com muita compulsão, desanimadas e principalmente com a autoestima em cacos. O primeiro grupo eu nem fico conhecendo, porque se resolvem sozinhos, mas o segundo grupo.. Vixe Maria! Torres de alta tensão entrando em curto circuito com riscos de blackout (em português é blecaute mesmo, mas não e chique).
A falta de sanguenoszóio
Um fator comum que tenho percebido é a falta de uma vontade muito grande, tesão, sanguenoszóio mesmo para dar essa virada que em termos de alimentação é radical no começo. As pessoas chegam até mim com um desânimo tão grande, uma apatia letárgica que me dá vontade de começar a conversa tomando um café preto forte depois de dar uns tapas na cara do caboclo. Filho! Acorda!! Essa é a hora da virada da sua vida! Não pense que só seu físico mudará! A versão sua com saúde, autoestima no céu e ser totalmente feliz depende que você tenha atitude agora, nessa sua versão meia boca de hoje. Mas é o que temos e vamos trabalhar com isso!! VAMOOOSS!!
Parece exagero mas não é. A sua versão feliz e com autoestima elevada influenciará positivamente em todas as áreas de sua vida. Imagine a diferença de postura numa reunião de trabalho sendo que agora você acredita mais em você e não tem mais compulsão. Você é dona de si novamente, uma vencedora. Sua postura em seus relacionamentos, agora que você aprendeu a não gostar mais do que te faz mal (se você leu todo meu blog, óbvio), muda. Ninguém passa mais por cima de você! Você se ama!
Mas eu e sua versão melhorada 2.0 do futuro precisamos de sua ajuda agora. Como você está e com a cabeça que tem hoje. Um pouco de sanguenoszóio agora para ter naturalmente muito sanguenoszóio depois.
Nunca se esqueça que já estive em seu lugar
Eu sei o porquê você está assim. Porque você já teve sanguenoszóio antes. Já se empolgou, já leu livros de outras dietas, já comprou roupa de ginástica, já contratou personal trainer, foi a nutricionistas, fez matricula em acadêmia, fez aposta com amigos, fez promessa, tirou foto no espelho da academia pro insta, postou “Começou o projeto verão, uhuuu” no facebook e tirou foto de calcinha e sutiã do seu “antes” para comparar com seu “depois”que você tinha certeza que seria show e nunca foi. E depois de anos e anos se frustando e tentando uma nova dieta só porque uma Duquesa (que sempre foi magra) emagreceu 2kg para se casar com o príncipe Williams, você não tem mais forças nem confia mais em você o suficiente para se dedicar tanto. Afinal, frustração não é nada mais do que expectativa não realizada e você não quer se dedicar tanto novamente para não se frustar. Não sobrou nada de autoestima para ser despedaçada de novo.
Eu já passei por tudo isso aí de cima (menos foto de calcinha)! Mas nunca parei de estudar porque sempre gostei do tema e te digo: Cola na minha que é sucesso. A ciência já variou muito pro meu gosto sobre o que pode ou não pode, se a gema do ovo faz mal ou não e mesmo dentro da paleo há muita discussão de conceitos mas te GARANTO que tem coisas que não muda mais e o basicão do Paleo é muito simples e não tem muita discussão e também é recheado de ciências boas e novos estudos para os mais céticos apreciarem. Digo ciência boa porque tem muita ciência burra que um dia falarei mais a respeito.
Voltando a você
Não tem tempo de estudar o estilo Paleo LCHF de vida, de ler um livro Paleo, de caminhar na praça.. Mas tem tempo de assistir todas as temporadas do Game of Thrones (pirata) no seu Notebook, de ver novela, de ir pro bar, de postar foto de doce no instagram com hashtag #hojepode (quero morrer!), de caminhar horas no shopping ou de fazer qualquer outra coisa. Falta de tempo não é desculpa porque você tem que ser a coisa mais importante da sua vida. E o sanguenoszóio, a dedicação que leva tempo é só no começo. Depois você acompanha os novos posts dos blogs que segue e lê um ou outro livro lançado que pode te interessar.
De mais uma e a última chance a você neste assunto. Claro que dúvidas virão, inseguranças e medos. Elas diminuirão com o tempo. Você tem um potencial enorme, só precisa reencontrar o caminho. Pare de atalhos, de ficar perguntando com que manteiga se faz Ghee no instagram e se proponha a fazer o básico bem feito. Se organize, coloque foco, junte suas últimas energias que vai dar certo. Se você tem internet tá tudo aí. Tem o beabá aqui no meu Blog sobre como começar, links de blogs mais técnicos na barra lateral, livros em português que já listei.
Estude, se organize, tente (mesmo) aí… e só aí pode ser que precise de um coach. mas jeito tem sempre!
Você não acredita mais em você? Que engraçado..Eu acredito.
Abraço,
Teco
20s Comentários
Cinthia
Como é que pode a pessoa ver as outras com tanta clareza??? Mesmo eu que já estive aí não me enxergava e muito menos via uma luzinha que fosse no fim do túnel…
Obrigada Coach! Por acreditar em mim (em nós)!
Bjs!
coachtecomendes
Obrigado, querida! E fique tranquila que já estou seguro com você. O pior já passou e agora é só alegria! E você nem precisa falar que está feliz e agradecida que vejo isso nos seus posts no insta. beijos e deixa eu correr que temos um Skype daqui a pouco!
Ludmila
Hehe Gostei do post!
^^
às vezes a gente precisa de um empurrão…
Ps: ó lá… de jantar temos ovos fritos na banha #hojepode
😉
coachtecomendes
Tá ligada q esse post foi pra senhora, né?!
Elba Cunha
Adoro seu ponto de vista realista e incentivador. Você esclareceu tudo o que a
compulsão faz conosco e só cabe a nós decidirmos pela felicidade plena ou a insatisfação contínua. Eu escolhi ser feliz! Ser Paleo! E a cada livro que leio sobre o estilo de vida eu tenho certeza de que me encontrei e estou sentindo na pele todas os benefícios. Obrigada mais uma vez por incentivar! ❤️
Janahina R. B. Camacho
Teco, arrasou como sempre. Acho que faço parte do primeiro grupo que você mencionou, li muito sobre o assunto, continuo lendo e já mudei meu estilo de vida e me sinto muito bem. Bjos
coachtecomendes
Que bom! Geralmente nao conheço as pessoas do primeiro grupo! Parabéns! Bjo
Flávia Domingues
Conheci a Paleo através do instagram da Dany (queria ser a Betty Boop) e te achei! Eeeeeeeeee! Suas palavras realmente motivam… Obrigada por escrevê-las. Meu estudo já comecou com os livros q a Dany recomendou no blog dela: ‘Barriga de Trigo’, ‘A Dieta da Mente’ e ‘A Dieta dos Nossos Ancestrais’. E como minha irmã q mora nos EUA veio p casamento de meu irmão, pedi p ela comprar p mim ‘The Paleo Kitchen’, tb recomendado pela Dany. Estou estudando e cada vez mais empolgada pir esse novo estilo de vida! Sei q será difícil. Q muitos amigos não vão entender minha escolha, mesmo depois de explicar… Mas vou conseguir. Eu realmente me enquadro no grupo de pessoas q já fez academia com e sem personal trainer por uns 3 meses… Já fui a nutricionista… Sempre procurando uma vida mais saudável. E cada vez q leio a respeito da Paleo me apaixono cada vez mais. Enfim, obrigada novamente… Bjos.
coachtecomendes
Obrigado a você pela visita ao meu blog!
Melissa
Oi Teco,
Parabéns pelo seu blog, li tudo sobre a dieta paleo no blog do souto e no Marks Daily apple. Devorei cada post pra poder começar a mudar. Compreendi racionalmente a dieta. Mas o seu blog tem um foco único, no problema da ligação emocional que muitos de nós têm com a comida. Esse ponto pra mim é o mais difícil…Acho que estou precisando de um coach! Mas antes de te mandar um email quero saber, curiosa que sou: você acha que existe um ponto, depois de nos “desapaixonarmos” pelos carbos, onde podemos voltar a comê-los eventualmente? Ou somos todos alcoólatras mesmo, e é nunca mais e ponto final?
Obrigada e parabéns pelo blog!!
Melissa
coachtecomendes
Oi Melissa, obrigado por gostar do blog. A ideia realmente é ser diferente nesta abordagem. A resposta a sua pergunta é: deixe a Melissa do futuro, magra, sem compulsão, feliz e com autoestima alta decidir se vai voltar com carbo, quais carbos, que freqüência etc.. Vc conhecerá melhor q ninguém seu equilíbrio no futuro. Bjo
Karen
Boa noite! Muito bom e instrutivo este blog.
Estou fazendo a dieta há duas semanas, já perdi 1,5 kg, estou super feliz, entretanto meu intestino que nunca foi preso, agora fico até 3 dias sem ir no banheiro. É normal? O que faço? Será que tem algo de errado com minha dieta?
Mickaela
Sempre segui dietas de low fat porém eu nunca estive saudável, sofria demais com problemas no aparelho digestivo e quanto mais eu restringia minha alimentação mais ruim eu ficava, comecei a ler sobre low carb e foi minha porta de escape para a alegria, foi amor a primeira vista, estou encantada a cada dia e muito entusiasmada, certamente faço parte do primeiro grupo, haha bacontente, mesmo e saudável.
coachtecomendes
Que bom! De Bacon a vida!
Luciana
Preciso te contar…te acompanho tem um tempo no insta e tô na Paleo há dois meses. Sou aloka compulsiva do doce e tenho trabalhado a compulsão, algumas vezes com sucesso, mas sempre me apegando à isso, e não nos momentos de fracasso. Incrível como eles tem diminuído… Resolvi ler seu blog do começo só hoje. Comecei de manhã e acabei de sair do restaurante de kilo com marmitas de vegetais, carnes e queijo, sem parar na porta e pegar um docinho free que sempre tem lá. Suas palavras e seu trabalho aqui são incríveis <3
coachtecomendes
Muito obrigado, Luciana! Feliz em ajudar! ❤️
Thais
17 ✔
Camila
Teco!! Se quiser conhecer o lado de quem lê sobre o assunto e muda o estilo de vida sozinho! Estoy aqui! Rs!!
Fiz a low carb há uns 3 meses atrás, não tinha lido o seu blog, nem frases como “Aprenda a não gostar do que te faz mal” e adivinha?! Sai dela, comi a lua, mas estou de volta desde hoje. Inclusive estava com 2 chocolates que juntos somavam 50g de carbo pra comer pós almoço e já dei eles de presente! Não quero chocolate, obrigada! E sim, estou tremendo com aquela sensação de fraqueza sem carbo, mas vambora!!
coachtecomendes
É Psicológico, Camila! Quando vc para de comer carbo seu corpo ainda tem bastante como glicogênio e vai uns dias rs. Força!
Gi
“O primeiro grupo eu nem fico conhecendo, porque se resolvem sozinhos” ….Poxa 🙁