Hello Friends!!
Estou postando aqui um guest Post que fiz para o blogdadebs sobre o que é a Paleo. Corre conhecer a Debs e seu Blog!
Hello amigos da Debs!
Eu sou Teco Mendes ou melhor, como estamos na internet, eu sou @coachtecomendes no insta e estou muito feliz por estar aqui fazendo este Guest Post no Blog da
Debs. Então para quem está me conhecendo agora eu sou Coach membro da Sociedade Brasileira de Coaching e Primal Expert pelo The Primal Blueprint Institute. Ah, e como não poderia deixar de falar sou autor do Blog
sendopaleo.com que ajuda os Paleos a seguirem e conseguirem se manter neste estilo de vida através das técnicas de Coaching. É aquele Blog que a
Debs sempre manda ler de baixo pra cima pra quem pergunta pra ela onde conseguir mais informações 😉
Nossa ideia é começar a esclarecer algumas dúvidas básicas que os leitores tem sobre esse negócio de Paleo, Primal, comida de verdade etc, para vocês entenderem como e porque ela está tão bem, feliz, linda e radiante com esse estilo de vida. Então abordaremos alguns tópicos e com o tempo tudo vai ficar lindo, claro e cheio de torresmo.
Paleo/Primal é um movimento que começou com um estudo publicado em 1985 e ganhou força com o livro THE PALEO DIET do Dr Loren Cordain. A ideia principal deste movimento no que tange a dieta é que o Homen evoluiu de 2,6 milhões de anos atrás até o advento da agriculltura cerca de apenas 10.000 anos se alimentando de caça e vegetais que coletava e algumas castanhas e frutas. Ou melhor, nossos genes foram feitos para serem otimizados usando este padrão de alimentação até cerca de 99,5% de nossa história até a agricultura (esse período chama-se Paleolítico) e então, não fomos feitos para ou estamos eficientemente adaptados para comer os alimentos recentes. E nisso eu cito os grãos, que contém muitos anti nutrientes tendo o maior “vilão”o trigo, que você já deve ter ouvido falar que tem o livro em português BARRIGA DE TRIGO de Willian Daves dedicado a ele e todo o mal que faz (e não é só o Gluten).
Se não consideramos que não estamos adaptados a maioria dos alimentos da agricultura, o que dizer de um cachorro quente? Um Quindim? Um Churros? Pois é, aí o estrago é grande com os alimentos ainda mais recentes em nossas vidas. Mil anos atrás não é período paleolítico e acho que não tinha Ana Maria de Doce de Leite e bisnaguinhas Panco. Então, estamos com uma máquina super eficiente que é o nosso corpo e trabalhando com o combustível errado. E neste sistema de inflamação crônica de nosso corpo criado por tudo isso, estamos com uma Ferrari que era pra ser usada com gasolina aditivada mas colocamos pra dentro álcool Zulu e ela está facilmente mal e poucamente. Então as doenças da modernidade aparecem. Alzheimer, Câncer, Aterosclerose, infartos.
Ah, mas naquela época se vivia 30 anos em média! Você não acha que os Paleos não teriam uma resposta pronta para uma pergunta dessas, né? Claro que tem. Viver onde o predador estava ao lado, sem médicos ou remédios, onde qualquer infecção ou perna quebrada era igual morte, nômades, expostos ao tempo, a fome etc realmente era um desafio. Mas os que viviam mais porque tinham sorte de passar pelas adversidades, tinham uma saúde muito melhor que os idosos de hoje em dia sem a morbidade que vemos na terceira idade com a fragilidade e corpos adoecidos. Eram ativos e fortes!
Então como era a alimentação, você quer logo saber. Basicamente é o que falamos de comer “Comida de verdade”. Carne com sua gordura animal, peixes, aves, ovos, vegetais, alguns tubérculos e castanhas. A pirâmide Paleo é assim:
Em termos de alimentação, há ainda vários fatores, comemos quando estamos com fome, Jejum Intermitente é natural e saudável e o principal deles é que nossa fonte de energia principal é a gordura e não carboidratos. Mas gordura não entope as artérias? Não! Essa e mais um monte de outras crenças já caíram por terra mas acredito que vai demorar pra ficar popular porque temos convivido com essa “pegadinha do malandro” por mais de 30 anos. No
sendopaleo.com tenho um post dedicado a contar essa história.
E a gordura além de vários benefícios, é uma fonte de energia que está no nosso corpo. Não temos o estresse de esperar a próxima refeição para ter energia se temos tanta disponível. Só temos que voltar a sermos cetoadaptados! Usar nossa gordura de forma rápida e eficiente, de modo que evoluímos para usar. Entende agora como a Debs sai correndo nos seus treinos com baixíssimo carbo? E isso é tão importante que deve ser o tema de um próximo Post! Segura a ansiedade que é muita informação!
E antes que você fale que a Paleo/LCHF é mais uma dieta da moda, dê uma chance a ela , estude os livros disponíveis. Tenho até Post no
sendopaleo.com sobre como estudar que seria bacana você ver com dicas de livros e Blogs.
E se a Paleo for uma dieta da moda, é uma moda de 2,6 milhões de anos. Eita moda antiga!
Bjo
10s Comentários
Louise
Perfeito Coach! Hoje eu consigo fazer cardio intenso tomando apenas um café. Jamais acreditei que isso fosse possível, obrigada!
coachtecomendes
Uhuuu ❤️
Diane
Comecando a ler sobre Paleo… Amando o Blog. Comprei o Livro Barriga de Trigo e ja estou chocada!!! 🙁
coachtecomendes
Bem vinda!!
Suellen
Olá Teco.. Gostaria de tirar uma dúvida, se for possível.. É normal a pessoa ficar com mau hálito se comer pouco carbos? Reduzi bastante meus carbos, comendo carbos apenas de salada e bem pouco legumes.. Será essa a razão? Se for esse o motivo, você sabe se é temporário? Não sei se estou em cetose, pois não tenho medidor. Desde já, agradeço. Adoro seu blog.. Parabéns!!!
coachtecomendes
Oi Suellen, é normal sim. Até preciso colocar isso no Blog, mas não é necessariamente característica da Paleo e sim de cetose. Mas ela some mesmo vc continuando em cetose depois que adaptar. Fique tranquila e se jogue no listerine! 😛
Jocilene Salles
Cá estou para mais uma terapia!
coachtecomendes
Mayara Degaspari
Olá, Teco! Td bem? Tenho lido bastante sobre a paleo e estou tentando seguir uma alimentação mais próxima do que prega a paleo. Gostaria de saber sua opinião sobre o amendoim, se é um alimento paleo. Encontro muita divergência sobre isso…..e tb o que vc acha se é uma definição de alimentos paleos somente aqueles que crescem acima da terra (a batata não seria um alimento dos nossos ancestrais)? Obrigada!
Coach Teco Mendes
Oi Mayara, nunca vi divergência sobre amendoim. Ele não é paleo porque não é uma oleaginosa e sim uma leguminosa. Paleo é comida de verdade, carnes, vegetais, gorduras boas e naturais e sem grãos com algumas frutas. É super simples!