Culpa Pós Páscoa? Mas tem Páscoa todo dia!

Hello Friends!!

Você jurou, apostou, prometeu, leu meu post de Páscoa e tinha certeza que iria segurar a onda..Mas não conseguiu. Well, vamos lá!

Eita segundinha difícil! rs Ressaca moral com diarréia! Sim, muita gente desandou o intestino porque não estava mais acostumado com tanto chocolate e açúcar. Mas será que foi tanto? Foi tipo “não pode sobrar para segunda de jeito nenhum! Segunda tenho que voltar ao ritmo normal”. Mas vamos começar primeiro separando um grupo aqui e deixando as coisas claras.

Todo mundo que comeu muito Ovo de Páscoa tem que sentir culpa?

Não tem. Imagine que você está em velocidade de Cruzeiro, tá bem, treinando, Paleo todos os dias e não tem mais ou nunca teve compulsão, está feliz. Mas aí você meio que desenvolveu uma fobia, um medo de chocolate. Bem, medo de coisa ruim é normal e saudável. Mas se você comeu é porque quis, estava com vontade. E se depois sua vida segue, continua bem, não desandou a comer o mundo nos outros dias, já aconteceu isso em outras datas e fora sua culpa a vida seguiu, talvez esse seja seu equilíbrio. Se você nem pensa em comidas não Paleo fora esses dias e não fica endeusando o que te faz mal, talvez dar uma abusada é ok. Eu não bebo todos os dias nem de vez em quando. Se um dia eu casar com a Tha, eu vou ficar com consciência pesada de encher a cara no meu casamento? E na despedida de solteiro? Vou beber e já aviso que muito! E usar a bebida pra comemorar é necessariamente endeusar a bebida ou que vou começar a beber? Não. Odeio bebida e talvez beber uma vez por ano seja parte de meu equilíbrio. Não faz mal pra mim.

Mas e os ganhos na academia, o tanto de calorias que ingeri. Sobre calorias tem um post dedicado e sobre a academia sua performance pode melhorar. Sim, você já ouviu falar de Carb Loading, Ciclos de High Carb etc. Usar o efeito anabólico da insulina? E pode ser qualquer carboidrato, mesmo que uns sejam melhores que outros e mais saudáveis. Se você estava bem low carb provavelmente você nem encheu seu estoque de glicogênio para poder sobrar e ser armazenado como gordura. Relaxe. Então da próxima vez analise tudo isso e…Faça a mesma coisa só que sem culpa.. Relaxe mesmo.

spock

E a outra turma? A outra é a principal porque são vocês, provavelmente.

Primeiramente, releia o começo do meu Blog antes de se sentir mal por não poder ser como essa galera que descrevi. Para de besteira! Se você para de gostar do que te faz mal você não sofre, só que é uma jornadinha até lá. Lembre-se do Post da Páscoa recente e não seja bobo e cheio de mimimi que não entendo muito bem essa língua. Sou fluente em sanguenozoiês.

Voltando. O ideal era todo mundo passar ileso. Estão no processo de adaptação da Paleo, tem compulsão forte e comer muito na Páscoa faz com que coma mais esse finzinho de ano inteiro, estão bem acima do peso com problemas sérios de saúde e autoestima, estão com acompanhamento de perto de médicos, nutris etc.

E como foi? Tomando como exemplos os meus coachees atuais foi assim: Teve os que se seguraram, os que comeram um pedaço de chocolate e ficaram felizes porque não jacaram, os que jacaram Paleo, tipo dois ovos grandes 85% cacau, os que comeram outros doces que não chocolate porque chocolate é gatilho e os que até chuparam os dedinhos do coelho da Páscoa pra ver se ainda tinha um chocolatinho de TANTO que comeram.

Como você ordenaria esses fofos entre os campeões e os que merecem puxão de orelha cosplay de Spock do Star Trek e realmente sentir culpa? Vou tentar adivinhar:

1- Passaram Ilesos

2 – Comeram um pedaço e se comportaram

3- Jacaram Paleo

4- Comeram Doces que não Paleo

5- Jacaram como se não houvesse amanhã. Já que estava no inferno abraçaram o capeta (e fizeram até outras coisas com o Capeta)

Certo? Parece ok? É isso? Posso bater o martelo? (no audio de 15 min que mandei aos meus coachees ontem que gerou esse post, nessa hora eu tento imitar o Silvio Santos no Show do Milhão)

Mas vamos analisar junto com as consequências, os cenários:

1- Mas sofreram! Se seguraram tanto que estão pra explodir com qualquer comercial de leite moça na TV. O corpo obedeceu mas não foi algo light pra cabeça. Ficaram com autopiedade.

2- Roleta Russa! Como sabiam? E se dispara a compulsão? Muitos ainda estão na fase de adaptação e já que tiveram força pra evitar o segundo pedaço não seria até mais fácil evitar o primeiro? Não é brincar com fogo? Vai fazer flashback com ex namorado só pra ver se ainda sente algo por ele?

3- Não tem um ar de semvergonhice? Tipo aqui pode? Compulsão por chocolate 85%? Credo! (A Policia Paleo vai me prender!). E ainda estava contando carbo pra adaptar logo. Agora faz a conta do dia high carb.

4- Qual a lógica?! Se muitos tem a desculpa do controle hipnótico do chocolate fez isso por que G-SUS dosél?  Uma foi Palha italiana (porque sabia que se seguraria) e outra foi uma torta do primo que trouxe pra ela com carinho (e daí não tinha como negar)

5- Vários cenários!rs

E agora? Depois que foi mais ilustrado, quem merece sentir bantante culpa? (está certo disso? Posso perguntar? Ou quer ajuda dos universitários?)

Ninguém tem que sentir culpa, caramba!

Inever

Já falei disso nos posts aqui, aqui e aqui (nem clica que não tem link). Que mané culpa! É aprendizado! É se conhecer nesse mundo novo, analisar o estado emocional que na hora fez sair da linha, é traçar estratégias para a próxima vez e vamos embora! Nada de Detox! Nada de jejum! Nada de radicalismo! E principalmente nada de mimimi ou qualquer outro sentimento que seja uma agressão a você mesmo. Cada um tem um momento, cada um tem uma realidade e uma relação com a comida. Vamo que vamo! Para de chororô que junto com mimimi é outra lingua que não domino. Nada de dizer que é fraco principalmente e ficar se comparando com outras pessoas. Acabou! Vamos pra frente. Está claro? Detalhe, a Erikinha minha coachee fofa foi 100% na Páscoa e me matou de orgulho. Foi sempre assim? Não. No Natal ela casou com o Capeta de véu e grinalda. Isso é evolução! Olha quanto tempo já temos do Natal. O que você fez na Páscoa não te define.

Maaaaas sem semvergonhice pra cima de mim

Aprendizado é a Palavra. Por tudo isso, passar a mão na sua própria cabecinha dizendo “Ah, tudo bem!”, pode te levar a próxima Páscoa ser o mesmo. Não é pra ter sentimento de culpa, é entender que você está num processo e que isso é ok, mas processo significa melhoria, mesmo que você dê uma jacada novamente amanhã, que tenha mais entendimento para ir melhorando com uma vontade grande de vencer. É como um jogador profissional de futebol que vai cobrar uma falta e dá um chute que a bola acerta um refletor de luz e faz aquele gesto de colocar as duas mãos na cara e continua jogando. Sem se martirizar. Mas ao mesmo tempo ele não está confortável e talvez até faça um treinamento específico de bater faltas para melhorar. Culpa não. Sanguenoszóio e vontade de melhorar, sempre.

A Páscoa passou, pelo menos.

Ouvi isso e não foi só uma vez. Ah, jovem Padawan! Jura que você acredita nisso? E o Natal, As confraternizações de dezembro, o ano novo, o carnaval, a viagem de férias, a festa na empresa, a formatura do irmão, seu aniversário, a visita da avó etc etc? Tudo igual a Páscoa! Você não pode ser suscetível aos eventos externos por mais que pareça difícil. Ou você mora num SPA ou numa ilha deserta? Eu sempre comparo com o vegetariano que não come carne por uma convicção muito forte e que seria nosso objetivo. Você consegue imaginar um vegetariano conversando com outro: “Nossa, tá difícil.. Tô comendo carne direto. Fui pra praia com uns amigos e churrasco direto, fui pra Buenos Aires com a namorada mas aí não deu jeito, né? Terra da Carne, só no Bife de Chorizo. E ainda tirava foto pro instagram hashtag eu mereço, hashtag me permito hashtag não tem que ser radical”

Seja fiel ao que se propõe, e pra alguns, isso é ser bem restrito na alimentação como a única saída pelo relacionamento complicado com a comida assim como um alcoólatra tem que ser radical sem hashtag cervejinha com amigos. Faz parte. Eu quando casar serei super fiel. Mas sem radicalismo. Procurando o equilibrio com minhas vontades. hashtag brincadeirinha.

Temos que ser radical em nosso equilíbrio que nos leve a ser feliz mesmo que esse equilíbrio seja ser radical em algo. Ficou confuso? Desculpe. São 3:450 da manhã! haha

Abraço e vou dormir sem culpa porque prometi o post pra hoje e até eu dormir ainda é hoje

Teco

 

 

 

 

Categorias: Coaching e Comportamento,Paleo

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

42s Comentários

  1. Ótimo! Tbem fui dessas que aprendeu com o “a grande depressao do Natal” e comeu uns pedaços de 85% sem problemas. Orgulho que nem a filhota ganhou ovo – só um coelhinho que já foi escondido pro povo do serviço-! Tbem, o que espalhei do seu post de pascoa por aí, os parentes nem se arriscaram.. Kkkkkkk!

  2. Josy Campos

    Fechando com chave de ouro (li tudinho, tudinho! 😉
    Teco…”Páscoa tem todo dia” mesmo!!! Segurei, foi tudo lindo…mas, recaí ontem, em plena segundona!
    Aquele monte de chocolate, caixas de bombom…ovo e mais ovo…não aguentei! Mordi um pedaço e já era…lá se foi meio ovo e meia caixa de bombom!!! E junto 35 dias sem açúcar… Buaaaaaaaaa!!!!
    Fiquei com tanta raiva!
    Mas…vida que segue! Tenho que aprender a lidar com essas “Páscoas”
    Boa semana pra vc! Beijo!!!

  3. Sensacional como sempre Teco!
    Me sinto conversando com você!
    Fui número 2 com o chocolate…mas o Run com coca zero me fez refletir que preciso repensar minhas comemorações com as bebidinhas!! Rs
    Aprendizado sempre….vida que segue! Afinal tem Páscoa todo dia!!
    Abraço e #nadadeinfidelidadecomagentemesmo

  4. Lkkkkkkkkkkk.. Vc me mata de rir com seus posts.. Amei , ontem eu tive meu primeiro encontro com a Dany, e ela comentou que iria postar falando que toda semana é páscoa , todo mundo sabe disso , mas só jogando na nossa cara a gente pensa e repensa e aprender . Seu blog é uma terapia , você é pscicologo também ne ? Kkkkkkkkkk.. Beijos

  5. Fernandinha Siqueira

    Encarar como aprendizado é a melhor saída. Nas férias de janeiro resolvi fazer uma exceção (1 dia) e acabei comendo como se não houvesse amanhã. Demorei 2 semanas pra voltar pra cetose! Imaginem a quantidade que comi… Aí fui me lamentar com o Teco… Ganhei um post inteiro no blog, uma lição de moral sobre escolhas (se fui eu que escolhi deixar o que me faz mal, pq me lamentar de n comer? Então volta a comer e n reclama.. Viver reclamando é que n dá!) e realmente levei como aprendizado. Sei que é difícil não sentir culpa. Eu senti. E se fizesse isso hj tb sentiria. Mas aprendi que n preciso sentir, pq meu equilibrio é n comer comidas n paleo. Sim, eu jaco as vezes. Mas tudo dentro da paleo. No dia seguinte vida que segue, n me sinto culpada e retomo tudo bem facilmente. Esse é o meu equilibrio, cada um tem que encontrar o seu, né?

  6. Mto bom!! Eu me comprometi a ZERO acucares na pascoa…e tinha prometido (com um pouco menos de conviccao) ficar pelo menos 30 dias sem alcool, cedi e tomei um vinhozinho num dia, 2 dias depois mais um gole, no outro dia da pascoa mais umas 3 taças e ficar altinha me faz esquecer de algumas coisas… Enfim dei UMA mordida em um chocolate! Mas no dia seguinte vontade de acucar ai eu que estava super low carb antesc comecei a abrir excecoes, tomei agua de coco, bananas, e comi uns 400g de nuts!!! E uns queijosss tb Jacada paleo ne?!!! O negocio da jacasa paleo eh que nao fico inchadona como ficava nas compulsoes anteriores ai tenho a impressao q n foi tao ruim masss… Nao tem sido suficiente p/ os resultados aparecerem! depois de 2 semanas paleo nao tive NENHUM RESULTADO apesar do crossit 5x na semana… Bateu um desanimo, amanha tem nutri p ver se evolui em alguma coisinha que seja!
    Ai ai tao dificil ficar tao certinho… Hj e ontem ja diminui tanto a quantidade de calorias quanto os carbs! Vamos ver se os resultados veem ne!!

    • coachtecomendes

      Ai meu Deus! Essa turma louca por resultados rápidos! Rs Bóra ler todo blog

  7. Eu ja li todo o blog… Estou na paleo ha 2 meses e continuo com meus 74kg. Mas tive outras compulsoes antes… Acho q tem umas 3 semanas que tudo vai “razoavelmente bem” marquei um endocrino tb pra ver se tem algum outro problema maior…
    Sempre rola a duvida se devo diminuir o que eu como (apesar do nutri ter passado uma dieta de quase 2mil calorias) sei la, n sei.. Soh queria emagrecer! Tao low carb deveria dar uma secada boa no inicio nao!?
    Massss eu Nao vou desistir ate pq se for desistir disso vou fazer o que? Voltar a me intupir de carbs n faz sentido, sei q vou me sentir pior e desencadear uma reacao de compulsao sem fimmm… Entao eh seguir low carb e ver se preciso de algum ajuste!!! Bjuuu obrigada por nos entender

    • coachtecomendes

      Não desista e se tem que emagrecer, seu corpo vai equilibrar e você terá menos fome. Aí vc anota quantas cal está comendo por dia e conversa com sua nutri!

  8. Maravilha de post!
    Já li seu blog inteirinho e só encontrei coisa boa: incentivo, ânimo e muito tapa na cara pra acordar! Adoro!

    Obrigada por compartilhar energia boa e ajudar as pessoas, Teco!

  9. Será que estar apaixonada por seus post significa zuar meu namorado ?!!
    não né, são só posts
    hahahahhaha
    Muito bom, tudo que eu sempre quero dizer, mas nunca sai dessa forma.
    É a J.K. Rowling da Magia Paleo =)))))))))
    amo seu blog!

  10. Ester Lozano

    hahahaa, boa adorei o post e to aprendendo muito com isso, dessa vez foi chocolate 70%, e pouco, mas foi primeiro feriado , ou ferias ou ou ou, que fico de boa mesmo, e olha que fiz gordices para a familia, mas outro dia consumi uma geléia, que achei que não tinha açucar e fiquei muito mal, zonza, mole,mas gostei mesmo das hastags, principalmente daquela de ser fiel, hahahah…abraços

  11. “Temos que ser radical em nosso equilíbrio que nos leve a ser feliz mesmo que esse equilíbrio seja ser radical em algo.”
    Na primeira vez em que li ficou confuso, mas depois fez todo o sentido!
    Excelente texto!

  12. Jessica Guimarães

    Tem outra eeeuu aqui nos comentários hahahahaha
    Ameei o post, como sempre. Prometi ler ontem e acabei não conseguindo. Mas vim aqui cedinho

  13. Bem, comigo foi o seguinte, diante das experiências anteriores de quando eu estava de “dieta” achei que iria me afundar nas orgias gastronômicas na quinta e ia terminar só no Natal, mas, como a compulsão vem diminuindo a cada dia o fim de semana foi lindo, exceto o domingo, pois literalmente abracei o capeta, e fiz outras “coisas” com ele tmb,rsrs! Pão, lasanha, quilos de chocolate e finalizei o dia com uma bela pizza, mas por incrível que parece não rolou culpa, não no domingo, mas realmente como é incrível o nosso corpo, na segunda eu era tipo alcoolatra que tomou o primeiro gole, o corpo já queria gordices de novo, e o que eu fiz? Corri pro blog, li um ou outro post, continuei minha leitura ” Barriga de Trigo”, respirei fundo e voltei à realidade, sem culpas, sem neuras, porém sabendo que esse ainda não é o meu equilibrio!!!

  14. Oi Teco! Adoro seu blog e não perco nenhum post! Incrível como me identifico com todas as suas postagens… Que demais!
    Você indica nutricionista paleo? Gostaria de passar em algum. Obrigada!

    • coachtecomendes

      Oi Priscila, é a pergunta que mais ouço. Vou fazer uma página só com ️Contatos de nutris Paleo em breve!

  15. hahahaha Não agüento com teus Posts. Parece que estamos batendo papo tipo as amigas no encontro de sexta a tarde! Com todo respeito, claro!

  16. Oi teco! Sempre que tenho um tempinho corro aqui pra me informar! E me divertir!!! Vc é demais! Adoro ler seus posts! Adorei o pós páscoa! Obrigada! Bjão

Política de Privacidade
X