10 motivos pra você fugir do IMC ! E de quem usa isso!

bmi-comparison

Hello Friends!!

Você entra em um elevador e vê uma placa “Lotação máxima permitida: 10 pessoas ou 700kg”. Meu Deus! Eu não tenho 70kg! Não sou normal! Estou abaixo do peso!! E agora???

Se fosse resumir tudo, essa historinha aí de cima dá uma boa ideia de onde veio o IMC e pra que ele foi utilizado quando inventado. Mas vamos entender mais.

1- A pessoa que inventou o IMC disse EXPLICITAMENTE que isso não podia e não devia ser usado individualmente e somente para grupos de pessoas.

O IMC foi apresentado no começo do século 19 por um belga chamado Lambert Adolphe Jacques Quetelet. Ele era um matemático e não um médico Ele fez a fórmula para dar um rápido e fácil caminho para medir o grau de obesidade da população para ajudar os governos a alocar recursos. Em outras palavras, é uma gambiarra de mais de 200 anos.

2- É cientificamente sem sentido.

Não existe motivos fisiológicos para se elevar a altura de alguém ao quadrado. Lambert teve que fazer isso porque a fórmula não batia com os a maioria dos dados que ele coletava (Se vc não pode mudar os dados, dá uma ajustadinha na fórmula.). E ignora coisas mais óbvias como a medida da cintura que é mais básico para medir obesidade.

3- É fisiologicamente errado

Não considera estrutura óssea, quantidade de músculos, a estrutura geral das pessoas. Qualquer pessoa que frequenta academia, pessoas que se cuidam, seus atores de filmes de ação preferidos, todos tem IMC alto e são considerados com sobre peso ou até obesos. Veja a ilustração deste Post. Os dois tem o mesmo IMC!

4-  Não tem coerência com a lógica

Se eu ganhar uma bicicleta de natal, eu posso afirmar que ganhei um presente que tem duas rodas. Mas nunca posso afirmar, pela “lógica” que se eu ganhei um presente que tem duas rodas eu ganhei uma bicicleta. Pode ser uma moto, um patinete etc. E é essa a “logica”do IMC. Sim, se uma pessoa é obesa ela tem IMC alto, mas NÃO, se uma pessoa tem IMC alto não significa que ela é obesa!

5- É estatisticamente errado usar em grupos pequenos

E nós entendemos isso assim como o exemplo de elevador. Se você considera uma população, você tem que considerar que são todos com pouco músculos, sedentários e ossatura média. Você tem que se basear num número para tomar conclusões. Aceitamos isso com outros fatos. Se disserem que os casais no Brasil tem em média 2,4 filhos você entende, certo? Não vai ficar com medo do seu terceiro filho nasça só 0,4 pq você é uma pessoa inteligente.

6-  Por usar fórmula, nos dá uma sensação de ser científico.

Uau! Tenho que elevar um número ao quadrado! Usar uma calculadora! É uma fórmula! Isso deve ser muito correto! Matemática não erra!

7-  Tem limites de uma categoria pra outra com detalhes decimais entre abaixo do peso, ideal, sobrepeso e obeso

Imagina uma pessoa acorda de manhã, faz o cálculo e dá no limite do ideal, e depois do almoço calcula de novo e já tá em sobrepeso! Maldita azeitona!

8- Acreditar neste cálculo falho e barato atrasa o progresso.

Um profissional que usa esse método, está deixando de investir em meios muito mais específicos de medir a composição corpórea do paciente para medir o grau de obesidade, como balanças e outros instrumentos de dobras cutâneas, bioimpedância etc. Que são, claro, muito mais caros. Vamos então usar o método de 200 anos usado para população em geral que é “de grátis”.

9- Agitam as teorias da conspiração.

Li um artigo que tem muitas empresas de saúde, que usam o IMC para cálculo de custo de convênios médicos em alguns países. Então quanto mais pessoas estiverem indevidamente classificadas, mais dindin no bolso porque os serviços ficam mais caros.

10-  Espelho é melhor.

Quando trabalhava na Embraer, eles fizeram uma campanha de saúde e tinham algumas nutricionistas a disposição na hora do almoço e uma fila para a “consulta” que nada mais era do que medir o IMC. Meu amigo Áureo de 1,70 e 105kg voltou do almoço “triste” que ele estava com obesidade nível 1. Respondi brincando que ele não precisava ter ficado na fila pra ouvir isso. Eu mesmo poderia ter dito isso a ele porque era um amigo sincero. Um detalhe: A nutricionista é minha amiga e trabalha na Cia Athlética de minha cidade.

Friends, convenhamos, sem vocês serem médicos ou nutricionistas, qual a recomendação para quem tem sobrepeso, obeso niver 1 ou mil? Mudar a alimentação, exercícios e provavelmente um exame de sangue para ver se precisa de um tratamento específico porque estar acima do peso dá uma zuada legal na saúde. Certo? E quem neste meu mundo de Deus que está obeso não sabe que está obeso?? Olha no espelho e vai procurar ajuda (Paleo, por favor!). Aí, numa proposta mais detalhada que pode ser até estética, você pode medir com OUTROS MÉTODOS sua gordura corporal e com ajuda do profissional e meu Blog (yes!), você saberá exatamente como você está e para onde quer ir e o que tem que fazer para chegar lá. Simples assim.

Abraço,

Teco

 

 

 

Categorias: Fundamentos Paleo,Paleo

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

16s Comentários

  1. Pam Heguedusch

    IMC abandonei há tempos.
    Meu pai, farmaceutico, sempre pegou muito no meu pé, pois sou baixinha e sempre fui gordinha. Tempos na escola que tinha até musiquinha.
    Tento exemplificar por fotos, fatos, mas ele se recusa a entender que uma pessoa que treina, metabolismo basal, sua atividade diaria, tudo isso é relevante na individualidade do invidiuo; ele diz: mas se eu for comprar um boi, vou comprar por arroba. Ou seja, nao quero saber se tem massa muscular, etc etc… depois disso, larguei mão. hahahha

    100% addicted Teco´s
    =)

  2. Ana Júlia Moreira

    Cada vez que alguém fala em IMC eu tenho ARREPIOS e CALAFRIOS! Pior, quando ouço isso vindo de profissionais (médicos, nutricionistas, educadores físicos) renomados e gabaritados! Vontade de abrir um buraco no chão pra esconder a pessoa e dizer “pára que tá feio”.
    Caí aqui por conta da Debs e estou devorando o seu blog como fiz com o do Dr. Souto. Obrigada pela ajuda e incentivo!

  3. JHENY KAWANNY

    CARAMBA… VC ABRIU MINHA MENTE… E EU AQUI A MAIS DE UM ANO E MEIO ELIMINANDO PESO AO TOTAL 40KG E ACHANDO, QUE AINDA ESTAVA CORRENDO RISCO DE VIDA… É CLARO COMO VC MESMO DISSE SE OLHA NO ESPELHO…. MUITAS PESSOAS NÃO ACREDITAM NO MEU PESO POIS A MINHA ALTURA PERMITE QUE ACHAM QUE TENHO MENOS DO QUE REALMENTE É… MAIS QUANDO FIZ O HEMOGRAMA COMPLETO VI QUE ESTAVA TD ESTABILIZADO “GRACAS A MINHA FORCA DE VONTADE DE EMAGRECER E SER REALMENTE SAUDÁVEL”… ESTOU QUASE CONTRATANDO UM COACH E VOU SER LOW CARB *-*

  4. Cristina Alves

    Eu emagreci 30 quilos, estou com IMC de 27 e todos me falam que já estou magra, qnd digo que estou com 75 quilos ninguém acredita acham que peso 10 quilos a menos, mas eu estou em busca do IMC perfeito e querendo emagrecer mais 10 quilos. Tenho 166,5.

    • Coach Teco Mendes

      Esquece IMC! rs Mas vc pode querer emagrescer, claro. Mas pelo que vê no espelho sem neuras e pela saúde. Não recomendo seguir IMC

Política de Privacidade
X