Sendo Paleo por definição! O último e definitivo estágio! :D

determination

Hello Friends,

Hora de filosofar mais um pouco. Qual seria o estado mental ideal com relação ao que comemos ou deixamos de comer que vem após do “eu não posso” e “eu não quero”? É “Eu não como isso”. Como se fosse parte de você essa frase, que define como você é e como se relaciona com algum tipo de comida. É como eu vejo Palmito, frutos do mar e como você as comidas que não gosta e que outras pessoas gostam.

Não comendo por “definição” é a fase mais libertadora porque  você não discute, questiona ou considera comer. É não porque não e pronto. Tem uma coisa maior por trás. Uma crença uma filosofia, toda uma linha de raciocínio que você já fez consigo mesmo e que já atropelou qualquer relacionamento prévio com a comida e te faz pensar assim no presente.

Mas ter esse sentimento com comida que você nunca gostou é até fácil de entender, mas para ter isso com coisas que costumávamos a comer e gostar? Bem, nutrindo o lado racional do cérebro é o melhor começo. E nutrindo muito. O livro da Nora Gedgaudas “Primal Body, Primal Mind” ajuda muito a cair a ficha dos efeitos maléficos e irreversíveis da dieta tradicional no cérebro! Vc leu certo, irreversíveis. E somado a esta informação e conceitos lógicos, você emagrecer, perder a compulsão, o hábito e tudo mais que já conversamos até aqui, ser Paleo por definição me parece ser o próximo passo natural.

Um exemplo que todos entendem

Se você tem um amigo vegetariano ou vegano, ele é um grande exemplo disso. Se ele não come carne porque é um ativista do Green Peace, trabalha no IBAMA, tem uma ONG de proteção aos animais, adianta você insistir pra ele comer “só uma vez no seu churrasco de aniversário”?. Ele não vai ficar titubeando, sofrendo de ver todos comendo picanha e linguiça. Ele não passa vontade, mais do que não querer, ele não come carne por definição. Isso é quem ele é e com certeza está com coração tranquilo quanto a isso. Provavelmente, como meu amigo Rogerio, que é vegetariano, ele leva seu “Kit Churrasco”. Faz espetinho de cebola, pimentão e queijo, leva milho pra fazer na churrasqueira e tá tudo certo. Está lá dando risada, conversando e socializando com os amigos. Independente do que os outros acham do modo de vida dele..

Outros exemplos de não comer por definição são as questões religiosas. Um judeu religioso e praticante não come várias coisas “por definição”. É o que ele é. Na india, a vaca é sagrada e até no McDonalds tem hamburguer vegetariano e feitos de outras carnes que não de vaca, porque eles sabem que não vai adiantar insistir em vender carne de vaca lá.

Conversando com minha amiga Dany Betty Boop sobre essa teoria e falando que não como frutos do mar por definição, ela me disse que não tem exemplo disso na vida dela porque ela come de tudo.

Hahaha! Todos conhecem as comidas brasileiras. Mas você foi fazer uma viagem a Coréia. Talvez um intercâmbio, ou uma viagem a trabalho. E lá, no jantar que a pessoa que te recebe te convida, eles querem que você coma cachorro. E na vitrine do restaurante você vê os cachorros mortos, pendurados, com a cabecinha caída de lado (sugiro, não procurar fotos no Google). Se você é como eu e 99% das pessoas que eu conheço, adianta te falarem que a carne  de cachorro é saudável? Que é muito gostoso? Não. Você não come por definição.

Quão longe estaremos deste Nirvana em nosso conceito próprio de ser Paleo, vai do tempo e do perfil de cada um. Mas é importante saber que isso é libertador. Se declarar em alto e bom tom que você é o que é, faz toda diferença no mundo. Eu já fui vegetariano por dois anos. Nunca tive problema com isso. Foi uma experiência muito importante na minha vida de consciência e auto conhecimento. Quando chegaremos lá eu não sei. Mas o caminho é nesta direção.

Abraço!

Teco, o Paleo! (me definindo aqui!)

 

Categorias: Paleo,Coaching e Comportamento

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

13s Comentários

  1. Nossa Teco, começei a ler seu blog e nao consigo parar, rsrsrs ele vicia igual carbo kkkkk, entao sou uma comedora compulsiva e estou estudando sobre a dieta Paleo.
    Obrigada pela sua dedicaçao em ensinar e ajudar pessoas como eu.

  2. Seus textos são muito bons! Vc, de fato, conhece a alma de um gordo!

  3. Lívia Maia

    Meu Deus! Estou realmente viciada no seu blog!!!!
    Lendo tudo. E esse post foi fantástico.
    Exatamente, SE DEFINIR!!!

    • coachtecomendes

      Esse é um vício bom! Melhor q vício em churros! 😉

  4. Quando chegaremos lá, realmente é essa a pergunta.

    Já “cheguei lá” com refrigerante, que hoje simplesmente não tomo, por definição. As pessoas que me conhecem nem me oferecem mais. E isso levou pouco mais de um ano, começou com uma promessa de fim de ano, virou uma definição…

    Tou adorandooo seus textos!

    • coachtecomendes

      Use isso do refrigerante para todo o resto que te faz mal! 😉

  5. Parabénssss pelo blog, tão bem escrito.. To gostando muito, to aqui estudando me informando sobre a Paleo que as pessoas tem comentando tanto…. E vejo que se trata mesmo de um filosofia de vida!!!! Percebo algumas semelhanças com minha alimentação hoje que é base de ovos (meu café por exemplo são 2ovos , 5 claras), carnes magras, óleo de coco que eu amooo mesmo, Azeite, castanhas ,muita verdura, mas por exemplo eu não fico sem meu mingau de aveia de manhã cedo, batata doce e mandioca também entram!!!

    • coachtecomendes

      Obrigado Flaviane! E bóra estudar a Paleo e vc verá q tem q ajustar esse café da manhã. Bjo

  6. Minha família respeita minha alimentação, minhas irmãs amam, e perdi várias(os) amigas(o) pela Paleoreligion rsrsrs

Política de Privacidade
X