A força dos Hábitos

grey-background

Hello Friends!!

Tem um aspecto bem pouco discutido quando falamos das influências que nos levam a ter um determinado comportamento com relação a comida. O hábito é muito pouco considerado nesta questão. De tudo que eu vejo, fala-se em criar habito com relação a exercício, a levantar para correr no parque e coisas do tipo.

Mas o hábito é uma faceta de nosso comportamento bem pouco explorada mas que tem muita influência nas decisões que tomamos no dia a dia. Principalmente sobre o que comemos.

Li o livro THE POWER OF HABIT DE Charles Duhigg. Neste livro, ele conta a história de um paciente que teve a parte do cérebro relacionada a memória destruído por uma doença. E mesmo assim, ele conseguia fazer coisas que sempre fazia por hábito. Ele sempre caminhava a pé pelas redondezas de casa e sabia voltar sozinho porque foi criado este hábito no passado. Não sabia dizer seu endereço nem onde morava, mas ele ia andando e sempre voltava pra casa. Com isso ele mostrou que o hábito tem uma parte no cérebro específico pra ele! Talvez para poupar energia do cérebro para as coisas que fazemos rotineiramente e daí fazemos sem pensar. Você já se pegou indo ao Shopping de carro durante o fim de semana e sem querer estava dirigindo ao trabalho porque você se distraiu e acabou fazendo o caminho que faz todos os dias? Eu também!

Comece a analisar seus Hábitos!

Outro aspecto importante do hábito é que as vezes a razão dele existir não é explícita, não é o fato em si. Por exemplo, trabalhei 8 anos na Embraer e desenvolvi o hábito de tomar um cafezinho naqueles mini copinhos que tem nas empresas. Eu nunca tomava fora do trabalho e até hoje não faço café em casa. O que aconteceu é que estava lá trabalhando e passava um colega pela minha mesa me chamando para tomar um cafezinho. E lá, conversávamos sobre BBB, mercado financeiro e qualquer outro assunto que não fosse trabalho. De repente eu me via no “cafezinho” com os colegas sendo que antes não tomava café. Mas era essa bebida mesmo que criou o hábito ou era aquela pausa necessária no fluxo de trabalho, aquele break pra espairar a cabeça?

Da mesma forma, você pode estar com hábitos que te levem a comer. E o livro conta que você simplesmente cortar o hábito sem substituir a verdadeira razão do hábito existir, será muito difícil se livrar dele. Isso ocorre muito com o vício do cigarro, que as pessoas tem esse “costume” de fumar junto com a dependência física. Lembro-me que há uns anos atrás havia até cigarros feitos inteiramente de filtro, para as pessoas manterem o hábito de acender o cigarro! Ou então piteiras que você colocava na ponta do cigarro para absorver o fumo e as toxinas enquanto você mantinha o hábito de fisicamente fumar.

Substituição é a palavra

Imagine essa situação, um pai de família nos EUA sai toda sexta feira do trabalho e passa numa loja da Dukin Donuts para levar uma caixa com vários Donuts para a família. Enquanto espera, ele toma um café com seu Donut preferido, conversa com os empregados da loja que já o conhece pelo nome, lê o jornal calmamente etc.

De repente ele está de dieta e se vê obrigado a ir direto para casa as sextas feiras. Este hábito criado que foi cortado na marra fará uma falta muito grande em sua vida, podendo até arruinar seu esforço para emagrecer. Mesmo que ele leia livros de dietas, Blogs, contrate um Personal Trainer e uma nutricionista. O que ele começou a evitar não foi só a rosquinha preferida do Homer Simpson e sim, todo um processo que lhe fazia muito bem que era a descompressão da semana de trabalho, o relaxamento para chegar em casa já pronto e tranquilo para curtir o fim de semana com a família, porque já havia deixado todas as preocupações do trabalho na loja da Dukin Donuts.

A saída neste exemplo é substituir este hábito por um que dê os mesmos benefícios psicológicos sem o malefício da rosquinha. Ele tem que procurar essa satisfação da descompressão de uma forma que não inclua Donuts. Aí vai do gosto de cada um, da disponibilidade. Pode ir desde um Happy Hour com os colegas, cafezinho em um outro lugar, uma massagem (gosto muito), marcar uma partida de squash toda sexta as 18h com seu melhor amigo, que tem pouco tempo para se encontrarem e desenvolver novos hábitos que sejam saudáveis para essa substituição. Cortar simplesmente será muito pior.

Quais são os seus hábitos que precisa substituir? Analise seu dia a dia que tenho certeza que encontrará alguns. E quem sabe, alguns hábitos que não te fazem bem até fora da área da alimentação!

Abraço,

Teco

 

Categorias: Paleo,Coaching e Comportamento

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

22s Comentários

  1. Olá Teco!
    Estou de fato perdidaça! Tenho 51 anos e há pelo menos 4 tento eliminar 5kg que parecem impossíveis! Rsrs… Está complicado saber o que comer com esse mundo de informação! Nunca ouvi falar tanto sobre a importância de eliminar o glúten e a lactose, mesmo quem não tem intolerância aos mesmos!!!!! Agora, essa parada do paleo… Pense… Tudo o que ouvi, a vida inteira, que faria mal a saúde, é recomendado nessa dieta… Sinceramente, está difícil… Acho q tudo tem fundamento, mas GORDURA????? Dá um medão… Bom, estou chegando agora por aqui eu vou ler TUDO com muita atenção… De toda forma, desde já agradeço por partilhar os seus conhecimentos com a gente! Abs

    • coachtecomendes

      Falou tudo! Corre ler muito que fomos mesmo enganados a vida inteira sobre o que faz bem ou faz mal. Beijo

  2. Meu hábitos alimentares em geral são bons. Prefiro o natural ao industrializado. Mas ainda consumo bastante cargo, providos de arroz e cereais integrais, tapioca.. Tenho 1,68cm e estou pesando 60kg (um mês atrás estava 57kg) mas viajei pela Europa durante um mês é bom.. Resultou nisso aí hahahah mas não me preocupo com a balança, mas sim com o percentual de gordura que deve estar 25% ou até mais.. E é isso que me preocupa. Estou buscando a Paleo para me auxiliar nessa redução. Tenho duas dúvidas: há necessidade de aumento da ingestão de água? E pode consumir a pasta de amendoim (sem sal, açúcar)? Obrigada por toda informação 🙂

    • coachtecomendes

      Pelo jeito ainda não leu todo blog! Respeite sua sede a não ser em caso de prisão de ventre na fase de adaptação. E amendoim não é Paleo!

  3. Não tinha mesmo terminado de ler.. Devia ter esperado pra perguntar pq agora sei que não é permitido o amendoim 🙂 obrigada

  4. Estou iniciando a Paleo e é libertador não ter q fazer mil refeições, preparar marmita ou contar calorias.
    mas ainda me sinto insegura pois como sem fome. Acho q nem sei o q é sentir fome mesmo. Sempre comi de 3 em 3h exatamente pra nao chegar morrwndo de fome.nas refeições.
    tenho medo do fracasso….

  5. Acho que a coisa mais difícil pra é lidar com os hábitos e principalmente pela representação emocional e psicológica que a comida tem. Já adotei esse estilo de vida e me faz muito bem, porém já me vi diversas vezes com vontade de comer algo “indevido”, não pela comida em si, mas pela situação envolvida.. Um sorvete num fim de tarde, um doce numa cafeteria com alguém pra bater papo (não tomo café, fica mais complicado substituir), enfim, são as situações que me pegam…. sem contar que eu adoro inventar coisa na cozinha e acabo comendo sem vontade pra experimentar.. não sofro pela vontade da comida, sofro pela vontade de experimentar (adoro experimentar sabores), pela vontade do momento que envolve a comida….

  6. Não tem o botão “curti” não ? Kkkkkkkkk… Talvez a estratégia seja essa mudar a rotina .. Os hábitos .,, meu marido tinha que ler tudo isso ., mas como vc diz aqui no blog , não seja um paleo chato , respeite as pessoas , ninguém é obrigado a gostar daquilo que você acredita .. Kkkkkkkkk.,

    • coachtecomendes

      Ué! Começou de trás pra frente? Tem muito blog pra ler ainda

  7. Me identifico com a Tailane.
    As “sociais” da vida incluem comida, sempre! Meu marido questionou que não vou poder sair com ele pra comer… q quando tiver casamento e festas eu vou ficar me martirizando por nao comer doces e bolo ( q eu aaaaaaaaaamo) ou vou ficar querendo ir embora.
    Por exemplo, comer um doce depois do almoço… HÁBITO. Eu não tinha e meu pai começou a fazer isso comigo. Mas já cortei.
    Como trocar certas coisas q não tem muita substituição? Tipo, encontro de amigos que irão comer algo ??? Filme com pipoca ????
    Pq o mundo nao vai parar de comer porcarias porque a gente não come. Todos a nossa volta estarão comendo e a gente não.
    Ainda estou começando essa vida paleo, mas esses questionamentos já me pegam.

    Minha dúvida é: realmente o desejo, compulsão, vontade, de comer as coisas “gordas” da vida vão embora de vez ????????
    O que fazer em um casamento/festas/sociais … levar marmita com ovos pra comer ou comer antes e aí não vou sentir fome ???

    Desculpe se for algo mto idiota da minha parte…

    • coachtecomendes

      Tá, tentarei desculpar.rs
      Se vc entender os malefícios da dieta contemporânea de verdade e os benefícios pra sua vida do estilo de vida Paleo, importa muito que o mundo não vai parar de comer porcaria? Você só vai parar quando todos pararem? Substistua nos encontros com amigos, jantar com marido, filme com pipoca por coisas Paleo ou tenha muita tranquilidade em simplesmente não comer. No meu insta eu postei há uns meses foto de uma mesa de frios em um casamento e estava me jogando no LCHF e muito feliz. Os doces, bolos, pãezinhos eu não como. Mas sem xororô ou Mimimi que sou um coitado. É opção minha , que eu escolhi e pra minha felicidade. É como quando surgiu os primeiros estudos ligando fortemente o cigarro ao câncer 51 anos atrás. Alguns pararam e esse alguns foi aumentando com o tempo. E pararam quando fumar era social, permitido em elevadores, aviões, era cool, mocinhos dos filmes fumavam etc. Esse desejo, compulsão e vontade, fica ainda mais fácil de controlar quando a mente racional e lógica já aceitou, acreditou e quer muito parar. Além do meu blog que cuida da parte comportamental, sugiro você ler “Por que engordamos e o que fazer a respeito”, assim essa parte vai ficar bem nutrida. Eu gosto de comparar com vegetariano, que é por convicção e tem certeza do que faz. Não se abala em ir em jantares, casamentos etc. Ele simplesmente não come e pronto. Essa convicção que devemos buscar se você realmente acredita que é pra você.
      Beijo e boa sorte

  8. Vim ver o post sobre o livro, e vejo que trabalho na mesma empresa que vc trabalhava e desenvolvi o mesmo habito de tomar cafe, sem nem gostar de cafe! Kkkkkkkkk… Trabalhou ate quando? Q area? Kkkk… Fiquei curiosa!

  9. JHENY KAWANNY

    BOA TARDE, ME CHAMO JHENY KAWANNY, E FAÇO REEDUCAÇÃO ALIMENTAR + ATV. FISICA. EU ERA OBESA MORBIDA QUASE. PESAVA 130KG E HJ APÓS 1 ANO E 7 MESES CONSEGUI ELIMINAR 40KG.
    PORÉM E É POR ESSE MOTIVO QUE ESTOU AQUI LENDO TODOS OS TEUS POST’S. ESTAGUINEI O MEU PESO, POIS MEU ORGANISMO SE ACOSTUMOU COM A MINHA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, FIZ UM JEJUM QUE SE CHAMA “JEJUM DE DANIEL” QUE DURA 21 DIAS SEM NADA “NADA” DERIVADO DO ANIMAL. ELIMINEI 7 KG. MAS ESTAGUINEI NOVAMENTE. ENTÃO ESTOU MUITO INTERESSADA NESSA DIETA PALEOLITICA. VC SABE ME DIZER SE ELA PODE OU NÃO RESOLVER O MEU PROBLEMA DE ESTAGUINAÇÃO NA BALANÇA E ME AJUDAR A ELIMINAR OS 15KG QUE AINDA PRETENDO PARA CHEGAR NO MEU IMC REGULAR?

    • coachtecomendes

      Oi, claro que pode! E sevc mencionou IMC ainda tem MUITO a ler no meu blog! Bem vinda a paleo!! bjo

  10. JHENY KAWANNY

    NOSSA, ESTOU CADA DIA MAIS IMPRESSIONADA COM CADA DICA, CADA COISA NEM PARECE VERDADE QUE PODEMOS CONSEGUIR EMAGRECER COMENDO GORDURAS… POSSO TE EXPLORAR MAIS UM POUQUINHO.
    TENHO UMA DUVIDA… POSSO FAZER O JEJUM DE 24 HRS PARA VER SE CONSIGO ELIMINAR DE UMA VEZ TD QUANTO É CARBO?
    VC ACHA RADICAL ISSO?

    • coachtecomendes

      Oi! Nada disso! Sem medidas drásticas! Deixe tudo acontecer naturalmente inclusive o jejum! Vc tem o resto da sua vida!

  11. Quando comecei essa alimentação, tive um certo medo de não conseguir…mas, segui em frente! Yes, I can! 🙂

Política de Privacidade
X