Guest Post 2 para o Blog da Debs – Como começar?

Hello Friends!

Segue o segundo Guest Post que fiz para a Debs. E por falar em Guest, você viu que agora tem um link pra lista de Nutris Paleo? Que o Logo Mudou? E mês que vem o site inteiro muda! Guest não tem nada com isso mas queria comentar! 🙂Hello Debs friends!!

Teco Mendes aqui de novo com o segundo post pra ajudar a vocês a entrar neste novo mundo, quer dizer novo com milhões de anos de idade, que é o estilo de vida Paleo/LCHF. A forma de alimentação que nosso corpo evoluiu pra ter a melhor expressão de nossos genes. Vocês vêem a Debs linda, glamourosa, correndo mais que seu namorado machão quando vê uma barata voadora e não tem dúvida e diz:”Quero isso pra mim! Entendi a lógica, estudei um pouco sobre como nosso organismo funciona melhor com a insulina controlada sem a montanha russa de açucar refinado e rocamboles de doce de leite e agora é a hora de dar o primeiro passo”. Tá, eu sei que você não estudou nada. Mas sou assim, otimista e sonhador.
A primeira coisa a saber, e saber MESMO é que tem um período de adaptação que leva em média três semanas. Neste período pode ser tudo tranquilo ou pode ser trevas. E depende de quão “judiado” foi seu organismo ao longo de sua vida, idade, peso, relação com comida (vício) e outros fatores pra ser mais fácil ou mais difícil.
Estou falando em um período que você vai tirar da sua alimentação as coisas que te fazem mal e seu corpo terá que reaprender a usar gordura como sua principal fonte de energia. E isso não é de uma hora pra outra. Você tira o açúcar e ele não sai usando duas reservas ou até a gordura da alimentação de forma eficiente logo de cara. O caminho enzimático pra que isso aconteça tem que ser feito. Aí de cara você já imagina o primeiro sintoma que pode ocorrer: Canseira/Preguiça/falta de energia. Vc tira uma fonte energética que ele se acostumou e disponibiliza outra que ele ainda não sabe usar. Até ele aprender isso, é o que temos! Então neste período dê uma relaxada nos exercícios, se for o caso. Você ainda pode ter dor de cabeça, intestino desregulado, enjôo, ou melhor, tudo que você sente quando muda a alimentação. Já fez aquela viagem a Bahia e quis se jogar a comer como os baianos? Fez uma viagem de uma semana e no primeiro dia comeu acarajé, vatapá, muito óleo de dendê e nos outros dias passou no banheiro do hotel?! Pois é, o corpo não está acostumado.
Mas não será assim, calma! Tem pessoas que nem sentem nada disso e raramente alguém tem todos os sintomas da adaptação.
Ok, já te preparei psicologicamente? Então por favor não faça uma semana, se sentindo mal e depois vai dizer que Paleo/LCHF não é pra você como vejo por aí. Não seja um testador de dietas que tenta tudo, não se dedica a nada e se não ficar com o corpo da Juju Salimeni, Bella Falconi, Dany Betty Boop, Debs e outras musas em uma semana sem nem estudar e sem orientação profissional já saem dizendo que este estilo de vida não funciona pra você. Pelamor!
Continuando! Um fator importante que eu super recomendo, é não começar a Paleo sendo Paleo. Você viu a pirâmide dos alimentos Paleo no último post. E tudo gera muitas dúvidas e muitas mudanças. Então, comece LCHF, baixo carbo e alta gordura com proteínas adequadas em sua quantidade. Assim você se joga nos outros alimentos só focando no baixo carbo. Isso tem uma comportamental e psicológica importante. Siga sua fome. Como você comia muito açúcar nas suas mais variadas formas, você pode sentir uma abstinência. Sim! Como droga! E você pode ter mais vontade de doce ainda na primeira semana e ver até sua fome aumentar. Como seu corpo vai pedir o combustível que estava acostumado, ele pede na forma de fome. E se além de já estar se esforçando pra deixar o carbo baixo, ter que ter limite pra comer as outras coisas, isso acaba sendo uma receita de fracasso pra muita gente. E aí a chance de “dar ruim” aumenta. Então se te der fome coma. Com o tempo, já adaptado, tudo ficará mais fácil e você vai se “Paleotizando” e se preocupará mais com a qualidade dos alimentos que você está ingerindo. Mas de antemão, já sugiro que não coma na quantidade baixa de carbo que vá ingerir, grãos e não use óleo vegetal (Canola, de milho, de soja etc). Isso não influenciará tanto e já é de grande ajuda pra sua saúde e pro seu futuro “eu” Paleo.
E quanto de carbo? Siga a curva de Carbo de Mark Sisson do meu último post lembrando que quanto mais baixo, mais rápido você se adaptará até porque usará mais rápido o glicogênio (sua pequena reserva de carbo no seu corpo) e já começará o processo de usar a gordura.
Como saberá que está adaptado? Fácil. Some os sintomas ruins, se teve algum, volta sua energia e principalmente sua fome diminui. Seu corpo sai do estado de estresse de ter que contar com uma fonte externa de energia (carbos de sua alimentação) e ficará alimentado sempre que precisar porque ele tem suas reservas e já com acesso fácil pra utilizar. E agora a parte MAIS legal! Com seu corpo entrando em equilíbrio, com a fome controlada, ele vai começar a olhar a reserva de gordura e pensar “isso aí tá muito! Vou usar esse culote e barriga como fonte de energia” e você começa a emagrecer porque assim como o corpo regula sua temperatura, PH, quantidade de água etc, ele vai ajustar e buscar a homeostase para seu excesso de pesp e diminuir. Fechei com chave de ouro e você está com olhinhos brilhando e um sorriso na boca, não é mesmo? Haha
Claro que tem muitos detalhes e se você tem dificuldade em passar a primeira fase, é viciada em comida, tem o ciclo da culpa e tal, tenho um blog interinho pra você. Vai no sendopaleo.com e comece a ler tudo de baixo pra cima. Tem posts sobre tudo isso com mais detalhes, como vencer a compulsão, como estudar a Paleo e até comecei uma lista de Nutris Paleo que está num link na primeira página!
Um beijo e até o próximo Post!
Coach Teco Mendes

Categorias: Paleo,Fundamentos Paleo

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

27s Comentários

  1. Não senti os efeitos colaterais, se senti com algo tão pequeno que não lembro. Amando o estilo de vida paleo!

  2. Maria vitória

    Eu Tb passei superrr tranqüila pela adaptação . Já estou há 3 meses na paleo e felizzz da vida. Teco Mendes, esses dois posts estão top! Simples e esclarecedor . Bjs

  3. carol barreto

    Teco, duas dúvidas
    – pq mesmo seguindo uma dieta alta em carbos paleo como batata doce a compulsão continua? pelo fato da gordura estar muitas vezes alta? ela que controla a compulsão física não o fato do carbo ser paleo?
    – qual seria a proporção gordura/ proteína nas refeições? ou devemos nos limitar a gordura presente nas proteínas paleo? sem nos preocuparmos em adicionar óleo de coco, manteiga, etc?

    • coachtecomendes

      Oi! Vc está confundindo o papel da gordura. Ela não dá compulsão e sim saciedade. Sua compulsão melhorará com o contrário. Baixo carbo e alta gordura. Por isso chama LCHF. O fato do carbo ser Paleo não significa muito nesse sentido. Se vc mantiver seu corpo movido a carboidratos ele pedira pra vc comer. É uma fonte externa de energia ao invés de naturalmente usar suas reservas de gordura. Aí seu corpo sairá desse modo de estresse, sua fome e compulsão diminuirão. Verifique sobre cetose nutricional que é muito bom pra compulsão e ajudar na adaptação.

  4. carol barreto

    quis dizer “a compulsão muitas vezes continua pela gordura estar muitas vezes baixa ?”

    • coachtecomendes

      Compulsão contou principalmente por carbos altos. Com eles baixos a gordura tem que ser alta e proteínas adequadas. Vc não precisa sair adicionando gordura em tudo. As gorduras naturais das carnes, das gemas etc são ok já

      • carol barreto

        ok. muito obrigada
        então inserir carbos paleo não é pra todo mundo e nem pra toda hora e fase que o indivíduo se encontra.

  5. Liane Rodrigues

    Teco, amanho seu blog!!
    Informações claras, com embasamentos, divertidas, leitura agradabilíssima. Eu, meu maridão e meu casal de pré-adolescentes estamos há 2 meses neste estilo paleo de ser, e o q nos motivou foi a nossa Marina, já seguíamos lc, mas ela parou de perder peso. Iniciamos a dieta paleo e ela voltou a perder medidas!! Nada fácil tratando-se de pré-adolescente, após retirarmos os industrializados nos sobrau pouco, tratando-se de cardápio para esta idade, aí a imaginação teve q criar asas e buscar muitas infirmações. Sou Pediatra e tenho diariamente quebrado muitas barreiras das informações adquiridas anteriormente. Mas seguimos firmes no propósito, e após um estudo mais qplicado, quem sabe disseminar este estilo paleo de ser aos meus pequenos pacientes e suas famílias!?? Obrigada pelo seu blog mara!!

    • coachtecomendes

      Muito obrigado, querida! É isso aí. Aos poucos vamos paleotizar o mundo. ❤️

  6. Olá!!Tudo bem?
    Estou começando a dieta, lendo muito e aprendendo com vcs. Sempre quando vou falar da dieta para alguém, acabo ouvindo que é a mesma coisa que a Atkins. Li algumas coisas, vi algumas diferenças, mas só tem textos em inglês. Vc poderia fazer um post sobre Paleo vs Atkins! Seria interessante! Beijos!!!!

    • coachtecomendes

      Oi Fernanda, não farei post porque a resposta é simples. O foco da Atkins original é o emagrecimento através do baixo consumo de carboidrato. Não importa a origem. Tanto que eu sei até hoje que um big mac tem 35g de carbo porque na Atkins eu poderia ficar sem comer carbo o dia inteiro e a noite comer um Big Marc e uma coca zero. Você já deve ter percebido que isso é bem diferente do modo de vida Paleo que foca no tipo de comida. Não se come grãos, margarina, processados açucar etc. Então acaba sendo um foco muito mais em saúde com os últimos estudos científicos. O que confunde algumas pessoas é ambas as dietas terem a gordura saturada vistas com bons olhos. Mas elas são parecidas apenas num primeiro instante.
      Bjo

  7. Teco onde está esse post que você mencionou :
    “Siga a curva de Carbo de Mark Sisson do meu último post lembrando que quanto mais baixo…”

    • coachtecomendes

      Sorry.. Está no post “Usando a gordura como fonte de energia”

  8. Boa Tarde Teco!
    Quando descobri a Paleo achei o máximo e em novembro do ano passado comecei,mas sempre me dá muita dor de cabeça,enjoo,dores na barriga e a terrível constipação que só melhoram quando eu saio da paleo … E infelizmente, sempre caio na tentação,não resisto perante um doce ou um bolo … Logo,não consigo emagrecer e muito menos ser 100% paleo durante os 7 dias da semana … Gostaria de algumas dicas.

    • Coach Teco Mendes

      A dica é ler o blog inteiro que você não leu! É de tudo isso que falo! bjo

  9. Oi , estou adaptando a paleo/ low carb a quase um mês , no geral tá tranquilo , somente o intestino que ta travando muito , uso kefir todos os dias , como muito vegetal e folhas , é normal ? tem alguma dica ? Melhor blog , devorando !!

    • Coach Teco Mendes

      Oi Michelle! Já falei sobre isso aqui. É o sintoma mais comum de todos e vai melhorar. A receita pea mesma de sempre.Muita agua e saladas. Vai melhorar!

  10. Conceito da sabedoria convencional de que a fibra deve vir dos grãos e farelos
    é muito disseminado pela indústria para promover barrinhas de cereal
    e biscoitos cheio de carboidratos e outras bruxarias,
    mas a necessidade de fibras pode ser super bem atendida comendo
    boas quantidades de vegetais.

Política de Privacidade
X