Usando a gordura como fonte de energia! Mais um pseudo Post

eggs-and-bacon_2712521b

Hello Friends!!

Como vocês lembram eu tenho uma coluna em um site bomcorpo.com.br e para divulgar também para vocês, irei sempre colocá-lo aqui também. Lembrando que ele pode ter conteúdos básicos e técnicos que talvez vocês já conheçam mas sempre vale relembrar. Então fica calmo e vem comigo.

Hello Friends!!

Então você já ouviu e tem  ouvido falar sobre o modo de vida Paleo/LCHF , entendeu de onde surgiu o mito que gordura faz mal pra saúde no meu último Post, já está vendo cada vez mais reportagens com estudos reforçando este fato e está pensando: “Ok, quero testar! Quero ver se funciona pra mim e minha performance na academia será boa.”. Ótimo! E espero que funcione pra você, porque como já disse, nós humanos evoluímos para usar gordura como fonte de energia e se você não se adaptar muito a isso, talvez você não seja humano! Se bem que esse site é de Maromba e “Mutante”, “Monstro”, “Animal” é elogio! haha. Brincadeiras a parte, vamos em frente.

Time 12_06_2014 844_capa_home

Em primeiro lugar, vamos falar dos Macro Nutrientes, aqueles que tem calorias, que são Gorduras, Proteínas e Carboidratos. Ser um queimador de gordura não é apenas acrescentar gorduras boas. E por gordura boa não entenda margarina, óleo Canola, de milho  etc Pelamor! Gordura boa é azeite, óleo de coco, de abacate, manteiga, queijos, gordura animal! E isso inclui bacon e toda pele de frango e gema de ovo que um dia você já jogou fora. O mais importante é ter o controle muito grande dos carboidratos ingeridos. Se você ingerí-los em uma quantidade grande (digamos, acima de 150g/dia) seu corpo continuará sem o equilíbrio hormonal adequado e continuará dando preferência ao caminho enzimático para usar o carbo como principal fonte de energia e não a gordura. E um fato importante é que ele usará o carboidrato não porque ele prefere, como você pensava, mas porque glicose/açúcar no sangue é tóxico acima do máximo desejado (que é tipo uma colher para o corpo inteiro) e tem que se livrar disso com prioridade e, se seu pequeno estoque de glicogênio já estiver cheio, vai pras reservas praticamente infinitas de gordurinhas do seu corpo.

Então, repetindo, mais importante que colocar gordura (ou perder o medo delas) na alimentação, é baixar o nível de consumo de carbos. Com isso o corpo vai começar a usar essa gordura como fonte de energia e o caminho enzimático vai mudar. Seu corpo passará de um queimador de carbo, e assim funcionando com alta demanda de insulima (o hormônio que entre outras coisas regula a quantidade de açúcar no sangue e estocagem de gordura), para um queimador de gordura com baixa demanda de insulina e com o caminho enzimático agora adequado com fácil acesso às suas próprias reservas .

Tá fácil? Mas agora que vem o nabo (nabo é paleo). Isso não acontece da noite pro dia. É todo um processo de adaptação do corpo que estava há anos usando o combustível que não foi feito pra usar. O corpo leva em média 3 semanas para se adaptar. São 3 semanas em que ele pedirá carbo e você não vai dar. E efeitos colaterais surgirão. É como abstinência de quem larga uma droga (é como ou é exatamente isso?). Então vamos a lista de sintomas. Você pode ter dor de cabeça, enjôo, ficar meio aereo (mental fog), sono e cansaço, compulsão por açúcar, fome e claro, seu intestino vai reclamar com diarreia ou prisão de ventre. A boa notícia é que você não terá todos eles, claro. A má é que provavelmente terá algum em menor ou maior grau. E conforme vai passando o tempo vai ficando melhor.. E depois? Só alegria! Pensamento afiado, disposição, controle muito grande de compulsão, se sente alimentado o tempo inteiro porque o corpo tem acesso fácil a energia das reservas de gordura com o novo caminho enzimático e não depende mais de uma fonte externa de energia (carbo) .E vários outros benefícios para a saúde que não estava otimizada e você não percebia como o estresse e inflamação crônica que você provavelmente tinha. Você está se alimentando como foi feito para se alimentar em termos de fonte de energia.

Mas quão baixo são esses carbos pra fazer essa transição? Eu recomendo bem baixo mesmo. Menos de 50g ao dia para acelerar o processo e seu corpo produzir corpos cetônicos para ajudar. Aliás, Cetose Nutricional , como é chamado quando o corpo produz corpos cetônicos para numa situação de ingestão restrita de carbos é extremamente natural, benéfica e usada terapeuticamente em diversas condições como Alzheimer, Mal de Parkson, Cancer, Bi-polaridade etc. Você não precisa estar em cetose para se adaptar ou para ser Paleo/LCHF, mas muitos preferem estar porque se sentem super bem. Mas esse assunto merece um post dedicado.

Carb_Curve_x

De acordo com Mark Sisson, geralmente com menos de 50g de carbo você fica em cetose, de 50g-100g é o ideal para perda de peso onde o corpo poderá a voltar a regular o quanto de reserva de gordura você precisa ter e não ficar acumulando “sempre” como era num estado de insulina alta por excesso de carbo (e também assim como regula sua quantidade de água, PH, temperatura etc), de 100g-150g é manutenção de peso e acima de 150g você começa a engordar.

Mas o que comer? E as proteínas? E as gorduras? E o que pode ou o que não pode. Eu sempre recomendo não pensar nisso agora. Você já está com muito na cabeça contando carbos (use app no seu smartphone como myfitnesspal ou fatsecret) e lidando com os possíveis efeitos colaterais. Relaxa e siga sua fome com tudo mais. Seu foco é só se adaptar e nada mais. Só conte os carbos e segure firme. Claro que todo o resto importa, mas seguir sua fome sempre é um ótimo indicador e mesmo após a adaptação você vai sentir o corpo regulando através da fome que diminui. É assim que ele funciona e sem a necessidade de carbo de fonte externa, ele não irá catabolizar usando massa magra para produzir carboidratos. Sua necessidade diária de carbo passará de média de 120g para funcionamento do cérebro e outros tecidos como esquelético e cardíaco para cerca de 50g com a nova bioquímica do corpo. E isso ele produzirá usando aminoácidos de sua alimentação mesmo que você consuma zero carbo num processo chamado gluconeogeneses. Isso mesmo! Sem precisar mais comer de 3 em 3 horas! Parece tudo muito “louco” e até impossível. Pois é! Mais louco ainda é imaginar que era pra sempre ser assim antes do medo de gordura ter sido instalado. Enfim, estude! No meu blog sendopaleo.com tem referências de livros e outros blogs técnicos. Consulte um nutricionista (PALEO!), um médico (PALEO!) e eu também estarei sempre disponível para ajudar neste mundo novo de mais de 2.6 milhões de anos. E quando você desanimar pensando sobre as 3 semanas de adaptação, imagine o que isso significa comparado com o resto de sua vida!

Uma abraço e até mês que vem

Teco

Bônus para os leitores do Blog!

Um video com uma entrevista legendada com Willian Davis de 5 Minutos pq sei que você não assistiu o video anterior!

Categorias: Fundamentos Paleo,Paleo

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

35s Comentários

  1. Essa frase me confundiu (será pela insônia?)
    “E um fato importante é que ele usará a gordura não porque ele prefere, como você pensava, mas porque glicose/açúcar no sangue é tóxico acima do máximo desejado (que é tipo uma colher para o corpo inteiro) e tem que se livrar disso com prioridade e, se seu pequeno estoque de glicogênio já estiver cheio, vai pras reservas praticamente infinitas de gordurinhas do seu corpo.”
    Ali no início não seria “ele usará o carbo não porque ele prefere… Mas porque glisoce/ açúcar é tóxico”.
    Nem acabei de ler, mas empaquei aí.
    Vou terminar e já volto.

      • Ah, que bom, sinal que não estou maluca. =P
        Fiquei muito na dúvida se EU não estava com problema de interpretação.
        Obrigada!

  2. Amei! ❤️Bem explicadinho! Rs. E quanto ao vídeo,vou ver todo porque o último eu também vi todo! Hahaha
    Parabéns Teco! Ótimo post! Bjs

  3. Emeli Daroit

    Muito bom Coach!
    Sim, eu já sabia tudo isso, mas não custa nada reler, especialmente quando se está no início do processo ;)! E pra começar mais uma semana então!!

  4. Sensacional!! Amei a entrevista no final!!! Esclarecedor como sempre!!!! abraços

  5. Muito bom o texto! Minha principal dúvida é em ralcação a quantidades… consumir de 50-100g de carboidrato por dia ja é considerada uma quantidade paleo ou só abaixo de 50? E gordura tambem tem uma quantidade meio que definida?

    • coachtecomendes

      Sua dúvida é complexa! Paleo é comer comida de verdade. Vc está falando de Lchf. 50-100g É sim lchf, menos é vlchf se buscando cetose. Com isso definido, mais a definição da quantidade de proteína que pode ser até 2,5g por peso corporal se vc treina bastante, o resto é gordura até completar suas necessidades de calorias. E pode ter um déficit nas gorduras caso o foco seja emagrecer. Isso tudo chama-se cálculo de macronutrientes. A forma mais fácil é seguir seu corpo e sua fome com os alimentos permitidos. 😉

  6. Confesso que ñ estou usando o app me deu preguiça ,mais tenho muita atençao nos carbos rotulos … E graças a Deus o pior passou ! Primeira semana, fraqueza dor de cabeça e lerda aff o pior maratona de trab sendo que o corpo ñ ia e a cabeça ñ funcionava kkk

  7. Rhuana Mafra

    Estou amando seus post’s
    Continua nesse ritmo! Uhuuuul
    Um beijao querido

  8. Ester Lozano

    Ola querido, gostaria de saber se pra quem quer alem da alimentação para vida toda, perder uns kilos tipo 6, e muita gordura corporal, tipo tenho 30% e quero uns 22%, quanto de carbos preciso ingerir e se para perder gordura tenho que ficar em cetose, obrigado

    • coachtecomendes

      Oi.. Não precisa ficar em cetose pra perder gordura. Só foque em comer comida de verdade e alimentos Paleos e deixe seu corpo regular o resto ☺️

  9. Teco, socorro! Estudo e pratico a paleo/LCHF há 10 meses…só que de 2 meses pra cá venho sentindo que estou engordando! To desesperada….não sei como lidar. Como só comida de verdade, sem glúten,não bebo, chocolate só 70% pra cima, mas eu sempre repito salada, verdura…pode ser isso? E proteína? A única coisa que inseri foi cafe a prova de balas 3x ao dia. O que vc acha???

    • Teco, parabéns pelo site. Excelente! Tenho a messssmíssima dúvida da Paula. Só não incluí o café. Ajude-nos, por favor. Obrigada.

      • coachtecomendes

        Oi Patrícia! Obrigado por gostar do Blog. Acho que sua resposta está num post mais a frente sobre se é preciso disciplina na Paleo! Dê uma olhada. Bjo

  10. Teco, fiz duas semanas de lchf e até achei que pudesse estar em cetose (fiquei tão feliz, tão disposta, tão sem fome…). Bom, no 13º dia, comi 2 fatias de bolo com recheio e, desde então, parece que eu me desequilibrei. A fome não passa! O que aconteceu e porque é tão difícil voltar? Obrigada!!

    • coachtecomendes

      É sempre difícil voltar Pq vc recomeça com uma sensação recente de fracasso e seu psicológico já entra pra recomeçar com a autoestima abalada por isso. Leia Meus Posts pra entender que é normal e tem que dar a volta por cima. Em duas semanas vc não estava provavelmente cetoadaptada e seu corpo louco por carbo. Aí essa fome. Sacode a poeira e comece de novo com a lição aprendida. Cair faz parte e levantar é arte.

  11. Michelle Carvalho

    Maravilhosoooo esse post e o video inclusive. Seus posts são como conversa de amigos, mt esclarecedores e motivadores. Amooo mesmo, ler esse blog, pq me esclarece e me ajuda a continuar quando a compulsão quer me dominar(medo) rs. PARABÉNS!

    • coachtecomendes

      Obrigado, querida! Fico muito feliz quando param aqui pra me deixar carinho ❤️

  12. Lais Bittencourt

    Excelente, como sempre!
    Tudo faz tanto sentido..
    E tem muita gente que questiona esse meu novo estilo de vida!
    Não consigo entender as dúvidas das pessoas rs É uma briga diária aqui em casa.. De um lado, eu comendo todas as gorduras e de outro, meus pais comendo todas as gorduras + trigo + açúcar.. Já tentei de tudo pra ajudá-los a enxergar o que estão fazendo com a própria saúde, que estão obesos.. Eles acham que é da idade, toda pessoa acima dos 55 anos fica gorda. E eles tem o agravante de serem MUITO compulsivos.. Eu quase morro!!!!! Se compram um pacote de 1kg de amendoim, esse 1kg é comido no mesmo dia. Pote de sorvete é a mesma coisa, e por aí vai! Sempre desisto da discussão.. Como mudar, ou iluminar, a cabeça de pessoas mais velhas que não conseguem ver o mal que estão fazendo a si mesmos? É tão ruim ver pessoas que amamos cegas pela compulsão e viciadas por comida 🙁

  13. Oi Teco, sou nova por aqui, mas já li seu blog todo, e queria comentar que gostei muito do post sobre a cetose. Estava com duvidas, e não tinha achado orientação…
    Estou começando na paleo por conta própria, mas o cai e levanta desanima um pouco mesmo… Mas aí li agorinha a pouco o post sobre disciplina, e tambem ajudou muito!!! Obrigada pelo seu trabalho sempre tão assertivo, hehehe.
    Grande beijo!!!

    • coachtecomendes

      Muito obrigado por vir aqui dizer isso, querida! ❤️

  14. Olá, Teco! Tudo bem?
    Primeiro gostaria de dizer aqui que, como qualquer outro ser humano que se disponha a lê-lo, estou ADORANDO seu blog!
    O jeito como vc escreve é máximo e as ideias ficam muito mais claras pra quem tá estudando a paleo e tentando aplicá-la.
    Estou lendo “Barriga de Trigo” e já comprei “A energia paleo”, que virá de Portugal pra me ensinar e estimular. Rsrsrs
    Só que já queria tentar começar a dieta e surgiu uma dúvida (até por causa de um blog que eu visitei esses dias): os valores de carbo que vc menciona são carbos totais ou carbos líquidos (descontadas as fibras dos alimentos)? Eu baixei o app Fat Secret e o blog a que me referi dizia que os valores eram de carbos líquidos. Tenho medo de acabar comendo mais carbos do que o necessario, caso não me utilize da regra correta. É isso mesmo???
    Obrigada por existir!!!! Rsrsr
    Beijos.

    • coachtecomendes

      Haha Obrigado, querida! Comprei 2 livros Energia Paleo pra sortear pq o povo está muito preguiçoso e não compra o melhor livro só pq vem de Portugal! rs Sobre Carbos totais e liquidos eu não me preocupo com isso, pq são muitas variáveis desde a necessidade individual de cada um, informações corretas dos app (vc vai ver informações conflitantes), esquecer de contabilizar algo etc. Então, mesmo que o correto seja os Carbos liquidos, considerar os carbos totais te deixa com uma margem de segurança. 😉
      Bjo

  15. Vc descreveu exatamente o que senti nesse período de adaptação 😉
    obs: eu assisti o vídeo sim! kkkkkk 😛

X