Como estudar a Paleo – Separando o Joio do Trigo PARTE 1

caveman-computer

Hello Friends!!

Primeiramente, eu sei que você já usou essa expressão e como eu não sabe o que é joio! Quer dizer, agora eu sei que fui no Google. E ir no Google é a uma forma de procurar informações confiáveis sobre a Paleo? Let’s talk about that!

Jack

A INTERNET

Hoje em dia, claro que ir para a internet é o caminho mais comum, fácil e viável. Ir para internet é ir pro mundo. Todos autores estão lá de alguma forma. Os estudos estão lá, as pessoas estão lá, os livros você dá download da internet, os fóruns de discussão, redes sociais e blogs do assunto estão lá. E mais importante, meu blog sendopaleo.com está lá. Menos esse post que eu estou escrevendo que ainda não está. Mas se você está lendo é porque já está lá, quer dizer, aí. Xi..Me perdi 🙁

Maaaas como no mundo real, o mundo virtual tem de tudo!! Eu já li e você já leu muita besteira! E o pior, não importa a fonte! Com a velocidade da informação, as notícias não saem no dia seguinte com muito tempo para serem checadas como eram com o jornal impresso (existe ainda isso?). É uma briga pra quem publica mais rápido porque as pessoas vão compartilhar uma notícia nas redes sociais e tem mais chances de quem deu o furo de reportagem ficar com mais visibilidade e o site receberá mais cliques e isso é vendido para os anunciantes mais caro porque tem mais visitas. Essa semana eu repostei no meu Facebook uma notícia que o ator Jack Nicholson estava com Alzheimer e sem memória. De onde era? Do Estadão na capa do UOL! Era verdade? Não! Fóm Fóm Fóóóómmmmm!!

E quem na internet são as melhores fontes de estudo?

Bem, primeiro tem as fontes. As pessoas que vão “lá estudar”ciência. Eles analisam e tiram conclusões e postam sua visão dos resultados. Eles vivem disso. A profissão deles é serem PALEO/LCHF/KETO . São autores, ganham dinheiro com livros, Blogs, Palestras, Consultas, Cursos, Workshops, Simpósios etc. Vivem e respiram Paleo full time. Exemplos Mark Sisson, Kriss Cresser, Lorain Cordain, Robb Wolf, Nora GedGaudas, Jimmy Moore, Willian Davis, Gary Taubes etc.

Eles estudam tudo e tem seu jeito de pensar sobre cada faceta do assunto, seus fãs e seguidores (volto a falar sobre isso mais pra frente).

Tem também os menores que estão começando, blogs que juntam informações da Paleo mas não foram eles quem escreveram os artigos, Paleos que não são 100%  dedicados como o Tom Naughton que fez o documentário Fat Head, tem um Blog bacana mas continua sendo programador de computador e até também quem surfa na onda dos grandes, como uma garota chamada Laura que tem um Blog, que ainda estuda nutrição e trabalha com o Chris Kresser. Ela grava Podcasts com convidados pro blog dele e vai ter em breve seu lugar ao sol.

E os específicos! São aqueles que se especializam mais ainda. Tem Blogs e livros sobre Dieta Cetogênica, sobre Jejum Intermitente, sobre Paleo para vegetarianos e veganos, Paleo para atletas, Paleo para Grávidas e mães, Paleo para mulheres (desse aqui vou voltar a falar).

E como eu acho essa turma?

Hoje estou colocando vários topicozinhos pra ficar bonitinho.

Elas são destaques. Se você procurar a lista dos livros mais vendidos sobre os assuntos, são deles. Se digita Paleo no Google, são eles que aparecem. E uma coisa leva a outra. Eu sigo um bando de gente no Twitter sobre o assunto. Entrei no Twitter do Dr Souto, vi quem ele seguia e segui todo mundo! Aeeeeeeeee!!!

Aí em uma palestra que você está assistindo no Youtube você vê uma pessoa ao lado dos grandes e não sabe quem é mas gosta da linha dele então vai ouvir o que ele tem a dizer também.

Se você colocar no Google “Lista dos maiores Blogs Paleo” no Google aparece também, as vezes meio tendenciosa mas está lá.

Aí você começa a estudar

Vai lendo tudo, vários livros, entendendo os conceitos, o que tem por trás, pode até fazer curso para se certificar como Primal Expert como eu fiz, vai estudando e estudando. Aí tem um momento meio mágico. Você começa a formar uma base pessoal. Baseada no que, entre tantas informações,  é mais alinhado no que você acha correto depois de tanto estudo, depois de tanta informação. Você começa a fazer um contexto na sua cabeça e a separar o Joio do Trigo. Você começa a perceber quando faz sentido ou quando há algo por trás. Quando a sardinha está sendo puxada pra um lado. Todos temos valores, todos temos nossas crenças e por consequência, todos temos uma linha que acreditamos em que “fazemos caber” as informações e ciência que encontramos pela frente através de entre outras coisas, interpretações.

Por exemplo, o Paleo Vegetariano vai te falar que tem evidências científicas que não precisam de carne para ter o máximo da saúde Paleo. O Paleo Cetogênico como o Jimmy Moore vai falar que períodos longuíssimos de Cetose é o modo de ser. O Blog Paleo Para Mulheres (fiquei conhecendo esse hoje) vai querer achar sempre diferença entre os gêneros até pra justificar a existência de um blog com um tema como esse.

science

Mas não é tudo ciência? Não deveriam falar a mesma língua?

Ihhh meu fílioo!! Vai sonhando!! A ciência muda, a ciência tem interpretações, muita ciência é mal feita e bem divulgada, tem falta de ciência vendida como ciência que é a história do medo de gordura explicado no Post anterior. Não é bolinho não! Muito menos bolinho de caneca cetogênico 2:20min no microondas não!

Um Exemplo, em 1988 eu fui fazer um curso de mergulho. Aquele com tanque de ar comprimido e tal. Ia de carro pro curso toda noite e.. Dá pra parar de tentar calcular minha idade? Só pq sou bonito não significa que sou novo. Pareço novo pq sou Paleo. 😛 Voltando, no curso você aprende sobre uma tabela de descompressão. Se você vai até uma determinada profundidade, você não pode subir direto. Tem uma tabela que você segue e vai parando em umas determinadas profundidades e a tabela mostra quais são elas e quanto tempo fica. Se subir direto você morre por mais que tenha visto isso em filmes (que também não é uma boa fonte de estudos nem de ciência. Desculpe te contar mas o Superman não existe e é tudo truque). Só que neste ano de 1988 estavam mudando a tabela. Mas fizeram errado? Não calcularam certinho? Não foi testado antes? Foi. Mas ciência é igual um computador. Ela processa os dados que você dá. A tabela foi feita na época com o Fuzileiros Navais Americanos. Jovens de 18-20 anos mega atléticos. Só que mesmo a ciência estando certa, não consideraram que isso não serviria para a população comum.

Outro exemplo mais do nosso meio. Quem lembra do estudo que saiu há uns quatro anos que pegaram dois macacos gêmeos e um com restrição calórica parecia muito mais novo, sem doenças etc e tal? Foi um fuzuê e ainda é! Está em vários blogs e sim, eu acredito nos benefícios da restrição calórica para saúde através de Jejum Intermitente. Maaaaaaaaasss uma notícia que li uns tempos depois e que não foi nem de longe divulgada, foi que teve um detalhes. Um teve restrição de cerca de 30% das calorias, se não me engano, o outro não tinha a quantidade correta e sim era liberado pra comer a vontade. Vish.. Restrição calórica é saudável ou comer a vontade adoece e envelhece? Ciência.

Mas tem uma base fundamental a todos, senão não teriam definição de Paleo

Ninguém vai falar que comer pão Francês é saudável, fora a revista Exame (coloquei no meu Insta essa semana). Mas são tantos detalhes! Tantos! Uns falam pra não comer laticínios, outros que não. Uns liberam comer um doce de vez em quando, outros (vc sabe bem quem sou) diz pra você parar de gostar do que te faz mal. Uns falam pra fazer jejum intermitente, outros pra comer no pré treino e pós treino. Uns falam pra respeitar a fome, outros que tem que tomar o café da manhã religiosamente que é muito importante (Sim, Paleo e cetogênica essa especialista). Uns falam  pra fazer whole30 , outros para começar LCHF e ir se paleotizando devagar (eu de novo!), Uns falam pra fugir de todos grãos, outros falam que arroz se cozido de uma certa forma pode comer. Uns falam pra fazer HIIT uma vez por semana e outros quatro vezes etc etc.

Mas aí você analisa algumas coisas com base no conhecimento que já formou alinhada com suas crenças e valores. Eu olho e penso sempre: Faz sentido do ponto de vista evolucionário? Era assim antes da agricultura? Quando comecei a estudar o Jejum, eu super fui de coração aberto porque faz sentido que em algumas épocas antes da agricultura e existência de cidades, faltava caça, faltavam vegetais embaixo da neve espessa de algumas regiões no inverno. Se num lindo dia de sol um vulcão nas redondezas desse uma tremida, meu ancestral ia passar perrengue porque todos animais saíram correndo. E bóra levantar acampamento e caminhar, e não tinha boteco na esquina pra comprar aqueles torresmos peludos para levar na viagem. Então ok. De cara está alinhado comigo. Agora sim vamos estudar mais esse assunto, pq se não está, nem perco tempo.

Então descobri que pros Paleos as frutas são Berries, coco e abacate e algumas outras. Mas pépépéraí! Quer dizer que pra justificar o jejum usamos a análise de nossos ancestrais sobre o estilo de vida e agora eu não posso comer uva pq tem muito açúcar? Essa é a justificativa? E se no meio da caminhada em jejum ele acha uma macieira? Meu ancestral vai comer 15! Aí, como já gostava dos autores, mandei a pergunta no Blog do Tom do documentário FatHead e ele explicou que as frutas de antigamente não existem mais. Que por cruzamento para agradar o paladar das pessoas foram ficando extremamente doces. Foram cruzando e manipulando por muitos e muitos anos na agricultura. Aaaaahh Tendi! 🙂 Fui estudar mais e descobri que há pouco tempo, lá por 1800 as bananas eram roxas. Nem a cor é a mesma! Tudo bem ter uma linha de raciocínio para uma coisa (Meu ancestral comia queijo?) E usar conhecimento mesmo tendo a resposta para tomar uma decisão. (Queijo é gordura animal e pode ser praticamente sem lactose. Vou comer então).

Calma que tem mais! Fora isso, Paleo são pessoas. E pessoas são pessoas. Tendeu?rs Pois é, ego, orgulho, dinheiro etc. Tem muita coisa em jogo. Você acha que um autor badalado vai falar: ” é verdade, o outro fulano tá certo. Errei” facilmente? Ou então não falar mais nada de novo pq tudo já foi falado sobre a Paleo e o livro dele vai ser mais do mesmo? Ou então você vê um artigo falando da importância de um certo mineral na alimentação e como o homem moderno tem deficiência porque o solo está esgotado e tal e de repente você vê que ele tem uma linha de suplementos a venda? ($$$).

Não é pra sair correndo. É pra colocar filtros. Questionar sempre. mas com base. E se eu questiono? Todos e tudo e o tempo todo desde sempre! Um questionamento saudável e respeitoso, claro! Mas não aceito nada de graça e muitos blogueiros também não. Vc viu que a ciência pode ser interpretada, que a fonte tem que ser considerada, que até o $, ego e vaidade também.

learnEnglish 

Tudo muito lindo, mas não falo inglês.

Se você não fala inglês, precisa saber que a coisa mais importante num mundo globalizado é saber e dominar a lingua da terra da Rainha, mesmo com sotaque da terra do tio Sam. A limitação é tremenda! Não importa se você gosta ou não. É importante e até Dr Souto já postou sobre isso e listou livros Paleo em espanhol pra ver se as pessoas conseguem se virar. A literatura, os Blogs, os videos no youtube os simpósios são todos em inglês. Não adianta. Aqui tínhamos a Dieta de Nossos Ancestrais, em 2013 saiu Barriga de Trigo, em 2014 A Dieta da Mente e em Dezembro do mesmo ano Por que Engordamos (…). É muito ou é pouco? Em termos de conhecer um novo estilo é ok. Você pode ler só um deles. Mas se surgirem dúvidas a coisa vai apertar. Terá que ser fiel a ele e ignorar qualquer coisa diferente. O Livro a Dieta da Mente sugere começar com um Jejum, eu sugiro que jejum seja feito só depois de bem adaptado a usar as gorduras de nossas reservas como fonte de energia quando períodos longos entre uma refeição e outra sejam naturais e aí fazer um jejunzinho que é mega saudável , só que sem sofrer.

Você vai contra o Dr Perlmutter que é PHD, rico e famoso? Vou, ué. E praticamente assim com todos e seria bacana que você fosse assim também. Senso crítico aguçado. Vou até contra uns poucos conceitos do Mark Sisson do The Primal Blueprint . (Tem em Portugal como A Energia Paleo e mandam pro Brasil e é o melhor livro). O Mark é 10 e é o Herói do Dr Souto, segundo ele próprio.

Tem também bloggers nacionais como o Hilton, Dr Souto e o Caio do Primal Brasil que fazem um mega serviço bacana em português. O Hilton traduz artigos e legenda videos. Vai vendo o trampo. E o último post dele é sobre jejum para mulheres, Ahhh pronto!

social-networking

Aí vem o modo de estudo de muita gente.

Eu li num instagram que Bacon faz mal, eu li no Dr Souto que café com manteiga não quebra jejum, meu tio que é endocrinologista falou que essa Paleo é dieta da moda, tenho um grupo de whatsapp e tem um coach do Teco que está contando macros sendo que ele fala no blog que não precisa contar calorias, vi em outro insta que é ok ser Paleo 80% do tempo e me entupir de doce no fds porque a vida tem que ter equilíbrio (vou falar isso pra alguém que quiser largar o vício de fumar Crack:Mas não me vai largar tudo! Fuma umas pedrinhas de vez em quando! A vida é pra ser vivída). Achei a lista de alimentos permitidos e proibidos. Já tenho tudo que preciso. Ai meu Deus!!

E por causa disso estou aqui hoje, pra dar uma ajuda e pedir para não fazer essas coisas. Sua vida é muito importante para cuidar dela dessa forma. Os grupos de whatsapp e facebook tem muita gente bem intencionada, mas se os profissionais Paleos pudessem ficar lá orientando (lembrando que nem entre todos há consenso) ele não teria tempo de trabalhar. Então as vezes pode gerar mais dúvidas que certezas. Tem muito curioso que pega informação rápida, trechos de ideias, fora de contexto, sem o autor da ideia estar junto pra argumentar e defender. Ler livros, se especializar dá trabalho demais. Olha o que ouvi de uma Coachee essa semana. Estão preparados? Sentados? “Comecei a ler Barriga de trigo mas parei na metade. Muito chato. Muito papo de médico. Eu dei o livro. Mas 50 Tons de Cinza eu li os 3 e gostei”. 😀

haha Será que ela vai me me mandar uma mensagem me xingando? Calma Rejeane, não falei quem era! (haha Zueira de novo. Nome fictício)

Não fiquem decepcionados, ela fez o certo. Não quis estudar e pediu ajuda. Super ok , ainda bem!

Mas voltando as informações super confiáveis da Net. Hoje um blog traduziu para português um artigo do Blog americano “Paleo para Mulheres”. Uma seguidora de um instagram pessoal, mas fit, de uma garota que é uma fofa, mandou o artigo pra ela. Ela publicou trecho do artigo no insta. O Artigo dizia que estudos mostram que jejum prolongados são ok para homens mas podem até fazer mal para mulheres. E que Mark Sisson quando publicou falando bem desse estudo em 2010 e defendendo Jejum Intermitente, não se atentou direito. Aí o artigo continua falando forte e pesado sobre beleza estética e seu culto com uma pegada feminista, bem, o nome do blog já disse a que veio.

Não acaba aí. O artigo ainda reconhece que o Blog do Mark Sisson tem mais de 500.000 acessos/dia (pessoas, não páginas lidas) !! Mas ele se equivocou, e o certo ela. Mas ok, pode ser né?!

Não acabou não! Aí nos comentários quem enviou o artigo pra dona do Insta postar, começa a falar sobre que hoje em dia tem Nutricionistas passando dieta por fax, que fica todo mundo falando besteira nas redes sociais sobre Jejum Intermitente e tem até um Coach Paleo que recomenda Jejum Intermitente. Morri!!! rs Será que sou eu? Quantos de nós tem por aí? Já deram uma lida nos links acima do Banner deste meu Blog falando o que faz um Coach? Será que ela era nascida em 1997 quando li o primeiro de alguns livros sobre o assunto chamado”Jejum a Dieta Ideal” do Dr Allan Cott? São tantas questões!!

Aí ficam todos achando que o Jack Nicholson está com Alzheimer. Mas isso não faz mal, não prejudica ninguém. Mas e essas informações aleatórias soltas na internet e REPLICADAS por quem tem um monte de seguidores sem base crítica para julgar se faz sentido ou não?! Pronto! Já começa a aumentar o preconceito e falta de informação. Você leu meu post “Paleo é Dieta da Moda” e já sabe o mal que faz.

Só pra constar, quem postou no Blog não tem nada com isso. O artigo provavelmente está alinhado com as crenças dele, o Blog é dele e faz o que quiser. As vezes ele até quis postar uma visão diferente para discussão.

Mas vamos ver se aprendemos com esse post a estudar e aguçar nosso senso crítico sobre esse artigo?

Faz sentido em termos evolucionários? Se era natural dias de fome, falta de alimentos forçadamente, não evoluíram juntos? Acredito que podem sim ter diferenças na alimentação de alguma forma. Mas falta de comida é falta de comida. Ou se adapta ou fica pra trás com os Neandertais e são extintos.

A fonte é confiável? Nunca ouvi falar! Questiona o Mark Sisson que seria o primeiro a trazer mais detalhes sobre o estudo e tem uma equipe GRANDE que trabalha com ele para poder se diferenciar nesse assunto dos outros autores Paleo trazendo essa “novidade”. Se Mark respondeu, está junto o artigo dele com a resposta se posicionando ou é uma posição unilateral que com certeza ele teria algo a dizer?

A fonte tem interesse? O nome do blog é Paleo para Mulheres. Se não tiver diferença não tem Blog. Quanto mais diferenças “achar” mais blog tem.

Faz sentido com o que os outros Paleos falam, doutores, cientistas, PHDs, outros bloggers, autores ou alguma outra publicação que li a respeito? Não.

É informação de um estudo novo, recente e bem feito que valha a pena dar uma olhada.Lembre-se que  ciência é ciência. Não é.

Vou continuar a estudar isso ou não passou no teste inicial? Não passou e não perderei meu tempo. Obrigado. De nada.

Mas o pior que isso tudo não é importante sobre se é informação correta ou não. A forma de estudo, a falta de critério, de crítica, que importa mais. Que as redes sociais despertem a curiosidade para você estudar , ler um livro, 50 livros. E não ficarem nelas achando que está tudo lá!

E lembre-se, eu não estudei nem estudarei sobre mecânica de automóveis. Se quiser revisar meu carro eu contrato um profissional e o que ele me oriente sobre o que fazer. Se você não quiser estudar nutrição, coaching, Paleo, tudo bem, claro! Mas contrate alguém que estudou pelamor!! E também um Coach pra te ajudar! 😉

Bjo,

Teco

Em Tempo: Eu havia anunciado que o próximo Post seria sobre Disciplina, mas os eventos de hoje me fizeram estar aqui as 3:30h da madruga escrevendo! Vem no próximo.

 

Categorias: Fundamentos Paleo,Paleo

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

42s Comentários

  1. Adorei o texto! Vc sempre escrevendo sobre assuntos úteis de forma muito autêntica. Gosto muito dos seus textos. Parabéns!!!

  2. Oi Teo, gostei muito do post. Pesquisei bastante até começar a ceto adaptação. Te confesso q comecei achando q seria uma luta e coloquei na minha cabeça q poderia desistir a qualquer momento (coisa q nao gosto de fazer) sem me culpar,” pelo menos tentei”. Estou no quinto dia e muito surpresa! Estou me sentindo tão dona do meu corpo, das minhas vontades, da minha alimentação. To com vontade de coner doce? Sim! Mas a vontade passa rápido. Estou muito chocada, claro q estou no comecinho e ainda vou sentir um monte de vontades, mas estou muito surpresa com tudo de bom que estou sentindo, mesmo com tão pouco tempo . Obrigada pelas infos! Continue com os ótimos posts. :*

    • coachtecomendes

      Muito obrigado, querida e continue forte nos dias difíceis!

  3. Simone silva

    Bom dia coach ! E muita informaçao para confundir principalmente no insta,o melhor mesmo e procurar a informacao na fonte segura “ler o livro” sem preguiça

  4. Há! Pra que?! Sempreeeeee manda bem. AMEY DEZ MIL VEZES É POUCO! Cadê o curtir um bilhão pós post?
    Teco, mala ai, mas lá vou eu postar no meu insta trechos desse post.
    Fico de cara como algumas pessoas querem se promover a. Qualquer custo na internet.
    Primeiro são do frango com batata doce, ai o mercado já esta inflado por lá e desistem. Fazem “parceiros” ali, mas não dá rock.
    Descobrem a “paleo”, leem sobre e decidem “criar a própria dieta” ainda usando jargões que usamos e tem a cara linda de pau de falar mal do nosso estilo de vida e ainda falar que A NOSSA É A DIETA DA MODA.
    Francamente! A pessoa ta tentando ser moda há tempos, não consegue ganhar dinheiro com a faminha que conseguiu nas redes sociais, e para tentar ganhar fama resolve tacar pedra nas fontes que ela mesma estudou!!!!
    Ahhhh váá pra merda!!!
    Grrrrrrr….
    Ufa! Fiquei estressada com essa história toda e vc como sempre fez um post Mara sobre o assunto!:)
    Brigada como sempre

  5. Te contar… tô quase contratando um coach, não por preguiça de estudar sobre a dieta, até pq pesquiso muito sobre. Mas tenho muitas recaídas e estou numa fase muito complicada no controle de diabetes. O seus textos me ajudam muito, sempre lembro “não devo gostar do que me faz mal.” Continue, obrigada.

  6. É isso Teco! Estou aderindo agora, li seu blog inteiro e os principais livros em português, mas ainda tenho mtas dúvidas e esse monte de informação só nos confundi…agora terei a ajuda da Dany, ai fica fácil! 🙂
    Parabéns! Você tem uma forma incrivel de se expressar!

  7. Olá, vou começar o coaching em paleo com a dany dia 20/3, mas ja comecei meio que fazer uma adaptação, o que nao tem sido tao sofrido visto que tem mais ou menos 6 meses que so ingeria carbo ( 30g aveia) de manhã, no pre treino.

    Mas hoje fiz meu primeiro treino de musculação forte, e mesmo com um cafe da manha paleo/LCHF ( ovo, pao paleo, uma colher de iogurte integral com 1 colher de blueberry amassada com chia), depois do treino senti uma fome DESCOMUNAL. acabei que comi meio abacate, e mais uma colher de iogurte pq estava com muita muita muita fome.

    Minha pergunta é meio tola, mas sou iniciante, espero que vc não se importe: nessa dieta nao tem alimentação pos treino? nao posso treinar em jejum pq tenho tendencia a crise de hipoglicemina =/

  8. Hahahahaha… eu viii esse post q vc menciona… eu vi o comentario dessa seguidora que enviou a reportagem… coaches que fazem consultoria por aí… E não teve como não vir você na cabeça… fiquei com uma vontade de marcar vc no post, mas foi melhor ficar quietinha… e o mais engraçado é que a dona do Insta faz consultoria à distância também, ou fazia pelo menos… Irônico não?

  9. Muito legal teco, sempre leio seu blog, muito bom! Sempre me ajuda, principalmente quando estou fora dos eixos! Eu vi esse post e fiquei chocaaada! O JI que deixa minha cetose tao lindinha! A gente realmente se deixa levar por muita coisa que lê no insta! Agora, esse post que causou tanto foi traduzido e publicado por um dos blogs que temos como referencia que é o paleo diário. Como proceder? É muita informação :S
    E outra pergunta, não sou expert nem to perto disso, mas se o que nos faz engordar é um hormônio, não teria sentido o fato de que uma coisa que pode ser bom pra um homem pode não ser bom para uma mulher (já que os níveis de hormônios destes são muito diferentes)? Peço desculpas se falei besteira :X

    • coachtecomendes

      Oi Nina, engordar é outra história e o mecanismo é igual nos dois. O mesmo hormônio da mesma forma. Isso pelo menos todo mundo concorda. 🙂

      • hahahah ta certo então! Obrigada teco!! Vou continuar com meu JI 😛
        Beijoos!!

  10. Muuuito bom!

    O Dr. Souto sempre responde tbm. Adoro o site dele porque é muito técnico e com referências, e, como vc mesmo disse, é muito difícil admitir que estava errado e que o outro está certo, masss já vi Dr. Souto fazer isso algumas vezes!!
    Claro, ler direto da fonte é melhor, livros… Bem que poderiam traduzir o Good Calories Bad Calories, enquanto isso vai no “ingrês” mesmo! kkkk

    Agora, Tequinho, já falei aqui, seus posts são excelentes! São pra vida, tapa na cara pra acordar! kkkkkk Eu saí do insta por motivos pessoais rs, mas sinto muitaaaa falta dos seus posts! kkkkk

    Continue escrevendo… e não demore a postar again! 😀

    Bjos!!

    • coachtecomendes

      Da pra ver meu insta sem ter insta! Rs ! Obrigado, querida!

  11. Oi Teco
    Ontem vi esse post no insta da menina fofa e quase marquei você e minha coach Dany. Agora me depara com seu post hehehe. Sensacional.

    • coachtecomendes

      Não é mais fofa! Já fez escândalos no meu insta e parou de me seguir. Acho que não gostou do meu post Rs bjo

  12. Olá
    Gostaria de agradecer imensamente as informaçoes disponibilizadas sempre!
    Dificilmente pergunto algo, sempre que uma dúvida surge procuro por informações aqui e em muitos outros blogs, sites e livros. Suas indicações/informações são sempre eficazes!
    Acredito que o conhecimento e o autoconhecimento são a chave para uma vida longa, ativa e feliz.
    Meu respeito é muito grande por todas as pessoas que se dedicam a estudar algo especificamente/profundamente e assumem a responsabilidade de repassar essas horas de estudo. Muito obrigada por suas horas de estudo compartilhadas!
    Meus dias paleo desde de novembro de 2014 tem acelerado minha recuperação pós cirugia de joelho. Obrigada!

    • coachtecomendes

      Que bom, querida! Muito obrigado pelas palavras! ❤️

  13. Blogdajulis

    Teco coroa… Essa é boa! Passando pra registrar que eu vim ver de perto essa história de Paleo, de tanto que meus pacientes falam, e to adorando. Lá vou eu voltar a estudar bioquímica, fisiologia e nutrologia… Pra criar um ponto de vista também neh?! Não dá pra parar no tempo, você tem toda razão! Parabéns pelo post

  14. Aff Teco.. pq tão maravilhoso? rs
    Umas amigas fizeram um grupo no Whats e me pediram ajuda. Agora pensa, só pq sei um pouco mais não quer dizer q eu tenha condições de ajudar alguém… Mal me ajudo.
    A primeira coisa q falei foi: vá ler o sendopaleo. Sabe qtas vieram? Zero. Pq essas safadas querem ser “emagrecidas”. Fiquei puta e não falo mais nada, só posto fotos das minhas gostosuras. São só mais testemunhas.

    • coachtecomendes

      Isso! E se um dia vierem pra cá não vou deixar entrar! 😉

  15. Tequinho do meu coração e do meu saquinho de luz!!! Muito obrigada por disponibilizar seu tempo pra nos ajudar a melhor forma de estudarmos não apenas a paleo, mas podemos pegar sua experiencia pra qualquer assunto que nos interesse. Como pedagoga resolvi seguir a linha que tornasse meus alunos seres pensantes e não que aceitassem tudo que lhes é imposto sem contestar, ou ao menos duvidar. E sim, duvidar até dos maiores nomes, por que não? Entender como as coisas funcionam pra cada uma ade nós. Tenho profunda admiração pelo seu trabalho, principalmente por você se mostrar aberto 🙂
    muita gratidão por pessoas como vc e a Dany!
    Beijos, sucesso e muita luz!!!

    • coachtecomendes

      Muito obrigado, querida! Fiquei muito feliz com suas palavras! ❤️

  16. Guilherme Saad

    Muito bom post como sempre.

    Queria apenas fazer uma observação a respeito do jejum para homens x mulheres. Se imaginarmos como era na época dos nossos ancestrais, quando conseguiam caça ou uma árvore frutífera todos comiam, quando não, ninguém comia. Portanto não concordo que jejum para homens funciona e para mulheres não.

    Abs

  17. Olá Teco tudo bem?
    Estou no segundo dia paleo, e fico cheia de dúvidas das comidas, maionese se é pura gordura podemos ingerir me, que seja pouco? A falta de doce eh grande aí sempre comi uma cocada feita sem açúcar e com sucralose, será que podia adaptar a dieta?
    Se puder me ajudar agradeço.
    Abs

    • coachtecomendes

      Oi! Vc está fazendo a Paleo sem conhecimento básico! Nada disso é Paleo, mesmo vc adaptando o “Quão Paleo quer ser” como disse em outro post. E pela pergunta da cocada acho que vc ainda não leu o blog todo. Leia e pare de gostar do que te faz mal. Bjo

  18. E onde tem curso de coach paleo pra fazer? Eu sou nutricionista e gostaria de atender ou tentar e indicar esse estilo de vida.

    • Coach Teco Mendes

      Oi! Sugiro o “Primal Health Coach” do Mark Sisson. É só colocar no Google que vc acha. Mas é necessário inglês fluente. Não tem no Brasil.

  19. Feliz por estar no 4Mind e tê-lo como um dos meus coach <3 (verdadeiro privilégio)

  20. Feliz por estar no 4Mind e tê-lo como um dos meus coachs <3 (verdadeiro privilégio)

X