Como estudar a Paleo – Separando o Joio do Trigo PARTE 3

jason-friday-the-13-valentine-1024x1024

 

Hello Friends!!

Em homenagem ao Jason e a essa Sexta Feira 13 meu post volta quando você pensa que ele já havia morrido. Mas juro que tem coisas importantes ainda sobre estudo!

Falando só verdades

É preciso que você assista esse comercial da W/Brasil que é um dos mais premiados do mundo. Assista antes de continuar! É importante.

Entendeu? Eu explico mais. Você vê muita informação em redes sociais, artigos e revistas falando bem de toda e qualquer comida inclusive as que estudos recentes comprovam ser maléficas para a saúde. Aí, se um alimento é 50% bom e 50% veneno, este alimento é um veneno. Mas se você só vê a lista do que é bom, você vê 100% de benefícios porque você não tem a informação completa. Aí como o premiado comercial acima, você conta uma mentira falando só verdades. Então, quem está chegando agora fica perdido. Imagine uma receita de um bolinho protéico: Ele é vendido como 35g de proteína de alta qualidade, carboidrato de baixo índice glicêmico, sem conservantes e 100% natural. Bom, né? Ingredientes: Uma dose de whey, 100g de batata doce e 50g de cocô de gato. Pronto! Ué! Tá fazendo essa cara por que? Eu menti quando disse os benefícios desse bolinho? Leia de novo! Menti não! Agora troque o cocô de gato por vários ingredientes nocivos, conservantes, antinutrientes, glúten, ácido fítico etc.

Entendeu o tamanho do problema? Coloque no Google Os Benefícios do…. E coloque qualquer alimento. Você encontra lá!

post_soja beneficios-arroz-integral-dieta LIVRO-TRIGO-NA-DIETA-SAUDÁVELbecel

 

Então como faz? Você tem que manter a coerência da linha que você está estudando. Se é a linha Paleo/LCHF, você deve achar natural que outras linhas tenham opinião diferente e você pode até se dar o luxo de achar que são opiniões antigas e/ou desatualizadas, porque aqui todos nós já achamos um dia que um pão integral com margarina é saudável e creio que independente da linha que uma Nutri ou médico siga, ninguém mais recomenda isso. Mas tá lá no supermercado vendendo e muito.

Então, se você é corintiano, não vá perguntar a um palmeirense o que ele acha do time do Corinthians recém montado pelo novo técnico corintiano. Se é Flamenguista, não vá perguntar a um torcedor do Fluminense se o jogo Fla 1 x 0 Flu foi bonito e justo. Cada um puxa a sardinha pro seu lado.

Siga o Mestre

No meio de tanta informação e desinformação, você tem que manter a coerência de alguém que está há mais tempo. Se você estuda livros e artigos, com o tempo você vai alinhar seu ponto de vista , seu equilíbrio com algum autor. Aí não precisa ficar procurando muito. Vá ler o que seu autor preferido tem a dizer sobre o assunto. Se o tema é relevante, eles já disseram alguma coisa sobre sua dúvida. Pode ter certeza. Os EUA já estão há muito mais tempo na onda Paleo e a discussão tem mais tempo. Meu Mestre é o Mark Sisson, como já disse aqui. Tá vendo como também puxo a sardinha pra esse lado? Sardinha natural e não no óleo vegetal como tem por aí.

Se está orientada por um profissional, siga seu Nutricionista. Ele fez sua linha para seguir dentro dos detalhes e zonas de discussão da Paleo e com certeza esclarece dúvidas que você possa ter. O mesmo se só quiser ler um livro como disse. Se ler o Lauren Cordain, você não vai comer latícinios. Ok. Não coma então que também estará feliz.

Tudo isso para você não misturar alhos com bugalhos. Alhos são Paleo e Bugalhos não são. Não seja espertinho de comer um sanduíche de Bacon com Pão integral e se achar que está criando uma nova linha “flexível” de dois tipos de dieta. Desculpe fofinho, mas não dá! haha Valeu a criatividade, viu?! Obrigado. De nada.

Opiniões diferentes da sua? Respeito

respect

 

Friends, friends, friends, por mais que você tenha CERTEZA do caminho que escolheu, a nutrição funcional, os frangoscombatatadoce, os vegetarianos etc também tem. Então, nos seus estudos, nos artigos de revista que falem que gordura saturada faz mal, nas redes sociais com as musas fit, você não precisa respeitar as ideias mas DEVE respeitar as pessoas. Por mais que você ache o Marcio Atála que faz no Fantástico Medida Certa atrasado ou arrogante por não ver novos estudos ou que a grande maioria do quadro engordou de novo, ele e todos que escrevem artigos, Blogs, Posts e outros, estudaram e acreditam em sua própria opinião. E ele falar o que quiser onde quiser é liberdade de expressão. Claro que você responder comentar e opinar também é um direito de expressão, mas com respeito. Se a pessoa “atacou” um grupo específico com agressividade e ignorância, bem vindo ao mundo. Discuta e ataque ideias e não pessoas. Sempre com respeito ao background e formação que a pessoa teve pra chegar a essa posição. E claro, se você foi atacado pessoalmente, difamado etc. Aí é outra história. É crime e procure seus direitos. As pessoas não conseguem se esconder atrás do computador mais.

chato

Não seja um Paleochato

Aí você começa a entender e vira o espertão. Ninguém pode comer perto de você, você comenta que o milho na salada de um insta Paleo não deveria estar aí. Vê uma receitinha sendo chamada de Paleo quando é LCHF e já comenta isso. Dá pitaco em tudo e a todos. É a Polícia Paleo em ação. Não seja chato! Cada um tem seu equilíbrio, sabe o quão paleo quer ser, tem divergências na Paleo que você pode estar de um lado e a pessoa do outro ou simplesmente, com todo carinho do mundo, digo que não é da sua conta. A não ser que seja amigo próximo, claro.

Eu sigo de volta todas Nutris que me seguem no Insta e muitas delas não são Paleo. Algumas com mais de 100k seguidores! Pica das galáxias! Tudo que posto e falo é oposto do que ela posta e fala. Sabe o que nos une em harmonia? O respeito! Isso aqui não é religião para você sair catequizando todo mundo e bater de porta em porta pra trazer a “palavra”. Eu até tenho o objetivo com esse Blog de ajudar os Paleos e não convencer ninguém que não seja. E mesmo se fosse religião, assim como futebol e política. Melhor não discutir, não é mesmo?

Abraço!

 

Teco

Em tempo: Juro que agora foi! Se eu lembrar de mais coisas vou gradar pra mim! 🙂

 

Bônus que achei ontem na Net!

Um video resumo em português do livro Barriga de Trigo! Mas lembre-se caráter informativo. Nada substitui a leitura de um livro. Imagine a cena. Eu falo pra você um resumo de um acidente: João, teve um acidente horrível na rua de cima um motoqueiro bateu na árvore e morreu. Aí eu falo extensamente a mesma história. Só que conto tudo com detalhes por meia hora! Como a cabeça estava ao lado, a mulher do falecido com o filho no colo gritando de desespero e o cheiro de sangue no ar. Contando tudo, cada detalhe até com morbidez! Qual forma você acha que pode mais sensibilizar você a mudar um comportamento e a ser uma pessoa mais prudente no trânsito? Posso ficar tranquilo que isso não vai fazer você substituir a leitura do livro? Promete? Ok! 🙂

 

 

 

 

Categorias: Fundamentos Paleo,Paleo

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

27s Comentários

  1. Rhuana Mafra

    Seus post’s…. Maravilhosos como sempre! Você é o cara!!!

  2. Eu ainda acrescentaria ali, na parte do paleochato, de não ficar com ironiazinha quando aparecer alguém sendo contra/falando mal (me desculpe, mas eu senti MUITA vergonha alheia naquele post, péssimo), além de não acrescentar nada, ainda dá razão aos críticos, afinal “cade argumento sério “?

    Acha válido repassar esse vídeo pra quem nós sabemos que NÃO VAI ler o livro? Estou pensando na possibilidade.

    Beijinho

  3. Guilherme Saad

    E ae Teco,

    Acabei de ler os 3 posts sobre como estudar a paleo, me super identifiquei nessa ultima parte sobre não ser um paleo chato, mas aprendi isso tomando uma patada linda, há alguns meses atrás eu era um paleo chato, do jeito que vc descreveu, passei por uma fofa comendo um sanduíche com pão integral e tal e falei dos malefícios de comer o pão, mesmo o integral, ai veio a patada, ela vira e lança “e como você é desagradável, você acha que vou parar de comer porque você acha isso? eu gosto e vou continuar a comer!” depois disso eu nunca mais me intrometi na comida de alguém, a não ser que a própria pessoa me procure.

    Abraço,

  4. mari_milanezi

    Perfeito! Só tem um erro: a sardinha vem em óleo comestível. Se é vegetal mesmo, fica a dúvida. Vai ver antes e o óleo era de algum derivado do petróle…Vai saber…

  5. Desde o começo me policio, por que eu odiava quando fumava e alguém ficava do meu lado ame enchendo pra parar. aahahaaaahhahahhaha então não falo nada, amas falo se me perguntam. Outro dia passei o fim de semana na cada de praia de uns amigos. E comendo meu ovo com queijo pela manha, as vezes com o bacon que levei e tals, ai me perguntavam: vai comer puro? eu sempre respondia: depende do seu conceito e puro! heheheheeeee

    Ou então me oferecem algo e eu digo apenas que não to a fim. Ai a pessoa diz: não pode? eu falo: poder eu posso qq coisa, mas não quero. Pronto! heeheheeehe

    Obrigada!!!

  6. Luciana Sampaio

    Oi Teco,

    Aqui estou eu de novo!

    Não entrei no ponto do PaleoChato, mas é impressionante como a cabeça da gente passa a ser mais critica quanto a alimentação em geral (a nossa, a dos nos familiares, a dos nossos amigos, e de todas aquelas pessoas q passam com seus carinhos ao meu lado no supermercado!!!). Não adianta, é automático!! kkkkkkk

    Outra estrategia q adotei foi a de falar do beneficio do q esta acontecendo comigo (3kg a menos em duas semanas!! Uhuuuuu). Se as pessoas se interessam por saber o q esta acontecendo, a gente conversa, se não, ok!!

    Grande abraço!!

    • coachtecomendes

      Isso sim! Deixe seu sucesso falar mais alto que as palavras! 😉

  7. Realmente é difícil não virar paleochato vendo as outras pessoas comerem um monte de porcarias (na nossa concepção). Em casa, tá difícil convencer o marido e o filho de 6 anos. Mas “vamo” que “vamo”.
    Você arrasa, teco!

    • coachtecomendes

      Obrigado, querida! Vamos pelo exemplo! Deixe as pessoas te verem magra, feliz, radiante, saudável que eles que virão atrás de você querendo saber o segredo 😉

  8. Oi teco! Pode me tirar uma dúvida??
    O que fazer pra disfarçar o hálito cetonico? Ele é persistente na dieta, vide que o objetivo é se manter em cetose?
    Acha a maltodextrina presente em chicletes sem açúcar tipo trident relevante??
    Obrigada, parabéns e sucesso!!

    • coachtecomendes

      Oi Mila, isso é uma característica que some com a cetoadaptação. Conforme seu corpo ficar eficiente em usar corpos cetonicos e gordura como fonte de energia isso passa. Malto é um jeito de colocarem carbo nas coisas sem dizer na tabela nutricional que tem açúcar. É como diz meu post sobre o quão Paleo você quer ser. Eu não tenho costume de mascar chiclete. E isso não é Paleo 😉

  9. É, eu sei que não tem nada de paleo no chiclete hahaha mas estou incomodada com as pessoas podendo sentir meu hálito, escovo mais os dentes mas não acho que resolve muito.. 🙁

    alguma dica? Rs

    • coachtecomendes

      O que são alguns dias pra adaptar e se livrar de todos os sintomas comparado com o resto de sua vida? 😉

  10. Teco mas e a qualidade das carnes hj são tão diferentes daquela da época das cavernas…. E mesmo tentando comprar orgânico etc é financeiramente inviável e mto trabalhoso pra encontrar.
    Além disso os paleolíticos tinham aqueles dentes caninos enorme próprios pra carne diferente da nossa dentição hj em dia… O q vc diz sobre isso?
    Além disso tem nosso próprio estômago e intestino q é bem
    Diferente de um leão q é propriamente carnívoro…
    Queria saber o q vc pensa sobre isso
    Obrigada
    Bjs Mariana

    • coachtecomendes

      Oi Mariana, o período Paleolítico foi até 10.000 anos atrás que na nossa história evolutiva é muito pouco. Nós somos praticamente idênticos em todos os sentidos. Até tirei uma foto de uma placa no Museu de História Natural de Nova Iorque que diz isso nos comparando ao homem de 100.000 anos atrás. E a carne não é exatamente a mesma mas é carne e não sucrilhos, pipoca e McDonalds. Leia um dos livros recomendados que dá bastante fundamentos básicos. Temos que fazer o melhor que pudermos com o que temos disponível hoje. Bjo

  11. QUE POST É ESSEEEE??? AMEI!!
    Lembro que na facul, em história da arte aprendi sobre os ideais do Hitler (impactante e perfeita analogia que vc fez!!)
    “Uma dose de whey, 100g de batata doce e 50g de cocô de gato” – literalmente, chorei de rir – realmente sua inteligência e articulações nas palavras não tem limiteeees! hahaha amo!!
    Com vc tudo mais fácil e prazeroso sempre 😉

X