Como estudar a Paleo – Separando o Joio do Trigo PARTE 2

Woman studying at the library

 

Hello Friends!

Quando vocês acharam que o Post anterior ficou grande, eu achei que ficou incompleto! Pensei um monte de dicas e coisas a falar a respeito! Vamos Lá.

Mas eu preciso estudar tanto assim? Que saco!

Não precisa. A Paleo por definição é comer comida de verdade. Só isso. Ela não é nem Lowcarb por definição. Pode ser por consequência na maioria das vezes. Mas é só comida. Então imagine que você já tenha um modo de vida considerado saudável, não tem compulsão nem disturbios alimentares. Não é atleta de ponta que precise aumentar performance com alimentação. Já não come doces e açucares porque é lugar comum que faz mal. Assistiu um globo reporter sobre o modo de pensar Paleo que não come grãos por não termos sido evoluídos como espécie para isso e concordou e tirou da dieta. Vive feliz saudável e se preocupa com tudo menos com comida. Fácil, né? Claro que nem todos são assim. Pode ser uma que tinha problema de balança, leu um livro e resolveu. Pode ser até uma que goste de estudar e estude tudo de tudo e participe de todos os grupos e foruns. Pode ser uma que se interessou, pegou a lista do que pode ou não pode na internet ou um cardápio com uma nutricionista Paleo e foi fazer.

O mais importante é, estude se gosta. O importante é só tentar ter discernimento e análise crítica!

Os Podcasts

Friends, esqueci de falar dos Podcasts! É uma excelente forma conhecimento! Tem APP que vc se inscreve nos autores que quer e escuta sobre vários temas. Ótimo para ouvir na bike na academia. Tem em português no PrimalBrasil, Seumojoja e inúmeros em inglês. Hoje ouvi um excelente do Mark Sisson sobre até quando ficar em Cetose Nutricional. Muito bom mesmo. Acho que tem transcrito no Blog dele.

Ainda em Podcasts, o Jimmy Moore tem mais de mil entrevistas na área de nutrição em seu site livinlavidalowcarb . Tem também um canal do youtube que faz várias entrevistas com profissionais da área mas não é podcasts você vê o entrevistador e o entrevistado conversando mesmo estando em partes diferentes do mundo. E vocês vão me matar mas não vou falar o nome deste canal porque ano passado ele entrevistou o Dr Souto e ele não divulgou. Talvez por vergonha. Então não vou divulgar pra vocês não acharem ele lá e o Dr Souto me odiar antes de me conhecer. Porque eu amo ele e vou dar um selinho nele se a gente se encontrar (não contem a ele pra não estragar a surpresa).

Dr Mercola

Esse eu sei que nunca vou conhecer, mas me senti mal de não ter mencionado. Vejo muita coisa bacana no site dele.

Flipboard

Como pude deixar passar essa MEGA dica de estudo!! Esse é um APP que tem uma aparencia de revistas dividido em vários quadrados e cada um é um assunto da sua escolha. Aí ele vai recolhendo da net artigos relacionados ao tema que você gosta. E a forma de visualizar é muito mais dinâmica e você pode usá-lo para ver por exemplo suas redes sociais, como instagram, twitter, facebook de uma forma muito mais rápida e legal. Aí você pode ter temas como Intermitent Fasting, Paleo Diet, Mark Sisson e tudo que te interessar mais. Da área de coaching eu tenho Self-improvement, Happiness, Motivation, Positive Thinking, Self- Confidence, Self-Steem. Variados vc pode ter viagens, tecnologia, enfim, tudo que você gosta.

“Mas não ligue ainda, porque você ainda ganha…” (tentei imitar aqueles comerciais da Polishop de antigamente).. Tem uma coisa muuuito legal que é você fazer suas próprias revistas. Você vai salvando os artigos que gosta. Então você cria uma revista com o nome “Paleo do Cris”, por exemplo e salva todos os artigos que vai gostando nessa sua revista para referência futura. Eu tenho uma chamada “Read Later” assim se quero só ficar folheando tudo e estou com sono ou sem saco de ler agora, eu vou salvando lá pra ler depois.

“E tem mais!!” Você pode deixar essa revista pública para outras pessoas seguirem sua revista, assim como pode seguir a de outros ( o que é bem legal que alguém já fez um filtro do que vale a pena) ou deixar privado.

Não se estresse!!

Calma! Quando mais se lê, mais parece que falta pra estudar. Há vários estudos sobre como o mundo da internet e a era da informação nos deixam estressados o tempo todo. Meros 25 anos atrás, se você tivesse insônia as 2h da manhã. Iria ler um livro e se não tivesse um livro novo iria ficar olhando pra parede até dormir. Hoje mesmo sem insônia, os adolescentes não dormem. Antes não tinha tv a cabo, as tvs abertas encerravam a programação e ficava umas barras coloridas com um relógio até voltarem as 6h da manhã, não havia internet. Hoje você pode nunca mais dormir que não vai ver tudo que se tem pra ver. E é assim e temos que aceitar. Não vamos ver tudo e está ok. Não precisamos ver, mas os geradores de informação precisam gerar! Os blogs não podem ficar sem notícia mesmo que seja a morte inventada de um ator famoso.

Vá com calma! Você não tem que saber de prébióticos, próbióticos, Cetose nutricional, pré treino, pós treino, jejum, se indice glicêmico importa, suplementos, se protetor solar é Paleo etc se você ainda não tirou a bomba de chocolate da boca e está com uma dificuldade enorme pra tirar. E isso, é o MAIS importante. Cada artigo com um detalhe que você não conhece é descrito como se fosse a coisa mais importante do mundo que você tem que ler. Aguce o senso crítico e nunca coloque uma pressão desnecessária em você mesmo. Nem que você seja um médico ou nutricionista. É tudo muito novo mesmo e a insegurança é normal. O básico é o básico e basta! O Básico é Paleo. Nossos ancestrais se alimentavam de comida de verdade. Foque nisso!

A Busca pela patente

Esse é outro erro. Querer dar crédito ao conteúdo só porque ela tem a patente mais alta que outra pessoa é um erro. Um dia eu vi uma reportagem na veja e as orientações da mais alta patente do conselho de medicina sobre a alimentação e qualquer um aqui chora.

É isso que o movimento Paleo/Lowcarb fala! Atenção autoridades, está errado! Dieta de baixa gordura não é saudável! Foi uma pegadinha que criaram! Veja! Já está saindo na midia! Foi culpa do Ancel Keys!!!

Gary Taubes do livro “Por que engordamos” é Jornalista. O Caio Fleury do “A Dieta do nossos ancestrais” é administrador. Mark Sisson do “The Primal Blueprint” é Biólogo. Dr Souto é Urologista e só começou a estudar nutrição em 2011 depois de ler o livro de Taubes, conforme ele mesmo escreveu. Tom Naughton do documentario e blog Fat Head é programador de computador. Jimmy Moore autor do livro “Keto Clarity”, “Cholesterol Clarity” do blog citado acima livinlavidalocarb com mais de mil entrevistas é simplesmente um ex obeso mórbido. Jonathan Bailor do ótimo “The Calorie Mith” é Educador Físico.

Se fossemos questionar graduação não haveria debate, não haveria troca de ideias e somente a verdade absoluta do mais graduado. Aquelas mesas redondas de discussão sobre economia que tem no canal GloboNews que juntam vários economistas seriam muito simples. Na hora de cada um falar o que estudou o que fez Doutorado em Harward será o único a falar porque os outros estudaram no Brasil então ele tem a verdade verdadeira.

Bem, o ex Presidente Lula foi presidente do Brasil e goste ou não, participava de debates sobre economia, relações internacionais, saúde e educação sendo torneiro mecânico. Calma, é um exemplo! Eu não votei nele. Mas que ele tem conhecimento considerando o que viu na escola, ele tem.

Abra o coração e avalie as ideias!

E finalmente..

Mais de mil pessoas leram o post anterior sobre separar o joio do trigo (sintam-se beijados cada um de vocês e os homens também! Tudo na bochecha!). A ideia é aguçar o senso crítico. Te ajudei? Ajudei alguns dos mil? Vão olhar pras coisas meio que procurando erro? Hummm…

Então por que ninguém questionou eu estar separando joio do trigo? Como se trigo fosse bom? Como se algum Paleo na face da terra comece trigo? Então separar pra quê? Pq ninguém me perguntou, o que vou fazer com esse trigo que estou separando do joio???? haha Tudo bem, faz parte! Era pegadinha mesmo!

Acho que agora foi tudo!

Abraço,

Teco

 

 

 

Categorias: Fundamentos Paleo,Paleo

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

19s Comentários

  1. Orgulho do meu coach! vai continuar ofuscando muita gente com seu brilho!

  2. (Selinho no Souto hahahahahahahah)

    Pois é, super concordo com vc sobre nem precisa de faculdade pra estudar algum assunto. Aliás, muitas pessoas sem cursar a faculdade/pó/mestrado/doutorado X se aprofundam bem mais em determinado assunto.
    Inclusive aprende isso com um livro que li uma vez “a arte da não conformidade”, conhece?

    Sempre voltando pro simples e pro básico, isso é o mais importante! Valeu pela dica da revista, vou organizar a minha 🙂

  3. Chorei de rir com a surpresa pro Dr Souto (vamos manter em segredo) e com a pegadinha do trigo hahahahaha. Vc é demais, coach!
    Acho engraçado essa necessidade de expor títulos e mais títulos e aí sim vc é o senhor da verdade (como se isso existisse).
    Eu sou engenheira química mas não sei mais nada de engenharia química e sei mais de automação, ai de quem me questionar! Conhecimento nunca é demais e estudar é uma coisa linda!
    Normalmente quem questiona não está muito interessado na sua resposta ou no quanto vc estudou e se informou, só quer questionar pra fazer o circo pegar fogo!
    Uma ótima dica dos podcasts, vou escutar enquanto trabalho fingindo que tô escutando música, hihihi, e das revistas!

  4. s2

    Aêê! Não demorou nadinha para o próximo post! :-*
    Concordo com vc… e esse lance de patente alta é f$#@… rs Na verdade a sociedade está a cada dia mais pautada nisso. Minha avó deve manjar muito mais de comida de verdade que o especialista de Harvard kkkk.. O que as pessoas não percebem é que as Goji Barrys da vida é, na maioria das vezes, sacadas da indústria pra ganhar $$$..

    Foi como vc disse, na dúvida, vai de comida de verdade!

    P.S. Falei no post anterior que tinha desfeito meu insta e sentia falta do seu… entrei pelo pc pra ver (porque vc me deu a idéia kkk) e vi que alguém muito frustrado tentando apagar a sua luz. Mas quer saber? Ela não apaga porque tem muito amor aqui. 😉 Desculpa falar sobre isso aqui, mas como não consigo mais comentar lá, precisava falar!! Sucesso querido!!

  5. Bloody hell! A primeira coisa que eu pensei no post anterior foi “mas trigo não é paleo”. Hahahaha
    Eu e minha mania de não comentar. =P
    Ótimos textos!
    Bjo

  6. Muito bom querido!
    Ampliando os horizontes sempre! Hj vim ver o gastro que quase me operou pra bariátrica!
    Até a secretária perguntando o que foi que eu fiz… Rsrs! Obrigada querido! Juntos, já se foram mais de 13 kg emagrecidos.. E sem dieta, cardápio nenhum.. É estilo de vida e muito estudo, afinal vc põe todos nós pra estudar e muito! Obrigada pelo apoio! Precisamos abrir um “antes e depois” kkkkkk!
    Bjao!

      • Merecidos, diga-se de passagem! Não que seja meu caso, sou tao obediente! Kkkkkkkkk

  7. Nossa que orgulho do meu coach querido , escreve tao bem ,com tanta clareza e ainda conseguir nos arrancar risos ,gargalhadas p teto kk, um dia vou comprar seu livro ta parecendo um escritor famoso de um livro nas lista de mais vendidos em ny times ,adoro ler o que vc escreve e olha que ñ sou muito fã de leitura to vencendo a preguiça

  8. Mais uma vez obrigada Teco…. acabei o post e ainda to rindo da sua surpresa para o Dr. Souto e por favor faça isso acontecer logo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    E eu estudo pq sou uma curiosa e sempre que alguém me pergunta, digo logo pra ler seu blog, e tomar as próprias atitudes, formar a própria opinião. Eu não teria conseguido sozinha, vc bem sabe a Dany foi minha coach e antes de fechar com ela tinha lido seu blog inteiro e reli, e releio sempre. Por que vc não fecha ciclo, vc instiga.

    Obrigada!!!

X