Administrando a “Semvergonhice” e semáforos

 

Hello Friends!!

Aqui no sendopaleo.com já conversamos sobre vários aspectos que influenciam seu sucesso que muitas vezes negligenciamos. Falamos sobre a dependência física dos carbos, a ligação emocional/psicológica com a comida e a necessidade de parar de gostar do que te faz mal, da força do hábito, da necessidade de mudar de fase, de imaturidade etc.

Mas e quando fazemos algo “errado” de propósito? Quando no caso da dieta, você come ou bebe alimentos que em teoria não poderia, mas por pura semvergonhice come mesmo assim? Não é aquela escapada que te enche de culpa no outro dia e tenta compensar com jejum de água de 48h e 2 aulas seguidas de spinning. Isso já discutimos nos outros posts. Estou falando da safadeza.

A semvergonhice é um pecado calculado. Você vê a penitência, vê o prazer do pecado e acha que vale a pena pecar. Olha os fumantes, por exemplo. Tem algum fumante que não sabe que fumar faz mal? Todos sabem e nem todos estão tentando parar de fumar. Muitos estão contando com a sorte e com aquela história de uma tia que viveu 110 anos e fumou até o último dia. Fumam sabendo que faz mal, acham que esse é o equilíbrio de vida deles e aceitam ter esse lado de safadeza.

E na Paleo? Assim como descrevi no post “O Quão Paleo você quer ser”, você vai decidir esse seu equilíbrio com relação a sua vida. É entender que entre ser lowcarb e Paleo, tem um espectro grande pra você se encaixar e ser feliz. Tem desde os Paleos que não comem nem laticínios, só carnes e vegetais orgânicos de animais de pastagem até os que são lowcarbs mas se consideram Paleo porque não comem grãos e industrializados. E quem está certo? Acho que todos. Considero que quem está errado é quem não está feliz e isso que temos que acertar ajustando nossas ações. E esse blog, se você leu os primeiros posts (por favor leia!) é sobre isso. Muita gente estava buscando a felicidade num modo de vida que nunca iriam se encaixar. Com compulsão, acima do peso e a autoestima lá embaixo.

 

Ué, se minha semvergonice é ok, não está ok?

Hum..As vezes não. Tem o fator ignorância. Você não tem exata noção do quão prejudicial são seus atos semvergonha. Não é tão óbvio. Você pode ter consequências invisíveis ou futuras que podem estar atrapalhando seu objetivo ou que terão uma consequência pesada de repente quando já é tarde demais. Se você é diabético tipo 1 e passou a vida na esbórnia, quando começar a ficar cego não adianta começar a controlar a dieta e a medicação. Já Elvis. Ou um fumante que é diagnosticado com câncer de pulmão e para de fumar na esperança do câncer não se espalhar. Já Elvis Presley. O ponto é, achar seu equilíbrio é importante e te faz feliz. Ser semvergonha a ponto de fingir que não vê (consciente ou inconscientemente) os prejuízos de sua derrapada é o foco deste post.

o-errado-e-errado

 

Explicitando as consequências

O Governo aumentou bem os valores das multas graves e gravíssimas de trânsito, Dr Dráusio Varela mostra no fantástico como é o pulmão saudável e um pulmão de um fumante (preto e estragado), tem campanha sobre Aids na TV agora na véspera do carnaval. Por que? Você não sabe que dirigir ao celular aumenta o risco de acidente, que fumar aumenta a chance de câncer e que transar sem camisinha é risco de doenças? Você já sabe sim, mas a semvergonhice fala mais alto e te cega  principalmente por um fator importante: A chance de não te acontecer nada de ruim. Pode ser que você  não seja pego, nem tenha câncer nem pegue Aids. E como disse no post sobre maturidade, seu namorado que te traiu acha que nunca vai esquecer o whatsapp aberto, e vai chorar de arrependimento não porque você é uma ótima namorada e não merecia, e sim porque você descobriu tudo.

Quando li o livro “Primal Mind, Primal Body” de Nora GedGaudas fiquei bastante assustado sobre uns efeitos da dieta tradicional no cérebro. Quando você tem somente a informação e objetivos estéticos sobre a dieta Paleo/Lowcarb, pode acabar tendo um grau de safadeza maior e considerando que pode se dar mais liberdade para safadezas ocasionais. Quanto mais estuda mais reavalia seus atos. Fica mais maduro e responsável e mais consciente sobre o longo prazo. Você já dirigiu em país do primeiro mundo? Você acha que todos obedecem a lei porque senão tem multa, ou o nível de cidadania, consciência, responsabilidade já é incorporado na cultura de uma tal forma que eles fazem o certo por simplesmente ser o certo e não porque tem a ameaça de pagar por isso?

E se esse nível de consciência e responsabilidade for com você mesmo? Não esperar para o melhor quando está tendo ações que aumentam a chance do pior. Seu ponto de equilíbrio com relação a dieta pode não ser este que escolheu, está só cedendo à semvergonhice e prazer momentâneo.

246220304597467110_79Ti3b5r_f

 

Não pare de ser uma pessoa melhor a cada dia

Não é pra você surtar e morar no mato nem fazer o Whole30. É querer colocar no processo ser sempre melhor. Desconfiar de qualquer afirmação que você fez ao seu Coach que mostra uma dependência muito grande sobre algo como: “Uma cervejinha com os amigos eu mereço de vez em quando”, “O bolo de fubá da minha mãe eu não dispenso”, “É meu aniversário e não posso recusar meu próprio bolo da festa surpresa”, “Aquele doce do Sergipe eu não resisto e só tem lá” etc.. Claro que você percebeu que são frases reais que escuto e também já viu que estes atos se incluem na categoria de semvergonhice onde consideram o prazer maior que o prejuízo, que não vai estragar a dieta nem nada. Ultrapassar o sinal vermelho quando não vem carro e você sabe que não tem radar também não trás prejuízo, certo? Pois é…

Tenha força para mudar o que pode ser mudado, serenidade para aceitar o que não pode ser mudado e sabedoria para saber a diferença. Analise suas safadezas e suas consequências com cuidado e frieza, sem estresse de ter que arrumar tudo de uma vez mas com a inteligência para colocar nos seus planos futuros com compromisso de ser sempre uma pessoa melhor.

Sua vida e seu corpo são muito importantes para serem de terceiro mundo. Dirija com cuidado.

Abraço,

Teco

 

Categorias: Coaching e Comportamento,Paleo

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

47s Comentários

  1. Gigi Giselle

    Só eu que amo esse Coach que escreve como se estivesse lendo a minha mente?!?

    • coachtecomendes

      Haha É a Gi minha Coachee? Se sim eu já conheço suas semvergonhices

  2. Pq que sempre o inicio dos textos parecem entender/apoiar meus desejos “semvergonhos” e no final eu levo um tapao na cara?!
    Rs.
    Fico louquinha sem saber se a mordida no chocolate que eu deu foi meu ponto de equilíbrio na Paleo ou se foi pura safadeza.
    ;x

  3. Boa Teco! Fico aqui acompanhando!
    Depois das sandices dezembro, concluí de uma vez por todas que o crime não compensa! Rsrs! Semvergonhice tbem não… Meu bolo de niver essa semana foi berinjela com carne moída pra vc ter uma base.. Kkkk!! E vamos que vamos que falta um bocado pros 60kgs… Bjs

    • coachtecomendes

      Olha quem apareceu! Foi seu niver? Parabéns! Foco nesse 60 sem semvergonhices!! Tá demorando muito pro meu gosto!

  4. E hoje eu encontrei um amigo sem-vergonha e sabotador, ele sabe que estou mudando meus hábitos alimentares e meu estilo de vida e várias vezes ficou me oferecendo chocolate e torta. Ele dizia: mas você acha que só esse pedacinho vai fazer alguma diferença? Que bom que estou me sentindo tão bem que realmente não tive vontade de experimentar! 🙂

    • coachtecomendes

      O que ninguém sabe ninguém estraga! 😉 Diz que fez promessa que ninguém enche!

  5. Que orgulho do meu coach!
    Vamos seguir sem semvergonhice! 😉

    Bjos

    • coachtecomendes

      É isso aí minha coachee que neste exato momento está se superando! 😉
      Bjo!

  6. Lívia Maia

    Como sempre, sensacional.
    Seus textos são inspiradores demais e já decidi rele-los vez ou outra (principalmente o “vc deveria parar de gostar daqui que te faz mal”) para não esquecer a linha de pensamento.
    Valeu!

  7. Ahhh, eu quero só um “teco” dessa sabedoria! rs… Os primeiros passos já estou dando: acabei de ler seu blog inteirinho. Adoro a forma como vc escreve. Deixa tudo muito mais claro. Parabéns!

  8. Larguei o copo de semvergonhice exatamente após ler o texto :/

  9. Acho que entendi o que quis dizer no e-mail ao me dizer pra
    Procurar no seu insta a foto: o que ninguém sabe, ninguém estraga (a net aqui esta lerda e não consegui abrir as fotos do insta! Crise existencial aqui… Sorry, BUT I WILL SURVIVE! E curti muito isso do que ninguém sabe, ninguém estraga. Vou adotar!

    • coachtecomendes

      Vou gravar vídeo pra você hoje respondendo seu email. Mas sem net vc não vai conseguir ver na viagem. Mas serve pra depois! 😉
      Força na peruca e me mantenha atualizado! Bjo

  10. muito bom como sempre… E já reli outros depois desse…dá vontade de reler pra lembrarmos de onde viemos é pra onde vamos!
    Besos

  11. Vanessa Mello Nedel Yoda

    Teco há tempos que te sigo no insta e leio tudo aqui…precisei mudar minha cabeça antes de começar a Paleo pq honestamente sabia que não funcionaria se EU não mudasse…pois bem, Achei um Dr aqui em Bsb que atende e há 6 semanas sou uma aprendiz de Páleo 😉
    O mais lindo é que sofri muito menos que nas dietas tradicionais…ainda estou no começo e sinto falta do doce que compenso com receitas SEM AÇÚCAR…não é o ideal, eu sei, mas a gente vai curando uma sem vergonhice de cada vez kkkk
    Obrigada por inspirar!

  12. Eu comecei a Paleo esta semana. Li alguns blogs, e quase todas as postagens daqui. Eu estava comendo o tempo todo, mal comia e já estava com fome. Nem as 3 horas de intervalo eu conseguia esperar. Também estava comendo muito doce, sendo que nunca liguei muito, ia pra festa de criança, casamento e só comia doce qd levava algum pra casa. A partir do momento que comecei a comer mais gordura, tanto para cozinhar quanto no alimento, a fome diminuiu muito. Hoje acordei sem fome, tomei café e depois de 5 horas que almocei , não senti necessidade nenhuma comer alguma coisa no intervalo. A quantidade de comida tb diminuiu( o que fiz pro almoço hoje, vai dá para o jantar tb). E meu maior espanto é que tb não senti vontade de doce( e estou no momento crítico – TPM). Pela leitura do blog, achei que esses primeiros dias iam ser terríveis, mas parece que meu corpo está se adaptando muito bem e estou muito feliz.
    Fico me perguntando como não descobri o mundo paleo antes.
    Seu blog está sendo muito útil. Vou continuar acompanhando as postagens e estou te seguindo no ig.
    Valeu pelo trabalho!

  13. Teco parabéns pelo blog.. muito gostoso de ler!
    Queria saber sua opinião sobre algumas coisas..
    Eu estou fazendo a paleo ha uns 5 meses.. me sinto bem, faço jejum intermitente, me sinto mais disposta.. mas não tive resultados muito bons em relação a perda de peso.. na verdade sinto até que ganhei medidas, a calça esta mais justa, e as celulites aumentaram também..
    Ja experimentei reduzir bem os carbs (+/- 20g por dia) e e ja experimentei aumentar um pouco os carbs (100g por dia +/-).. li alguns artigos sobre a questão dos problemas de se reduzir muito os carbs pra saúde da mulher.. por conta dos hormônios, do sistema reprodutor.. (a Stefani Ruper fala bastante disso no blog dela você ja leu? http://www.paleoforwomen.com) sei que algumas mulheres se dão super bem com a cetogenica mas não sei se é bem o meu caso..
    Enfim queria saber sua opinião sobre o assunto e também sobre o alto consumo de gordura.. você acha que pra algumas pessoas esse hight fat pode não ser muito favorável? Eu penso que a paleo sem duvida é a dieta ideal pra todos, pois comida de verdade não tem como fazer mal a alguém, mas em relação ao alto consumo de gordura não sei se todo mundo se da bem com isso.. sera que estou consumindo gorduras demais? você acha possível que pra algumas pessoas esse excesso de gordura possa induzir uma resposta desfavorável do organismo?
    Desde ja agradeço!

    • coachtecomendes

      Oi! Cada um tem sim um individualismo e a fonte de informação varia de autor, de suas interpretações pessoais e suas crenças. Se vc falar isso pra outros autores lowcarbs e cetogenicos, eles vão perguntar: num período de inverno intenso, de fome, as mulheres ancestrais pegavam uma fruta na geladeira pra não ficar lowcarb todos os dias? Acredito que independente de onde éramos, todos evoluímos com períodos Lowcarb incluindo jejum.. Vc pode estar indo muito nas proteínas e também nas gorduras, mantendo uma ingestão calórica muito alta, o que não é normal pq a fome é regulada na Paleo. Ou, deve estar em Platô por seu corpo achar que este setpoint atual já está bom se vc não estiver muito acima do peso. De qualquer forma precisa avaliar sua ingestão de macros e forçar este déficit calórico com as gorduras mantendo proteínas e carbos no ideal. Sugiro também dar uma olhada em blogs e autores de baixo carbo sobre a opinião quanto as mulheres. Veja os vídeos da Stephanie Person no YouTube. Ela é uma especialista em Cetogênica, participou do livro Keto Clarity do Jimmy Moore e mantém o carbo em cerca de 4g/dia.
      Bjo

  14. Olá Teco!! Sou nova por aqui… Conheci seu blog através da Debs e faz uma semana q fui picada por esse bichinho da paleo!! Rsrs
    Tenho lido muito e mesmo sem conhecer tanto na ultima segunda feira já iniciei as mudanças e continuo lendo! Estou amando os beneficios no corpo e na mente e propagando pra todos q amo…todo mundo precisa ter o direito de conhecer isso!! É sensacional o fato de não passar fome nem ter ansiedades…ainda q comecei bem no período pré-menstrual…mas OK! Fiz esse comentário pra dizer q estou te acompanhando por aqui pelo Insta e onde mais você está.. Muito esclarecedor! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Abraço!

    • coachtecomendes

      Muito obrigado, querida! Leia meu blog todo desde o comecinho que é o mais importante! Boa sorte nessa sua mudança de vida pra muito melhor! 🙂

  15. hahaha, te mandei um super comentário e agora descobri que sou safada mesmo!! droga. Mudar a mente é o mais difícil. Mas acredito no treino. E voce parece ser bem grilo falante.

  16. Oi Teco, tudo bem? Sou coachee da Dany (ou fui). Tenho uma pergunta meio boba. A Paleo prega que não comamos industrializados. Mas os queijos não o são?? Por exemplo, o que mais gosto é o Prima Donna Azul. Eu sei que você não gosta do tipo de pergunta: “pode isso?pode aquilo”, mas esta vou ficar muito grata se você me responder. (Só faltam 3 posts pra eu ‘terminar’ de ler o seu blog – porque também sei que não curte responder gente que não estuda). Beijos!

    • coachtecomendes

      Oi Patrícia! E além de tudo vc está perguntando algo que tem a resposta no blog! Rs De uma olhadinha no post 5 tópicos sobre a Dieta Paleo que vc precisa ler no parágrafo chamado tecnologia. Bjo

  17. Ótimo artigo, o que eu mais gostei de ler até agora (estou lendo todos).

  18. Nossa sensacional esse texto!!!!Você manda muito bem em seus posts Teco,esse a “carapuça “serviu direitinho,rsrsrsrs….Bjos

  19. Fernanda Marcelino

    Li só esse post e já obtive a resposta que pedi lá no Instagram! Kkkkkk

  20. Emeli Daroit

    Oi Tequinho! To aqui relendo todo o blog! Com mais calma, e com as ideias um pouco diferentes…ao menos um pouquinho, acho a passei de fase..rsrs. Enfim, genial esse post querido! Me fez pensar e entender melhor várias coisas que já fiz e q vc falou tb. Parabéns! De novo! Rsrs

  21. Caraca Teco!!!!
    Eu venho lendo os posts na ordem e aos poucos, e justo esse eu ainda não tinha lido!!!!! Ba taaaaanto com a conversa do domingo!! Amay e não foi pouco não…

  22. Agora me veio à mente trecho de uma música do Lulu Santos que diz: “vc me faz tão bem, vc me faz tão bem….” 🙂
    Mas a melhor parte são suas letras 😉

X