Paleo é dieta da moda e Maionese

O resumo do resumo é: A pessoa ouve falar da Dieta Paleo, que é natural, baseado no modo que nossos ancestrais se alimentavam, comida de verdade, saúde, longevidade e corpo bonito.. E nem tenta me enganar porque sei que você trocaria todos os outros itens por esse último.

Aí, neguinho empolga, lê alguns artigos em Blogs, vê uma amiga fazendo, faz uma pergunta básica no instagram de um Coach paleo porque é mais divertido que procurar no Google e pronto,  é Paleo.

É Paleo da mesma forma que já foi Dukaniana, Vegetariana, frangocombatatadoce, LCHF, Dieta de Bervely Hills, Atckins, Reeducação Alimentar… Então monta um Instagram com a palavra “Paleo” no nome, faz grupo de whatsapp para trocar receitas. Tudo lindo.

Você já se matriculou no inglês, no Jazz, na aula de violão e saiu depois de 3 meses mesmo tendo se empolgado muito no começo dizendo que não era pra você. E muita gente está fazendo isso com a Dieta Paleo. Não consegue falar mal da Dieta em si mas diz que não é pra elas. O que aconteceu foi que da mesma forma que na aula de violão a primeira música com 2 acordes foi fácil e depois complicou, que no inglês quando entrou a gramática mais difícil você abandonou com a promessa de “voltar um dia”, ou você fica linda e maravilhosa sem esforço e com a alegria de comer bacon em 1 mês ou senão, não é pra você.

Para começar não precisa muito. A lista dos alimentos que podem ou não ser considerados Paleo está a vontade na net.  Quantos gramas de Carbo por dia para ser LCHF e tabela nutricional de cada alimento está em todo lugar. Mas, não somos uma máquina e dúvidas virão, barreiras virão. E a surpresa é que..É COMO TUDO NA SUA VIDA! Como tudo na vida de todo mundo! Principalmente dos vencedores! E a diferença entre eles e os que ficaram para trás é que alguns insistem e NÃO DESISTEM!

A falta de Informação

Achar que com a Paleo você ganhou peso ou “até agora” não perdeu, que aumentou seu BF, só é um pensamento válido se você souber explicar bioquimicamente o que aconteceu com seu organismo que te fez não ter resultado. E você não vai saber explicar. E aí você desiste e passa pra outra. Só que se você não sabe explicar por não ter conhecimento suficiente, você nem devia ter entrado nessa pra começo de conversa. O conceito é simples, mas depois de passar décadas de sua vida comendo porcarias, os ajustes podem ser individuais. Desde intolerâncias com certos alimentos até resistência a insulina e compulsões malucas. Fora a maldita ansiedade e obsessão com resultados, foco em balança e espelho. Isso só atrapalha! E muito! Já fiz um post sobre isso. Se você quer ter resultado para uma festa se interna num SPA. O modo de vida Paleo e LCHF é a libertação de uma vida preocupada com peso e medidas e você não pode começar algo que tem o objetivo de se libertar, fazendo exatamente… isso, não é?

Eu trabalho como Coach com 3 fases. Primeiro com a cliente entrando em cetose nutricional (que é uma dádiva dos Deuses) e dá um Knockout na dependência física pelos carbos. Depois na adaptação pro corpo ser um queimador de gordura e estar Ceto Adaptado, então, e só então, focar em baixar setpoint, reduzir gordura corporal etc. Neste ponto você está adaptada, com autoestima nas alturas, feliz e pode ter o controle sobre você mesma e sobre qualquer comida para atingir seus objetivos. Essa última fase não pode ser a primeira! Você não pode querer fazer Jejum Intermitente que é uma ferramenta paleo maravilhosa se você não está livre de compulsão, se seu corpo ainda chora por carboidrato, se você se boicota etc. Isso é querer focar em resultado e não no processo como tem que ser. Pelamor!!! Claro que nada disso é uma matemática e o comportamento é o principal fator a ser trabalhado neste período todo.

E então a Paleo se torna uma Dieta da Moda..Graças a Você

Paleo é o modo de se alimentar de 99,99% do período que o Homo Sapiens existe, então dieta da moda é dieta alta em carboidratos que o homem só recentemente começou a fazer (10.000 anos comparado com 2.6 milhões de anos vivendo Paleo). Só que a mania de muita gente ficar experimentando, entrando e saindo, montar instagram paleo e mudar depois de nome pq não viu resultado, só está colocando a Paleo no mesmo patamar de Dietas de Beverly Hills, Dieta dos Pontos, Dieta do Tipo Sanguíneo, Dieta da Sopa, Dieta do Xixi de macaco da bola azul etc. Você tem noção do deserviço à comunidade LCHF que você está fazendo? Estamos tentando mudar todo um modo mentiroso de se alimentar criado nos anos 70 com a pirâmide alimentar influenciado pelas industrias de alimento ($$$) e que leva a obesidade, inúmeras doenças e todo um Blog do Dr Souto de eteceteras!!

E o pior, que o povo segue essas pessoas porque muitas são atletas, são bonitas, modelos e logo, devem estar certas.. Ai meu Jesus Cristinho! Pare de nos foder prejudicar! A não ser que você tenha argumentos científicos, meta estudos randomizados e nos prove! Aí eu vou até Aparecida de joelhos por penitência. Mas desculpe te avisar que você não vai conseguir. Você simplesmente não estudou, não se aprofundou, não leu o suficiente, não contratou um profissional. E por isso, só por isso não obteve resultados.

E sobre a maionese

mainese

Pare de viajar nela.

Teco

 

 

 

 

Categorias: Coaching e Comportamento,Paleo

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

38s Comentários

  1. Boa!! Acrescente-se a tudo isso que é uma parceria de vida, não uma fase, uma simples dieta! Ou seja: ou entra pra valer ou pare de ficar paquerando sem assumir o compromisso..! Rsrsrs
    Não é para quem está na dúvida..!
    Mas é o único caminho que existe, pra quem quer aliar saúde, beleza, bem estar e durabilidade dos resultados!!
    Eu já tentei de tudo antes! E só a paleo foi capaz de me resgatar! Juntamente com o Teco, claro!!
    Bjs!!

  2. ” maldita ansiedade e obsessão com resultados, foco em balança e espelho” Isso isso!!
    mea culpa! Haha! Sonho da gordinha compulsiva ansiosa em se livrar da compulsão ontem.
    Escondi minha balança por isso, acredita? 🙁 COnfesso que fico tensa pra me vestir e tem o fato de ser treinar como volante na acrobática (onde ganhar peso é foda)…o psicológico mata… mais que a razão!
    Mas to firme e forte no foco de me livrar da compulsão….Acho mais importante…
    Quem é compulsivo tende a ser ansioso… aí minha votade de ter um gravador só pra deixar repetindo “tenha um pouco de maldita paciência”

    …..Aí algo mágico aconteceu hoje….comecei a perceber a diferença entre desejo e vontade…
    Desejo é aquela coisa doida, insana, ai-meu-deus, de doce AGORA!….e vontade..bom..vondade é vondade…. eu quero, mas dá pra aguentar, não é urgente.
    Só de perceber isso já me sinto mais feliz! HAhaha!

  3. Teco,
    Nossa, perfeito!!
    A “dieta” é essa, não tem outra melhor!
    Mas é mais fácil colocar a culpa nela do que admitir a preguiça de estudar e se informar. Tem que correr atrás!!! Procurar ajuda, enfim, não desisitir!!
    Adorei a maionese kkkkkkkkk
    Bjs!!

    • coachtecomendes

      Seja meu exemplo de mais uma Coachee de sucesso Dra! Bjo

  4. Perfeito, Teco!
    Tenho levado MUITO susto com coisas estranhas que recebem (sei lá pq) o prefixo ou sufixo “Paleo” e não têm NADA a ver! Algumas pessoas entram no “oba-oba”, fazem tudo errado e depois culpam a dieta! Fico triste com isso pq este estilo de vida é apaixonante e lindo, vale a pena se aprofundar, ler, pesquisar… Só que isso ninguém quer! Só pensam em emagrecer e nada mais!!! É um tal de fazer JI 3x/semana sem ao menos estar ceto-adaptado… Assustador!!!

    • coachtecomendes

      Sim Clau, procuram no Google o q pode comer e o que não podem na Paleo e acham que já sabem. Hoje recebi um email querendo me contratar como Coach pq fez 1 semana de Paleo e não emagrecer. É triste! Mas vamos em frente. Bjo

  5. Olá, Teco! Estou há um mês na Paleo, e tive seu site recomendado pela nutri, como já comentei antes. Li bastante nesse período sobre a dieta, fiz sem furo, passei pela low carb flu durante 2 semanas (fraqueza, incapacidade de fazer meus treinos, enjoo, prostração…), preparei minhas refeições em casa (a nutri liberou apenas certos tipos de vegetais, algumas poucas opções de frutas) etc e tal. Meu intestino que sempre foi um relógio desandou de forma desastrosa, ficando preso de início e com episódios de cólicas e diarréias depois, tive que interromper vários treinos por causa da necessidade de ir ao banheiro imediata. Perdi apenas 1kg nesse período, não tendo perdido 1g sequer de gordura. Não tenho necessidade de perder tanto peso, o objetivo é melhorar o percentual de gordura mesmo. Retornei à nutri e ela fez alguns ajustes. Há algum levantamento de casos de pessoas que não se ajustaram à dieta? Segundo a minha nutri, ela disse que viu efeitos negativos em apenas 2 pacientes. Continuo acompanhando seus toques pelo Instagram.

    • coachtecomendes

      Oi Mary,
      Vamos por partes.
      Estilo de vida paleo é comer comida de verdade, natural, orgânica. Alimentos que fomos feitos para comer. Então, o que seriam pessoas que não se ajustam a esse estilo de vida? Que precisam de pizza, bolo de chocolate e coca cola? Não faz sentido. Exatamente com o que pessoas tem efeitos negativos? Dificuldade de adaptação é outra coisa.
      Não conheço seus hábitos alimentares, mas se você procurar na internet (em inglês, claro), você verá que problemas intestinais são muito comuns. Muito mesmo e não necessariamente é sobre o que você come e sim pela mudança dos macronutrientes que o corpo estava acostumado a receber. Leva um tempo e o tempo varia de pessoa para pessoa. Você pode estar comendo muito mais gordura do que o corpo recebia antes da Paleo. As vezes, porque essa é a nova fonte de energia e é liberado, as pessoas exageram e o corpo sente. Se for esse o caso é só diminuir um pouco e ir aumentando conforme ele for se acostumando. Outro fato é que as pessoas exageram em laticínios que antes não comiam tanto e podem ter uma intolerância que nem sabia. Eu cortaria todos para ver a resposta.
      Mas o mais importante é analisar o que realmente mudou. Você só tirou a comida ruim. Algumas pessoas tem problema de adaptação com o baixo carbo, mas isso você já superou em duas semanas. Então analise o que mais você mudou. Ex. Está comendo castanhas como come pipoca? Pode ser isso também.
      Sobre a redução de peso, se você fosse coachee minha teria tomado uma bronca danada. Balança é inimiga da Paleo porque a composição corporal muda, então o ideal é fazer avaliação física depois da primeira semana em LCHF. É importante fazer depois da primeira semana porque se você faz antes, a segunda avaliação vai parecer que você perdeu músculo (igual a ganhou gordura) porque na primeira estava com os músculos inchados com a retenção de água pelo glicogênio. Você está tendo problema com a adaptação e não pode ter foco em perder peso com apenas um mês. O que é um mês comparado com o resto de sua vida?
      Deixe um Oi pra mim no insta para eu ver vc e agradeça a indicação e mande um beijo para sua Nutri

      Bjo

      • Oi, Teco. Sobre a alimentação anterior, eu faço acompanhamento nutricional tem 4 anos, e sou bem disciplinada. Venho fazendo a nutrição funcional e realmente nesses últimos anos meu consumo de derivados do leite foram bem minimizados, bem como o consumo de glúten. Eu não desisti da dieta nem nada, mas tive a orientação de mudar umas coisas. Vou vendo. Valeu pelo retorno, vou dar um oi no Instagram. 🙂

  6. Esse seu post foi perfeito pro que eu to passando no momento. Hoje é meu sexto dia desse novo estilo de vida. Fiz pela primeira vez o teste hoje e já estou em cetose. Não tive absolutamente nenhum sintoma. Então resolvi me pesar e descobri que não emagreci. Fui chorar as pitangas pra Dany e ela mandou eu não me pesar mais e vir aqui ler esse post. Foi perfeito. Não me pesarei mais.

    • coachtecomendes

      Ai jesus! Quero morrer do coração! Joga essa balança fora e leia o blog inteiro. Bjo e boa sorte!

  7. Cheguei aqui por indicação de uma amiga, Acho que há uma grande confusão entre ser paleo, ser lchf e ser paleo-lchf. Paleo é comer natural, lchf é comer mais gordura e menos carbo sem se preocupar com origem, já paleo-lchf é comer natural com menos carbo e mais gorduras. O que vejo são equívocos nos conceitos, gente que se acha paleo porque come ovos com bacon da Sadia, que passa pelo processo de industrialização e é carregado de conservantes. Nunca será! Gente que come Lindt 85%, nunca será! Sorry, esqueçam a paleo e seja lchf, acho mais fácil, principalmente qdo se trata de estética.
    Canso de ver meninas comerem um morango e correrem pras fitinhas de insulina e postarem que tiveram a cetose quebrada! Sorry, se matem!!!! Isso não é ser paleo! Canso de ver meninas que se dizem paleo, estarem há poucos meses na dieta e já criam grupos no zapzap e suas regras, onde não é permitido comer uma batata doce! E se seguir direitinho a dieta durante a semana, no fim de semana pode um quadradinho de Lindt. Onde está o protocolo que diz que batata doce é proibido e que aos fds pode uma quadrado de chocolate da indústria belga porque vc se comportou? Raízes são permitidas, cabe cada um escolher os alimentos aos quais se adaptam… Tem gente gritando aos quatros mundos que nem uma folha de alface pode, que uma rodela de tomate tb não pode, que pimenta biquinho não pode porque tem carbos… Que seguem modinha de jejum pra justificar a anorexia, que seguem o conceito de comer de acordo com a fome pra justificar a compulsão. Paleo não é a dieta do baixo carbo, não é a dieta da fome, não é a dieta da compulsão…
    Me desculpe a pergunta vc é nutri?

    • coachtecomendes

      Oi! Está desculpada! Rs.. Não sou nutricionista e por isso meu Blog é sobre o comportamento das pessoas com relação a Paleo pela minha formação em Coach. E como sou Primal Expert em formação pelo The Primal Blueprint Institute do Mark Sisson, me permito ser consultor do assunto aqui no meu Blog. Mas toda essa modinha e desespero com o estilo de vida Paleo só participa quem quer e quem deixa. Eu não faço parte de nenhum fórum, grupos de whatsapp etc. Prefiro estudar bastante e se tem opiniões diferentes, eu vejo as opiniões dos especialistas e formo com base nisso a minha própria. 😉

  8. Teco, então como coach vc não acha que está ajudando a propagar a paleo como um produto? Pois acredito que não faça seu trabalho de graça… Se é produto, se é moda, é lucro pra quem trabalha com isso, portanto, não se irrite, entrou, propagou modinha, não gostou, não se importe, afinal, tem um bando de mina louca pra secar na LCHF atrás de um ombro amigo pra chorar as compulsões. Abço

    • coachtecomendes

      Pessoas mal informadas que divulgam isso como moda é um deserviço a todos que poderiam se interessar e estudar a respeito e por ter um pre conceito por ouvir falar que é mais uma dieta modinha nem se darão ao trabalho de ler o Blog do Dr Souto ou um livro a respeito. Não trato nada como produto não, só quero ajudar as pessoas que realmente tentaram ser Paleo mas não conseguiram por compulsão, hábitos ruins, baixa autoestima por uma sequencia de fracassos anteriores etc..nada mais

  9. Teco, não leve a mal meus questionamentos, adoro seu blog e te acho super entendido, porém, compulsão é doença da mente e uma dieta não é a cura, e sim a terapia, feita com especialista em transtornos alimentares. Deixar de comer um doce e não saber diferenciar a fome da vontade de comer e se afogar num saco de torresmo só porque é “paleo” não deixa de ser uma compulsão. A pessoa continua compulsiva, apenas mudou o foco. E quanto ao Dr Souto, ele é foda, adoro o blog dele, é sensato, e pra mim o gde mestre da DIETA paleo no Brasil, dieta pode ser vista como estilo de vida sim, mas não é propriedade privada, não é religião, não é seita, e disso Dr Souto entende, é um médico, e não um xiita. Boa semana

    • coachtecomendes

      Sophia, como o prório Dr Souto diz em seu Blog, a compulsão pode sim ser tratada com a mudança de hábitos alimentares. Pessoas tem maior e menor grau de compulsão com dieta rica em carboidratos. Não é apenas doença da mente e de qualquer forma, qualquer pessoa disfuncional deve ser tratada por psicólogo ou psiquiatra, coaching ajuda apenas as pessoas atingirem seus objetivos com todo o potencial que ela já tem. E por isso tenho coachees médicas e nutricionistas. São coisas separadas. Dr Souto ajuda muito com seu blog Paleo/LCHF e começou a estudar nutrição em 2011 com o livro do Jornalista Gary Taubes. Eu estou meio perdido em o que você está incomodada com meu blog. Tenho meu ponto de vista, escrevo sobre isso e ajudo as pessoas que me procuram. Não tem nada de Xiita nem radicalismo por aqui. Só que se o blog é Paleo, é disso que falo. Assim como um blog de futebol fala de futebol, um blog vegetariano fala de vegetarianismo. Não gosto de futebol nem sou vegetariano, então simplesmente não leio blogs sobre o tema nem entro em contato pra questionar o autor. Aliás, nem tentar convencer as pessoas a serem Paleo/LCHF eu tento. Apenas, como diz a descrição do Blog, quero ajudar a quem já comprou a ideia de ser Paleo a seguir esse estilo de vida. Dr Souto explica o que fazer e porquê fazer e quero ajudar no como fazer. Boa semana a você também.

  10. Como as pessoas são diferentes, isso é realmente incrível!!!! E isso torna as coisas desafiadoras e interessantes!!! Este negocio de peso é engraçado, no fundo não diz nada….. Só alimenta obsessão! Só pra constar quando comecei a mudar minha alimentação, meu peso despencou….. Cheguei onde queria, e estou bem tranqüila, só não posso ficar em cetose, pq meu peso realmente não para de cair. Hoje na minha vida não se trata de paleo ou low carb, trata-se realmente de restaurar a saúde e o bem estar, com uma alimentação que realmente é embasada cientificamente, e não uma pirâmide alimentar, feita sem fundamento e q hoje cega as pessoas e se tornou um dogma. Comparar a paleo com outras dietas é realmente deprimente!!!!! É meu estilo de vida, adequado as minhas condições e como diz o Mestre Souto: o bom não pode ser inimigo do ótimo!!! Minha frase favorita!!!!

    • coachtecomendes

      Matou um monte de gente de inveja sobre como seu peso despenca rápido!

  11. E sinceramente quando as pessoas não percebem diferenças, seja visualmente, pelas roupas, comentários de outras pessoas ou até mesmo no peso; pra mim estão fazendo algo errado, não é possivel… Claro isso sem contar todos os outros benefícios como melhora do sono por exemplo, que muitas vezes é tido como menos importante…

  12. Lívia Maia

    Putz, arrasou no texto, like always!
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco.
    É isso mesmo, é ter vergonha na cara…hehe
    Ps: Não desisti de ser coachee, viu?!
    =)
    Beijos

  13. Comecei a te seguir no Instagram e acabei conhecendo seu blog, apenas me viciei e li todos os posts numa levada só! Estou em busca de um estilo de vida definitivo, não só estar na modinha!! E seus textos são extremamente esclarecedores, sem contar a pitada cômica que faz total diferença!!

  14. Muito bom o texto… Vc e a Dany foram os principais responsáveis pela minha de decisão de aderir ao estilo de vida Paleo… hoje faz 1 mês que eu resolvi “mudar” e apesar de estar adorando certas coisas, como nao precisar ficar carregando marmitas, comer de 3 em 3h e principalmente, nao tenho mais compulsão, algumas coisas estão me deixando meio desestimulada, como o meu intestino que ficou bem preguiçoso e uma queda de cabelo maior que o normal (ele ja estava caindo antes, fiz exames de sangue que indicaram deficiência em vitamina b12, a medica mandou suplementar)… mas o que me desanima mais esta sendo a perda de peso… perdi apenas 1kg nesse ultimo mes, dos 3 que eu gostaria de perder… na verdade eu já estou no meu peso ideal, porem preciso trocar gordura por massa magra… eu sei que nao devo confiar na balança e tal, apesar de ser bem nitido que realmente minha perna afinou bem porem ficou flacida e com muita celulite (sofro muito com as 2, a famosa “falsa magra”)… enfim, esperei completar 1 mes e fiz avaliação fisica hoje… comparei com os resultados de uma que eu tinha feito 3 semanas antes de começar a paleo…e segundo ela, apesar de eu ter perdido 1 kg, tb ganhei quase 1% de gordura ou seja, perdi massa magra e ganhei gordura! Fiquei muito desanimada pq (na minha opiniao rs) tenho feito tudo tao certinho, sei que 1 mes é mt pouco para alcançar os resultados que eu gostaria mas piorar o que já não tava bom me desanimou bastante… isso é normal ou eu que devo estar fazendo alguma coisa errada??? Se puder me dar uma luz ia ser ótimo rs Brigada

    • coachtecomendes

      Oi, várias luzes. Não se compara avaliação física de antes de uma dieta LCHF com uma feita depois. Estar sem o glicogênio no corpo faz os músculos perderem água e engana a avaliação parecendo que o corpo perdeu músculo e ganhou gordura. Se tem deficiência de vitaminas tendo sintomas como queda de cabelos, tem que tratar com um médico ou nutricionista independente da dieta que seguir. A mudança no estilo de alimentação tem o período de adaptação que traz muitos sintomas desagradáveis que já foram tratados aqui em outros posts e são bem conhecidos. Pode demorar até seis semanas e seu foco deveria entender cada processo e não em meta de perder peso em um mês (também tem um post disso). Caso você não tenha lido algum livro, vale estudar. Ou procurar um nutri Paleo pra te ajudar. O estilo de vida Paleo é simples mas tem nuances que precisam ser consideradas e entendidas. Você pode sim estar fazendo algo errado. Boa sorte e não desista. Bjo

  15. Somente para tecer alguns comentários sobre o ponto de vista, da Sophia. De que compulsão, como doença da mente. Tal comentário está parecido com a posição de alguns psicólogos recém formados que acham que sabem tudo sobre as Neuroses (entra aqui as compulsões entre outras patologias), psicoses e perversões e etc… E, como o Teco falou existem níveis de compulsão, diferentes, em menor grau ou maior. Poderia mencionar mais coisas sobre a compulsão mas, não vem ao caso. Iniciei a Paleo a uns 25 dias, por influencia de minha filha que é personal trainer e já estou adaptada. Retomando a questão da compulsão, alterar pensamentos, mudar de hábitos e comportamentos inadequados podem SIM resolver a compulsão por alimentos. É obvio que não estamos falando de pessoas que devoram doces, massas ou qualquer porcaria para aliviar todas as ansiedades e frustrações da
    vida. Bom para encurtar: tenho lido bastante sobre a Dieta paleo, e constato que se trata de uma mudança de estilo de vida. Espero conseguir me manter neste “novo”, que alias de novo não tem nada, ou seja, é um retorno do homem ao estilo saudável de alimentar-se. E, quanto ao seu blog tenho adorado a forma descontraída e bem humorada como você, escreve, informa e ajuda as pessoas a se manterem em seus propósitos, através da mudança de comportamento.
    Um grande abraço.

    • coachtecomendes

      Haha muito obrigado pelo conentário, Celia! Várias Coachees queriam responder. rs Parabéns por estar indo bem com a Paleo, e vou tentar manter o bom humor por aqui apesar de tudo!

  16. Priscila (@priualmeida)

    Lido, compreendido e introjetado! Você tem
    O dom de falar exatamente o que precisa, tocando na ferida e na alma das pessoas, Teco. Lhe admiro muito! Thanks por tudo!

  17. Já li esse post, 287 vezes meu Deuuuuuussssssssss. Sou casada e mto bem casada e descobri que consigo amar dois homens ao mesmo tempo! Vc e ele!!!!! Não vejo a horaaaaaaa de chegar sexta feira 15h! Vc eh um gênio na terra dos coachs!

    • coachtecomendes

      Hahaha Adorei o comentário! Vou colocar no instagram! <3

  18. Catarina (IG: fit_in_china)

    Estou a fazer a consultadoria com a Dany faz quase 3 semanas e a adorar e tenho tido resultados bastante positivos mesmo 🙂 Quase a converter o meu marido que odeia vegetais/frutas e que diz que não consegue largar a massa, pão e por aí vai :-p
    Estive a ler o blog desde o início e resolvi comentar precisamente neste porque ainda este fim-de-semana esta a comentar isso com o meu marido. Confesso, que não tinha ouvido falar da paleo até ao início deste ano e de repente parece que virou moda, é so instagrams com nomes paleos, etc. Outra coisa que me faz confusão é muitos desses instagrams terem o que chamam de carb up night….Se o paleo é um estilo de vida, então qual é o sentido de uma vez por semana se entupir de carbs?

    • coachtecomendes

      Oi! Eu não me importo de ter vários perfis Paleo, como disse no Blog, os aventureiros que atrapalham.
      Um dia de alto carbo pode ser muito benéfico para várias situações pelo efeito anabólico da insulina, para repor as reservas de glicogêneo por algum motivo estratégico etc. Faz parte. Paleo é um estilo de vida e isso não interfere. Assim como você pode ir pro lado oposto e fazer um jejum, não é? Acredito nessas variações. Assim como nossos ancestrais podiam ter uma escassez e serem obrigado a ficar sem comer, podem encontrar um favo de mel e ter um alto carbo.
      Bjo!

  19. Cada artigo, novo aprendizado!
    Agora minha cara tá doendo de tanto tapa que tomei…obrigada! rs

X