Ajuda contar calorias na Paleo? É muita gordura e tenho medinho!

calories_counter_21747_1_1_730

 

É muito mais fácil as pessoas entenderem que que gordura animal é saudável, que açúcar, trigo e soja fazem mal do que entenderem que não devem contar calorias.

Outro paradigma incrustado na nossa cabeça por vários anos e que parece ser verdade porque a lógica faz sentido (usando as infos erradas que tinha antes de ser Paleo). Se meu metabolismo basal é de 2000 cal/dia e eu como 3000 cal, o excesso vai ser acumulado em forma de gordura. Se eu comer menos que 2000 cal/dia, o que falta de energia para completar a necessidade, o corpo vai usar suas reservas (banha, pochete e papada) para suprir e eu vou emagrecer. Acrescentando a isso eu posso, além de ingerir menos, gastar mais fazendo 2h de spinning por dia e serei magro e feliz. #sqn

Como já falado muito no começo do blog que COM CERTEZA você já leu, essa matemática funciona mas não funciona para sempre e por isso que você está aqui. Se você está em uma dieta de alto carbo e low fat, seu organismo está zuado e totalmente perdido. Ele não está funcionando da forma que foi programado para funcionar por milhões de anos de evolução. É como ter um carro movido a álcool e você colocasse liquor de framboesa no tanque e quisesse que ele tivesse a mesma performance. Você coloca no organismo mais carbo que ele precisa, vai pra corrente sanguínia e por ser altamente tóxico o corpo fica desesperado e secreta uma quantidade gigante de insulina para tirar isso e manda para os músculos e fígado para ser estocado como glicogênio. Só que essa reserva é mínima e provavelmente já cheia então, todo resto vai ser armazenado como gordura no seu culote porque não tem mais para onde ir. Assim, você comer menos parece uma boa ideia porque quanto mais comer mais vai engordar. Só que essa dieta além de causar inúmeros problemas de saúde e não ser viável a longo prazo, te mantém com fome porque você está ensinando seu corpo a só usar liquor de framboesa e como some rápido do sangue você tem que ficar comendo toda hora tipo…de 3 em 3 horas pra manter um fluxo estável. Já ouviu isso antes?

calorie myth

 

Desentupindo o Ralo

Uma comparação muito legal que li no livro “The Calorie Myth” é como se seu corpo fosse uma pia. Quanto mais água você coloca na pia, mais água sai pelo ralo e o corpo vai se regulando. Ele já tem a receita de qual porcentagem de gordura é ideal para sua saúde. Esse ponto de equilíbrio chamado homeostase ou setpoint ele tem para várias funções vitais. Sua temperatura é 36,5 (menos eu que sou Hot) e nada vai mudar isso se você for saudável. Se você ficar ao sol, você sua ( e não “soa”!! Notem bem!!) para manter essa temperatura. Se você ficar no frio, você treme e se encolhe para gerar calor e diminuir a perda de calor. Se você beber água demais, você vai mais ao banheiro, você não vira uma bolha d’água! Ele se regula para o equilíbrio.

Se você entende que seu corpo te dá sede quando precisa de água, frio quando quer que você se esquente e se você beber a mais você mija e se se cobrir de mais você sua, por que você não entende que seu corpo vai te dar fome quando for pra você comer e queimará o excedente se você comer a mais através de maior gastos, elevação de funções metabólicas e até tendo menos fome no dia seguinte?

A questão que fez você ter o ralo da sua pia entupido e aumentando a gordura na parte posterior da sua coxa já foi resolvida com a Paleo. Agora, o que entra sai e seu corpo vai tentar atingir o seu equilíbrio, sua porcentagem de gordura que você foi feita para ter (que é baixa) independente de quantidade. E vc já percebeu que com a LCHF sua fome já diminuiu.

Day1+10+21RehabFront-Copy

Canal Smashthefat no You tube

Esse é Sam Feltham. Ele tem um canal no youtube muito bacana em que ele testa nele mesmo vários tipos de dietas e anota e compartilha os resultados.

A foto acima mostra o resultado de 21 dias LCHF mega calórico com 5794 cal por dia! Se a contagem “conhecida” de calorias fosse real de mais ou menos 7000 cal é igual a um kg, quanto ele deveria ter engordado? Eu te conto. Ele comeu 51.239 calorias excedentes ao seu metabolismo basal o que daria 6,6kg. Na verdade o que aconteceu foi que ele ganhou 0,85kg maaaas perdeu 3cm de cintura o que deve ter ocorrido foi que ele ganhou massa magra.

Vale lembrar que esse exemplo não foi um teste cientifico, claro! Foi o teste em um indivíduo e esse é o resultado dele. O que acho que aconteceria comigo e com vários outros é que se ganhasse mais gordura forçando comer a mais, voltaria ao normal simplesmente voltando a comer normal. Mas também esse “forçando” nunca aconteceria no dia a dia porque respeitamos nossa fome. Comer a mais por que? Paleo não tem compulsão.

O toque de Coaching

O grande problema que enfrento com minhas coachees é elas se sentirem mal por quererem comer muito uma comida LCHF de forma compulsiva e tentam se freiar, ficam com sentimento de culpa mesmo comendo alimentos que são permitidos no começo da adaptação a Paleo. A minha maior briga mesmo depois de explicar tudo isso é para que elas comam o quanto quiserem que o corpo se vira para queimar. A proibição das dietas restritivas de anos as fazem meio que não acreditar que estão livres. Comam! Com o tempo vocês vão perceber que não são mais proibidas de comer o tanto que quiserem e este desejo louco de se entupir vai passar. Você pode comer e simplesmente esse “poder comer” é libertador e também te ajuda a livrar da compulsão. Contar calorias, faz o contrário!! Fazer dieta engorda (Flávio Gikovate no livro Deixar de Ser Gordo). O bom é que Paleo não é dieta. Nós podemos comer qualquer tipo de comida a qualquer hora e em qualquer quantidade. A diferença é só o que nós chamamos de comida. 😉

Setpoint Zuado e platôs

Após um tempo, depois de quilos eliminados, pode ser que você ainda esteja esteticamente um pouco acima do peso desejado. Isso pode acontecer por anos estragando o motor do carro com liquor de framboesa. Aí, já com a saúde em dia, a cabeça tranquila e livre de compulsões, há várias estratégias para baixar esse setpoint como JI, exercícios específicos e manipulação da dieta para arrumar isso. Fique tranquila! Mas falamos do assunto se necessário lá pra frente.

Abraço,

Teco

 

 

Categorias: Fundamentos Paleo,Paleo

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

36s Comentários

  1. Muito bom,
    porque mesmo na Paleo ainda controlo minhas calorias no fatsecret. É como uma caloriofobia!! Mas vai passar!
    JI é muito bom e eu também faço. Estou ansiosa por um post seu sobre isso, porque essa técnica é bem polêmica/contraditória até no mundo Paleo.

  2. Bruna Damini

    Muito bom, amei! Duro mudar essa cabeça de contar calorias, mas vamos treinando!

  3. Perfeito , acho q é extremamente normal ficarmos perdidas no começo afinal foi uma vida enteira contando cada caloria e ignorando a qualidade ♥

  4. Olha que legal alguns relatos que encontrei sobre a hipo http://www.marksdailyapple.com/forum/thread31336.html … Nesse começo já me sinto melhor, não estava fora de forma mas sinto que sequei ainda mais.. alguns momentos sinto muito fraqueza e confusão mental… tô na fé que vai melhorar… Rs tinha chegado a um ponto onde terminava de comer e já estava com fome!!!

  5. Muito bom! Tem sido um prazer acompanhar seu blog, mas sinto falta de postagens dedicadas a pessoas como eu, que ja sigo low-carb ha 2 anos, super bem adaptada. A saude e a disposiçao estao otimas, me exercito bem e tenho um corpo considerado bonito (mas ainda tenho 20% de BF). Preciso muito de dicas sobre como melhorar a partir daí, alem do nosso set point pessoal (queria muito secar mais). Aguardo ansiosa as cenas dos proximos capitulos… Beijoca

    • coachtecomendes

      Me mande um email q te dou umas dicas.. É perigoso falar sobre isso agora no blog

  6. Ótimo artigo! Faço low carb a mais de um ano mas estou um pouco frustada por não ter perdido peso, tipo nada mesmo.. talvez até ganho um pouco de gordura 🙁 nunca controlei calorias, só carboidratos, e não passo de 50g por dia! de vez em quando faço umas refeições lixo no final de semana hehe já tentei JI, HIIT, e agora simplesmente estou pensando em apelar pra controlar calorias :/
    tenho 56kg e 1,66 de altura, não sou gorda, mas tenho 25% de gordura e queria muito baixar pra uns 17, 18%..
    fico no aguardo de um artigo de como sair desse set point :))

  7. Oi coachtecomendes, tenho adorado seus posts, mas tenho uma grande dúvida, comecei a paleo com um coach do site primal, mas não venho obtendo muito resultado, fui atestada com resistência à insulina, agora te pergunto, sigo corretamente as vezes nem fome tenho, mas o peso não baixa, queria tbm saber qto cobra para ter seu acompanhamento.

    • coachtecomendes

      Oi Karina, vocês tentaram cetose nutricional? De qualquer forma tem todas informações nos links acima do banner. Tks por gostar do blog 😉

  8. Ler quantas vezes for necessário!
    Pq as neuras sempre me fazem esquecer…
    😉

  9. Thalita elisa

    Ai meu chesusss. Sério mano, Deus te abençoe.
    Ai que alivio lendo seu blog, ai que energia positiva entrando na minha cabeçona complicada e cheia de paranóias, erros, derrotas, frustração, e ideais errados.
    Estou me informando o mais possível sobre o lchf e muito agradecida pelo teu trabalho. Serio mesmo.
    Beijos.

  10. Encantada com seu blog e sua forma humanizada de comunicação. Iniciando os estudos da Paleo, mas já com certezas que nunca tive na vida. Obrigada por isso. 🙂

  11. Ahh… eu devia ter lido teu blog do começo antes de começar a paleo… ou quando iniciei lá em outubro do ano passado. Depois de muitos altos e baixos, idas e voltas na paleo, de furar a dieta, e voltar finalmente eu entendi que não posso gostar do que me faz mal ( no caso o trigo, que me leva à compulsão) e agora estou começando do comecinho… iniciei a lchf com #sanguenozoio kkkkk, sem me pesar (já estou pensando em jogar a balança fora), e vou ir um passinho por vez pra depois pensar em emagrecer. Agora quero mesmo é a liberdade, viver sem compulsão, e isso eu sei que só a paleo vai me trazer de volta!! Obrigada pelas dicas e muito sucesso pra ti sempre!!

  12. Adorando seus artigos Teco!
    Sou paciente do Dr Bernardo Maia e comecei minha adaptação cortando o glúten do cardápio, o que fez muitaaaa diferença e já diminuiu drasticamente minha compulsão (principalmente por carboidratos!).
    Ai já fui para a LCHF e, estou na minha terceira semana Paleo com JI, que pretendo manter pelo resto da vida!
    Mas esse artigo foi perfeito pra mim também, pois esse final de semana de frio e chuva, me peguei com um sentimento de culpa absurdo porque acho que comi “demais”… claro, dentro das opções de alimentos paleos. Mas nossa mente manipulada por anos faz isso, principalmente com nós, mulheres….. nasce uma mulher, nasce uma culpa ambulante! Socorro!
    Foi ótimo ler mais esse artigo, deu mais confiança pra não desistir, e enfrentar esses altos e baixos do período de adaptação.
    Um abraço e obrigada por compartilhar seu conhecimento de uma maneira tão simples e divertida!

    • coachtecomendes

      Que bom que gostou, querida! Ouça meu Podcast sobre estado mental pra começar a Paleo que vai te ajudar bastante nessa hora de culpa! E mande um abraço pro Bernardo! Vc está em ótimas mãos!

  13. Pingback: Calorias engordam? – paleonático

  14. Engraçado é ouvir das pessoas é: vc come tanto e não engorda? Bacon e ovos de café da manhã…genética? ai ai…. hahahah
    bjo

  15. Engraçado ouvir das pessoas é: vc come tanto e não engorda? Bacon e ovos de café da manhã…genética? ai ai…. hahahah
    bjo

X