Opa! É a sua primeira vez por aqui? Então essa é pra você…

Hello, friend!! (logo você vai se acostumar com essa minha forma de tratar pessoas queridas)

Bom, agora eu preciso me apresentar : )

Eu sou o Teco Mendes, criador do SendoPaleo e Coach especialista em Estilo de Vida Paleo. Mais pra frente, nós vamos falar mais de mim, mas o assunto agora é você e o que trouxe você aqui…

Alguma coisa me diz – posso tentar adivinhar? – que você está acima do peso. Ou pelo menos acima do peso que você gostaria. E existe uma chance enorme de você já ter tentado diversas alternativas para emagrecer. Dietas e mais dietas que despertaram em você uma expectativa enorme de ficar com o corpo em forma mas, no final das contas, não deram em nada.

Pode ser também que você seja uma pessoa magra, mas com uma compulsão alimentar de dar medo.

Ou, quem sabe, esteja em busca de uma solução para viver com boa saúde, assumindo (de vez) o controle do diabetes, do colesterol e da pressão alta.

Ah… e ainda há chances de você ter vindo parar aqui em busca de uma boa performance esportiva.

E se eu arriscar mais um pouquinho e disser que… o que você sente em relação ao seu corpo, sua autoestima e sua saúde talvez não seja nada muito animador?

Se as minhas adivinhações chegam perto do que é real pra você, quero te dar uma notícia:

Neste site, você vai encontrar tudo o que precisa para conquistar o corpo, a saúde e a performance que você sempre sonhou. E nunca mais vai ter que ir atrás de qualquer outra dieta. Não, não é nenhum milagre ou coisa parecida.

As informações que nós disponibilizamos por meio de artigos, vídeos, podcasts e-books são consequência de estudos científicos realizados por décadas, com resultados comprovados por, absolutamente, milhares de pessoas do mundo todo que seguem a Paleo.

Embora a Paleo ainda não tenha saído no Globo Repórter (não duvido que isso aconteça logo porque, nos EUA e em outros países, a Paleo já está na grande mídia), é possível que você já tenha ouvido falar dela. A maioria dos médicos e nutricionistas a chama de Dieta Paleo. Mas nós sabemos que vai muito além: é um estilo de vida.

O que é ser Paleo?

Bom, pra você começar a ficar por dentro do assunto, vou colocar aqui a principal parte do terceiro capítulo do meu e-book “Pare de Gostar do que te faz Mal e Emagraça SendoPaleo”. É uma maneira fácil de você entender como tudo funciona. Lá vai…

Caso você ainda não conheça a Dieta Paleo, vamos dar aqui uma rápida pincelada antes de partir para nossas dicas. Mas já vou avisando: ela vai contra a maioria das ideias sobre dieta que aprendemos, pregamos ou estivemos fazendo.

Também conhecida como Paleolítica ou Primal, essa dieta parte da ideia de nos alimentarmos conforme nossos ancestrais, aqueles antiguinhos, do Período Paleolítico, que abrange de 2,6 milhões a.C. até 10.000 a.C.

Um amigo me disse que assim que soube dessa dieta viu que ela fazia todo sentido: nunca encontraram restos mortais gordinhos de nossos ancestrais  – só pele e osso. Sim, esse meu amigo é magro, por isso está sempre fazendo piadinhas sobre as dietas.

A base dela é que nossos ancestrais evoluíram por milhares de anos se alimentando de caça, vegetais e frutas que eles podiam colher. E sempre se mantendo com ótima agilidade, disposição e energia, caso contrário virariam caça em vez de caçadores.

Gordinho ali não tinha vez. E como temos, praticamente, a genética idêntica a esses nossos ancestrais, nosso corpo está preparado para esse tipo de padrão alimentar. Ou melhor, nosso corpo evoluiu para e com esse padrão alimentar.

A Paleo é, basicamente, uma dieta de baixo carboidratos, não por definição, mas por consequência. E relativamente alta em gorduras, principalmente a temida gordura saturada.

A diferença entre essa e as outras dietas de baixo carboidrato é que, na Paleo, devemos excluir do cardápio –  menos de 150 g por dia – grãos, laticínios, legumes e outras iguarias que nossos amigos das cavernas não comiam.

Restrições menos controversas, até porque fazem parte de toda dieta que se intitula como saudável, são os alimentos processados, óleos vegetais e açúcar.

Mas sem grãos?

O nosso feijão com arroz?

E os integrais?

E a gordura saturada, como bacon, faz bem?

E aqueles atletas saudáveis que evitam a gordura e se alimentam de comida integral?

Vamos às respostas:

Conforme preconizado pelos autores da dieta Paleo, e até com suporte de vários estudos científicos, os grãos possuem antinutrientes que fazem mal ao organismo não adaptado do homem, causando inflamações que algumas vezes são visíveis e claras, como no caso de doenças celíacas, e outras que dificilmente ligamos à nossa alimentação, como artrite e alergias de pele.

Já a gordura saturada, por sua vez, em recentes e diversos estudos ficou comprovado que é uma gordura que devemos consumir e que não há relação com doenças cardíacas ou qualquer outro problema de saúde. Muito pelo contrário. A história de como esse pavor de bacon começou é muito interessante e merece até um capítulo especial.

Outras premissas da Paleo nos mostram que muitos dos nossos conceitos sobre alimentação precisam ser revistos: Comer de 3 em 3 horas? Não. Comer uma ou duas vezes por dia. Ou não comer.

Jejum intermitente é parte de como evoluímos. Na Dieta Paleo, come-se quando se tem fome. – Quantos litros de água devo beber por dia? Beber quando se tem sede. E pronto.

E agora você está aí, relendo esta página, olhando desconfiado… A Dieta Paleo é um assunto muito interessante e que deve ser estudado com a mente aberta e tolerância a novos conceitos. E se tudo que nos foi colocado até agora sobre alimentação estiver mesmo errado? Intrigado? Bem-vindo à Paleo.

Só pra avisar, aqui acaba o terceiro capítulo do livro. Mas para fechar com chave de ouro esta sua primeira visita a esta página, vamos resumir abaixo o que você vai conquistar, definitivamente, aderindo ao estilo de vida Paleo.

Vamos aos benefícios da Paleo?

  • Perda de peso (ou até aumento se estiver abaixo do ideal) e aumento de massa magra
    Com a alta ingestão de proteínas e a baixa ingestão de carboidratos, aliadas a exercícios, há um aumento de massa magra, além da produção de ácidos graxos necessários para queima de gordura.
  • Menos fome
    A saciedade é certeira quando seguimos uma dieta rica em gorduras boas.
  • Mais saúde
    Como o objetivo desse estilo de vida é seguir os hábitos mais naturais e saudáveis possível, o índice de toxinas, química e antinutrientes consumidas é muito menor.

E, agora, a grande vantagem de seguir esse estilo de vida

Você não vai precisar mais pesar sua comida, contar calorias, nem tomar remédio para forçar o emagrecimento. E o melhor:

Liberado na dieta Paleo:

  • Carnes
  • Peixes
  • Ovos
  • Vegetais que cresçam acima do solo (ex: alface, abóbora, tomate, pepino)
  • Gorduras naturais (ex: azeite, manteiga e óleo de coco)
  • Frutas vermelhas

Bom, como eu disse lá no início…

todo este blog (e meus canais nas mídias sociais) são dedicados à propagação de conteúdo de qualidade sobre o estilo de vida Paleo, principalmente no enfoque da sua mente, sua relação com a comida. E esse é o grande diferencial do Sendopaleo.

Além disso, convido você a conhecer o video do Método SendoPaleo. Eu realmente acredito que se você procura ter mais saúde, autoestima e o corpo que sempre quis, ele vai te ajudar MUITO! clique aqui!

Um abraço pra você!

Teco Mendes.