Talvez você ache que quer emagrecer mas na verdade não quer

Hello Friends!

Hoje eu vou falar de um conceito que talvez seja uma ducha de água fria pra muita gente mas com certeza vai ajudar.

Em muitas conversas com os clientes como coach, eu vejo uma dificuldade enorme das pessoas conseguirem colocar o que precisa ser feito como prioridade. Toda mudança, por mais que seja claramente positiva faz com que seja necessário uma ação, passar para um cenário diferente. Mesmo quando você termina um casamento infeliz ou sai do emprego que te sufoca indo para uma situação que sabe que te fará mais feliz, a fase de adaptação, a mudança, trás um desconforto. Algumas rotinas e padrões serão mudados, mas ter resistência a isso não faz sentido porque é claro que você sabe que será mais feliz. O mesmo acontece se você vai morar em outra cidade pelo emprego dos sonhos ou sai da solteirice pra se casar. Ainda há medo e desconforto e muitas coisas você terá também que deixar pra trás para uma expectativa de felicidade maior com toda essa mudança.

Meu nariz ficou grande

Presta atenção nesta frase: Seus objetivos devem ser baseados não apenas na felicidade de alcança-los mas no quanto você está disposto a passar pelo processo para chegar lá.

Você não deve escolher a magistratura como objetivo de carreira se você não está disposto a estudar o tanto que é necessário para ser um juiz. Dizer que quer ser juíz porque quer mudar o Brasil, ser respeitado, ter um ótimo salário , com cargo vitalício e aposentadoria integral não é o ponto. Porque ter um emprego com essas características todos querem. Você tem que optar pela magistratura se você está disposto a estudar horas e horas por anos e anos abrindo mão de muitas coisas na vida e sem a certeza que vai conseguir passar na prova mais difícil dos cargos públicos.

Da mesma forma, se você quer mesmo ser médico, não é porque é um profissional respeitado que salva vidas e ganha bem e sim, ainda adolescente, abrir mão de ter as séries do Netflix em dia, jogar 5h de playstation, curtir as baladas sertanejas com os amigos em plena quinta feira etc.

Quando emagreci mais de 20kg eu tomei um susto pq fiquei orelhudo e narigudo.. Claro, em comparação com minha cara de Trakinas com mais de 100kg. Aí tomei a decisão.. Vou operar esse nariz batatudo. Comecei a pesquisar, perguntar pra quem operou e marquei uma conversa com um cirurgião. Depois de ele descrever a cirurgia e eu quase cair pra trás, ver o preço, conversar com uma amiga que fez e ficou torto e teria que refazer, ler que 40% das rinoplastias precisam ser refeitas, eu desisti. Não porque eu não quero ter um nariz menos batatudo, mas porque não estou disposto a passar pelo processo para ter isso. Aí que vai uma sacada. Decidi que não irei operar mais e pronto! Não reclamo mais e pra mim é assunto resolvido. Não faz sentido eu ficar reclamando dele se não estou disposto a fazer o que precisa ser feito.

Você já viu onde estou querendo chegar, não é mesmo?

As vezes os obesos estão mais dispostos a emagrecer do que os que tem que perder pouco

Quanto maior a dor, mais disposto a fazer o que precisa ser feito e a passar pelo processo. Quanto maior a dor, mais adesão ao processo. Quanto maior a dor mais a vontade de mudar. Para muitos, essa cirurgia de rinoplastia é uma benção. Pq o nariz afetava a autoestima, vida amorosa, social, tinha bullying, apelidos na infância etc.

Aí com emagrecimento é a mesma coisa, ficar longe, mesmo que um período, do açúcar que dá gratificação instantânea, deixar de beber aos fins de semana que acaba num X-Tudo de madrugada, deixar de fazer festa de Halloween em casa sendo que ainda está na briga em ter adesão a dieta, deixar de ir em festa de criança se ainda não consegue se comportar na frente de brigadeiro…São todas coisas importantes que precisam ser feitas no momento em que ainda não se tem controle do que entra na boca. É como a história de sair do casamento ou emprego ruim, tem que ter mudanças e estar disposto a fazê-las.  Fica ruim antes de ficar bom e o fácil mesmo é não fazer nada..Continuar na mesma.

Quando não se está disposto colocar essas mudanças como prioridade, tem a sensação que é muito difícil, que não pode ficar sem vida social, que o aniversário é da sobrinha, que um só brigadeiro é “equilíbrio” (mesmo sabendo que se ficasse em UM brigadeiro não estaria lendo este texto), que é muito viciado, que é muito fraco, que é tudo muito difícil. Nada disso. Você somente não quer o suficiente. Não tomou a decisão. Não colocou no topo da sua lista de prioridades a fazer o que precisa ser feito e deixar a fase boa chegar.

Aí que a industria do emagrecimento se aproveita. Fazendo “atalhos” para ficar fácil. O tarja preta que tira a fome, o SPA que deixa tudo do outro lado do portão, o hormônio que acelera a queima, os chás Detox, o exercício mágico, os shakes etc etc..E como isso tem funcionado até hoje? Não adianta fugir da verdadeira mudança interna, da tomada de decisão de entender em que parte tá mais difícil, que parte está fácil. Querer “ser emagrecido” não funciona e nunca funcionará porque em algum momento você se encontrará com você mesmo sem esses fatores externos que estão fazendo o trabalho por você.

E sobre essa dificuldade da fase de transição, tenho video no meu canal no youtube sobre isso.. Quando você quer mesmo e bate a mão na mesa porque cansou e quer mudar, o processo fica fácil. Do mesmo jeito que pra mim a rinoplastia é um processo que nem quero passar mas muita gente tem o dia da cirurgia como o dia mais feliz da vida, com processo deliciosamente fácil de tanto que queria.

Mas analise e tome a decisão. Você quer? Então faça o que precisa ser feito e coloque como prioridade. Mas se não quer, ótimo também. Mas se aceite e não busque atalhos, a mudança está dentro de você e só ela funciona. Não faça como aqueles casais que ficam anos infelizes por falta de coragem e quando chegam no limite para realmente querer, viu o quanto de vida perdeu. Fazer o que precisa ser feito vale muito a pena e você sabe disso. Mas ou você tem desculpas ou tem resultados.

 

É Nóix!

Teco

ps: Conheça meus ebooks com palesta Bônus para te ajudar no emagrecimento definitivo. CLIQUE AQUI

 

Categorias: Artigos,Coaching e Comportamento

Comentários fechados

X