Dietas Paleo, Cetogênica e Atkins estão se vingando: gordura saturada é sucesso nas pesquisas saudáveis

Hello Friends!
No Blog do www.metodo4mind.com.br há vários artigos traduzidos como esse aqui. Vale muito a pena dar uma olhada lá e manter nosso lado racional do cérebro bem alimentado para podermos derrubar os paradigmas que formamos ao longo de décadas de informações tendenciosas sobre o que é uma alimentação saudável. 
Abraço,
Teco

Dietas Paleo, Cetogênica e Atkins estão vingando: gordura saturada é sucesso na pesquisas saudáveis

A guerra contra a gordura alimentar pode, finalmente, estar no fim. Cientistas agora admitem que eles estavam errados ao dizer que gordura saturada não era saudável nos últimos 40 anos.

A admissão justifica o alto teor de gordura nas dietas low-carb (Cetogênica, Atkins e Paleo), que partem do princípio que comer gordura não te deixa gordo.

O abalo sísmico na guerra contra a gordura saturada aconteceu depois de uma reportagem provocadora de capa da revista Times em 2014, onde foi dito que a demonização de gordura saturada como a causa de obesidade, diabetes e doenças cardíacas nos últimos 40 anos foi baseada em dados falhos.

“Não é com a gordura saturada que devemos nos preocupar”, escreveu o cardiologista Dr. Rajiv Chowdhury na revista Annals of Internal Medicine. “É o high-carb na dieta e alimentos açucarados que devem ser o foco de orientações dietéticas.”

Dr. Chowdhury se junta a uma lista crescente de médicos especialistas para dissipar o mito de que a gordura saturada é a causa da obesidade, diabetes, colesterol alto e doença cardiovascular. Uma dieta rica em carboidratos – especialmente uma ricos em açúcar e carboidratos refinados – é a culpa por essas doenças, disse ele.

Chowdhury e seus colegas tiraram suas conclusões depois de analisar dados de 72 estudos publicados de mais de 600.000 pessoas de 18 países. Chowdhury não é o único médico que possui esta opinião.

O cardiologista Dr. William Davis, autor de Wheat Belly (Barriga De Trigo, em português), concordou, dizendo que uma low-carb, dieta rica em gordura impede doenças da coração e reverte diabetes tipo 2.

Aseem Malhotra, cardiologista, abalou recentemente o mundo da nutrição com sua declaração de que a gordura saturada é bom para você. Em um comentário BMJ, Dr. Malhotra disse que não há evidências de que a gordura saturada não processada provoca ataques cardíacos, obesidade ou diabetes.

Ele disse que, consumindo gorduras saudáveis ​​(como os encontrados em animais alimentados com capim, nozes, óleo de coco, manteiga, azeite, salmão e abacate) você estará protegido contra essas doenças.

De acordo com Malhotra, a cruzada anti-gordura resultou da ganância por parte das empresas de alimentos que lucraram com propostas de baixo teor de gordura, porém alimentos com grande quantidade de carboidratos.

“A indústria de alimentos tem lucrado com a mantra baixo teor de gordura durante décadas porque os alimentos que são comercializados muitas vezes são carregados de açúcar”, disse ele.

“Estamos aprendendo que o açúcar adicionado nos alimentos está impulsionando a epidemia de obesidade, o aumento da diabetes e doença cardiovascular.”

A jornalista investigativa Nina Teicholz concorda. Comer demais carboidratos refinados e gorduras processadas é o que tem levado ao tsunami de excesso de peso, diabéticos, doentes norte-americanos, disse Teicholz.

A verdadeira causa de doenças cardíacas e ganho de peso é um high-carb, dieta rica em açúcar, disse Teicholz, autora de The Big Fat Surprise.

Teicholz ecoou os sentimentos do médico Dr. Mark Hyman, que diz que a gordura saturada não processada tenha sido indevidamente acusada de causar obesidade e outras doenças degenerativas.

De acordo com vários especialistas em obesidade, uma dieta rica em carboidratos promove doenças e ganho de peso, causando picos pró-inflamatórias em glicose no sangue e insulina no sangue.

Ao limitar esses picos de açúcar no sangue, reduz drasticamente a inflamação, Dr. Hyman escreveu em Eat Fat, Get Thin.

Da mesma forma, o Dr. Jeff Volek, autor de Art and Science of Low-Carbohydrate Living, disse que alto teor de gordura, dietas de baixo carboidrato também pode melhorar o humor e reduzir a inflamação.

“Há poucas pessoas que uma dieta cetogênica não poderia ajudar”, disse Dr. Volek, que seguiu a dieta ceto nos últimos 20 anos.

O cirurgião bariátrico Dr. Eric Westman disse que dietas com alto teor de gordura, como o cetogênica e dietas Atkins não só estimulam a perda de peso rápida, mas pode combater a epilepsia, diabetes tipo 2 e doença cardíaca.

Dr. Westman, diretor da Universidade Obesidade Clínica Duke, diz que a mídia finalmente foi desmascarada sobre o mito de que comer gordura faz você gordo e doente. Ao contrário, ele disse: Comer gordura faz você magro e saudável.

“Eu digo aos meus pacientes para não temer a gordura”, disse o Dr. Westman, co-autor de Keto Clarity. “Coma muita gordura. Gordura faz você se sentir completo. Não há nenhum problema com a gordura. Na verdade, a gordura saturada – a gordura que nós fomos ensinados a não comer – aumenta o bom colesterol melhor de todos os alimentos que você pode comer “.

(Texto original Samantha Chang)

Categorias: Artigos,Artigos Traduzidos,Fundamentos Paleo

Comentários fechados

X