Vamos a prática! Minhas dicas de como começar a Dieta Paleo

Taking-notes

Hello Friends,

Vamos finalmente as minhas dicas de como começar a dieta e comentários sobre o que você encontrará pela frente. Você não encontrará muita coisa aqui em nenhuma literatura normal sobre a dieta Paleo. Mas eu nunca gostei de ser normal mesmo.

Leia os livros e Blogs Paleos

Saiba o que está fazendo! Nutra o cérebro com informações até você ter certeza que comer comida de verdade é o caminho a seguir. Há muitos Blog e livros disponíveis. Infelizmente, poucos em português. Comece lendo muito o Blog do Dr Souto e o Blog Primal Brasil. Estão recheados de informações importantes.

Faça um pequeno grupo no Wahtaspp de amigos tão engajados quanto você

Grupo pequeno, pelamor! E é importante que todos os 3 ou 4 amigos estejam na mesma vibe que você! Nada de arrastar o namorado ou irmã só porque você quer. No grupo vocês trocam experiências, fotos do que estão comendo, dificuldades e sucessos mas principalmente apoio e suporte. (Whatsaap é o que rolava neste ano, pra vc que está lendo isso no futuro e o whatsapp virou um Orkut)

Não comece Paleo. Comece Low Carb.

A dieta Paleo tem muitos detalhes e começar tudo ao mesmo tempo pode ser demais. Muita mudança. Ninguém começa correndo uma maratona. Começa com alguns km e conforme vão se sentindo bem, vão adicionando mais tempo de corrida.

Vi um Vlog de uma garota que começou fazendo café da manhã Paleo, depois, o almoço e depois a janta, Não faz sentido. Começar já cortando os Carbos vai dar todo benefício da perda de peso, já passa pela adaptação que trás alguns incômodos e principalmente já vai te livrando da compulsão e diminuindo a fome.

Conforme você for ganhando controle do que você come, porque ate hoje foi a comida que te controlou, você fará os ajustes muito mais fácil. Claro que você já pode colocar algumas coisas que não fazem a menor diferença no paladar como trocar a fritura em óleo de soja por óleo de coco ou manteiga. Mas deixar de colocar maionese tradicional em tudo talvez só daqui a pouco.

O basicão é carbo baixo e sem grãos! Eu já sugiro limitar a 50g de carbo no começo pra acelerar a perda de peso em cetose. Sou fã e falaremos mais disso.

Abasteça a geladeira e coma. Você terá mais fome no começo.

Aproveite seus anos de restrição a comidas como bacon e queijos gordos e encha sua geladeira com as comidas Paleo que gosta. Logo que tirar o excesso de carbo, você terá mais fome que o normal. É seu corpo que vai sentir sem energia porque ainda não sabe usar gordura rapidamente e a fome é ele falando pra vc comer carbo. Mas vc não vai! Ele vai aprender.

Aumento de compulsão!

Sim, nos primeiros dias sua compulsão será maior pelos alimentos proibidos como doces, junk food e outras porcarias. Não está muito explicado como o açúcar funciona como droga no cérebro, mas é viciante e a falta dele te dará uma crise de abstinência. Você conhece essa crise. Você não vai tremer nem suar frio deitado no canto do quarto. Sabe aquela sensação que você tem quando desiste de uma dieta na quarta feira pra começar de novo na segunda e vai ao McDonalds? É essa abstinência. Que faz você desistir, que dá uma leve tristeza e você sente dó de você mesmo. Força!!!!!

Evite tentações nessas primeiras semanas

Você está se esforçando, passando vontade e contando com a força de vontade para segurar a onda. Tem dietas inteiras que se baseiam em força de vontade, mas na Paleo você precisa dela no começo (ela dura pouco mesmo) que é quando você terá que lutar contra a vontade de sair da dieta e a dizer não para um monte de coisas que até ontem você comia. Os dias passam e a força de vontade enfraquece, mas não tem problema porque a compulsão e desejos também. Seu corpo estará usando gordura como fonte de energia! Aí a satisfação, o autocontrole, a autoestima vão aumentando e te dão muito mais forças reais para manter esse estilo de vida e fica tudo lindo.

Até esse dia chegar, nas primeiras semanas, evite tentações. Vc ainda não vê resultado, ainda está fraco e tendo alguns sintomas ruins. Fique anti social um pouquinho. Pule uns Happy Hours, umas festas de crianças, umas comemorações. Tem que passar essa breve arrebentação para chegar no mar calmo. Você sempre pode mandar um cartão de aniversário e visitar a filha de sua amiga 2 dias depois da festa com um presentinho.

Não faça exercícios

Que???? Bem, isso é bem pessoal e exercícios são superestimado para perda de peso. Leia esse post muito legal do Doutor Souto aqui.

Até seu corpo usar gordura de uma forma eficaz como forma de energia você pode se sentir cansado e até fatigado. Pode levar 3 semanas pra voltar tudo ao normal. Relaxe com a academia! Mas se está se sentindo bem, sem problemas também.

Mau Humor e irritabilidade

Isso acho que é comum no começo de qualquer dieta. Uma vez passei uma semana num SPA com uma namorada e foi mais difícil aguentar ela que a fome da restrição calórica.

Corte a adoração a comida proibida!

Sim, você já tirou muitas fotos de sobremesas bonitas para as redes sociais. Já chega, né?! Você mantém o porta retrato do ex namorado que quer esquecer ao lado da cama? Não. Então para de seguir os perfis das docerias, dos amigos gordinhos que comem tudo toda hora e também da sua amiga magrinha que está de dieta mas posta foto de churros de doce de leite.

Deixe seu iPad no banheiro. Vai fazer muito Xixi e seu intestino pode desequilibrar

Relaxe que você não virará uma uva passa. Você vai eliminar muita água na primeira semana e isso é mais do que normal. A mudança de hábito alimentar também pode prender ou soltar o intestino. Também passa. Seu corpo vai se adaptar.

Dor de cabeça pode rolar!

Pode ser. Tome uma neosa e calma

Nana nenê

A falta de energia pode levar, além da fadiga a um sono maior. Durma.

Planeje suas refeições

Essa é outra boa ideia. Se planejar, fizer compras, cozinhar em casa, aumenta o controle que você precisa ter neste começo!

Pronto! Passou! Pulou! Nenê Pulou!

Você está se sentindo com mais energia, sua compulsão diminuiu muito, as pessoas já comentam que você está secando. Mas ainda está na fase do “eu não posso” com muitos alimentos.. Cuidadoooo!!

Tire processados, Gorduras ruins, com a volta do seu controle sobre o que come, continue lendo muito, vá ouvindo seu corpo, experimente receitas Paleo, se divirta e curta a viagem.

A boa notícia que eu listei tudo que já vi de sintomas mas dificilmente você terá todas elas. Eu não tive. Esse conjunto totalmente NORMAL de sentir na fase de adaptação tem até nome. Chama-se a “Gripe de Baixo Carbo” (The Low Carb Flu, se quiser dar um Google)

Contrate um Coach

Alguns leem um livro ou Blog e já saem Paleo, outros precisam de ajuda como as que tenho escrito neste Blog. Mas cada um é um e tem um relacionamento único com tudo isso e pode precisar de uma ajuda mais pessoal. Contrate um coach. Ele pode vir na forma de um Coach mesmo, como eu, ou uma nutricionista Paleo, um Personal Trainer Paleo, um médico Paleo etc.. Você viu que todos tem o mesmo sobrenome, né? PALEO!!

E as suas dicas?

Quais dicas você tem para esta fase? O que te ajudou e o que fez que deu errado? Me conte!!

Abraço,

Teco

 

 

 

 

Categorias: Coaching e Comportamento,Paleo

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

118s Comentários

  1. Muito bom, Teco!
    Já contei um pouco sobre como está sendo meu processo de adaptação… O que eu não contei é que por mais precoce que pareça, sinto-me curada, renovada, evoluindo!
    Com relação a gordura dos queijos… Como alguns, muito pouco… Mas gostaria de saber se no seu ponto de vista a gordura deles é ruim.
    Obrigada! Beijos

    • Muitos Paleos nao comem queijos nem nenhum laticínio. Eu como queijos gordos e amarelos que me fazem bem e deixam minha vida mais feliz. Também muitos Paleos comem.
      Uma coachee nao emagrecia de jeito nenhum e combinamos de cortar tudo. Perdeu 1.3kg de gordura na primeira semana e nao voltamos os laticínios. Na segunda já perdeu 1.2 de novo. Isso que sua meta era apenas 4kg. É a famosa individualidade! 😉

  2. Priscilla Guarini

    Estou amando seu blog Teco!
    Tenho lido bastante sobre a dieta Paleo, a qual pretendo seguir. Mas ainda estou muito perdida e gostaria de saber se você tem algum coach ou nutricionista paleo para me indicar no Rio de Janeiro. Obrigada!

    • Oi querida, que bom que está gostando. No blog do doutor Souto tem uma lista de profissionais Paleo por região. Coach Paleo só conheço eu por enquanto com atendimento por skype. Se quiser mais detalhes me mande um email! 😉
      contato@tecomendes.com

  3. Teco descobri seu IG hoje e cheguei aqui através dele: Muito Legal!!
    Minha entrada no LCHF foi o Whole30 que terminei sábado me sentindo ótima: quando tinha aquela fissura de comer um doce, mandava ver uma banana da terra assada com canela e manteiga e a vontade passava na hora, ou comia um pedaço de batata doce que tinha sempre na geladeira.
    Virei “visitar” vc mais vezes!
    Obrigada por compartilhar tantas informações legais!
    Thelma

  4. Patricia Nicola

    Tecoooo!!! Estou na 2 semana da dieta, estou me sentindo ótima e graças a Deus não passei por nenhum surto…rs
    Sendo assim estou me considerando uma pessoa super sortuda!!!!
    Estou frequentando a academia normalmente e minha única dificuldade foram as cargas dos aparelhos q tive q reduzir um pouco, do contrário estou super bem!!!! De cara cortei o máximo de carbo e me permiti comer embutidos e lacticínios nessa fase, gostaria de virar uma paleo 100%, mas acredito q isso eu possa ter dificuldades devido aos hábitos alimentares do nosso país…Então vou controlando a comida de verdade com alguns industrializados q acho q por enquanto está dando certo. Eliminei 2kg nessa fase e me senti vitoriosa pq acabei de voltar da Argentina e não comi um alfajor e nenhum doce de leite, SEM FUROS NA DIETA!!!! Bom essa está sendo minhas experiências!!!!

  5. Teco, sei que nenhum dos dois é paleo MAS, caso na TPM eu fique enlouquecida por chocolate, qual seria menos prejudicial à contiuidade da minha dieta: um orgânico com alto teor de cacau ou um sem gluten, sem soja e sem lactose mas com acucar?

  6. Aaah, eu aqui de novo!
    Outro probleminha: só vejo relatos de pessoas dizendo que emagreceu X kg depois que começou a paleo, e blá blá, nunca vejo alguém dizer que ganhou massa muscular, que tem um corpo musculoso, e esse é meu “pequeno” foco! Não tenho pressa não, mas também não quero emagrecer de jeito nenhum, tudo bem que não me sinto bem com a minha barriguinha e que com certeza a paleo me ajudará nisso, mas não gosto da ideia de diminuir bunda e pernas.
    Desculpe pela ilusão com um corpo quase perfeito, mas o trauma mesmo é não querer emagrecer.
    O que fazer nesse caso? hahah

  7. coachtecomendes

    Oi Ana paula, o que falta é você estudar mais. Já existem vários atletas Paleo, principalmente nos EUA. E o foco em emagrecer é porque geralmente é o que a pessoa busca. mas quem está abaixo do peso ganha peso e quem treina, ganha músculos. Irei abordar isso mas bem lá pra frente no meu blog. Mas fique tranquila que você não irá perder bunda e perna se estiver treinando, pelo contrário! Beijo.

  8. Oi Teco!!! Achei seu blog hoje, e hoje descobri o que é paleo. Estou amamentando ( LM em LD ), até então estava focada em questões da maternagem ativa ( sou ativista do parto natural, criação com apego e alimentação saudável para bebês =zero açucar até 2 anos, mas com carbo ), agora estou com “n” dúvidas: essa forma paleo é só para adultos?! E quem amamenta pode fazer!? Ah, vou ler e buscar mais info, mas aproveitar suas dicas!! Você tb segue as orientações do Dr. Vitor Sorrentino!? Será que ele e Dr. Saulo falam ” mesma língua”….rsrs!! Gratidão.

    • coachtecomendes

      Oi! Descobriu a Paleo hoje? Vixe! Então ainda tem muito que estudar mas vai valer cada palavra porque o básico é simples. Tem links interessantes ao lado aqui e não deixe de ler meu blog inteiro. Beijo!
      Ah, e nao sigo ninguém nao pq sou rebelde.

  9. Oieee Teco, estou lendo aqui, do dr souto, outros sites e desde que descobri cada vez mais quero ler e aprender um pouco. Tive poucos efeitos colaterais com a Paleo, SEM dores de cabeça, academia sem problemas, vontade de doces quase nenhuma, mas tenho sentido azia.. COISA QUE NUNCA SENTI. Talvez esteja fazendo algo errado, só que a Paleo é muito complexa, não quis esperar ler todos os livros ou todos os blogs pois gostei tanto e não pude esperar. E uma das vantagens da Paleo era exterminar a azia. Talvez terei que fazer experimentos e ver o que meu corpo está rejeitando.. se tiver alguma dica eu agradeço

  10. Olá Teco, comecei segunda feira ( toda segunda é dia de começar ) na paleo, já conheço a paleo a mais de um ano, mas não dei a devida importância a ela, estou terminando de ler Barriga de Trigo, e a Dieta da Mente ja esta no aguardo.
    No primeiro dia não senti absolutamente nada, foi tranquilo, já no segundo fui treinar e tive que parar o treino, me deu um sono, um cansaço. Estou comendo menos e passando mais horas sem sentir fome, mas meu peso não baixou nada, no começo é assim mesmo? Sei que balança não é parâmetro, mas a gente fica encucada sem saber o porque não baixou né….
    Estou adorando seu blog e já te sigo no insta tbm. Bjus

    • coachtecomendes

      Oi Gislene! Obrigado por gostar do blog. Se vc fosse minha coachee iria levar uma bronca por essa msg.. A fraqueza é a coisa mais comum da adaptação e até comento sobre isso neste blog. Seu corpo está acostumado a ser queimador de carbo e até ser queimador eficiente de gordura pode levar algumas semanas. E foco na balança e querer resultados imediatos que nos levam a fazer dietas malucas e radicais. Esqueça isso e foque no processo como já comentei aqui também. Continue estudando. Bjo

  11. Oi Teco ! Eu estou entrando na vida paleo, mas tenho um porém, nunca fui mto fã de coisas mto gordurosas (carnes, principalmente.. aaamoo meu peito de frango), eu preciso incluir isso de fato? Eu gosto bastante de côco, abacate, ovos, manteiga, azeite e alguns queijos, mas não os maais gordurosos, isso é de mim…. Consigo me manter assim? Pq eu estou sentindo bastante fome ainda e fico em dúvida se preciso colocar mais gordura… estou fazendo low carb mas não me interessa muito emagrecer… só manter (e posteriormente ganhar) massa magra e obter os outros benefícios da paleo….

    • coachtecomendes

      Oi, gordura é muito importante nessa dieta. Sugiro você ler o livro A Dieta da Mente. Bjo

  12. Oi Teco! queria muito experimentar essa dieta mas estou tendo algumas dificuldades… Entao, eu passo o dia todo estudando praticamente (to em pre vestibular) e queria saber o que posso levar de lanche para o cursinho. Pensei naquelas bolinhas de muzzarela de bufala, é uma boa? o que acha? ou entao naquelas trancinhas de muzzarela normal mesmo… no almoço e jantar, posso aliar uma carne a salada de folha com azeite so? ou devo comer algo mais nessas refeições? obrigada desde já!
    beijoss

    • coachtecomendes

      Oi Bia, você está com muitas dúvidas técnicas. Sugiro você ler um dos livros Paleos porque você não deveria começar uma dieta se tem dúvida sobre o que pode ou não comer. Sugiro você ler os livros A dieta da mente ou Barriga de Trigo. Acredito que você não terá mais dúvidas. Beijo

  13. Ola Teco!

    Eu tenho somente uma dúvida que é a base de tudo pra mim: sou oriental, e teoricamente não digerimos bem alimentos a base de leite. Então, em uma dieta Paleo, a não ingestão de laticínios influencia muito? Ou eu teria que fazer alguma “análise” ( se é assim que devo chamar) para saber se meu corpo se dá bem com laticínios ou não? Obrigada!!! Abs

    • coachtecomendes

      Oi Lilian, essa sua dúvida mostra que você ainda terá muitas dúvidas. Laticínios na Paleo são uma zona cinzenta. Fique muito tranquila em eliminar de vez. No meu caso só como queijos gordos com baixissima lactose. A forma que você colocou a pergunta dá entender que Paleo consome laticínios. Abandone sem peso na conciência. Bjo

      • rsrsr, primeiramente obrigada pela resposta!
        muitas dúvidas é pouco!! rsrs..na verdade eu já estou em uma dieta low carb(por uma nutri) para redução de gordura corporal, já sem laticínios, escolha da proteína sendo a primeira opção peixe. Então na minha cabeça, fica contraditório eu consumir gordura animal para redução da minha gordura…=/ Obrigada mais uma vez!

        • coachtecomendes

          Se eu fosse vc procuraria uma nutri Paleo! Ter medo de gordura saturada já ficou pra trás! Bjo

  14. Olá! Estou tentando seguir a dieta paleo faz mais ou menos um mês. No começo fiquei com muito medo e ainda estou pelo fato de estar amamentando, minha filha tem apenas 3 meses, também quero perder os quilos que ganhei durante a gestação o mais rápido possível. Outra grande dificuldade está sendo a minha família, meu marido me chama de louca por comer bacon e diz que eu vou engordar assim, estou escondendo da minha mãe a minha nova alimentação, pois, ela é adepta de tudo light . Quero ler bastante para poder argumentar com as pessoas que criticam esse tipo de alimentação e acho que seu blog vai ajudar bastante. Abraços

    • coachtecomendes

      É dificil ser diferente. Mostre seu resultado e sua felicidade ser a resposta a todos! Espero que meu blog ajude!

  15. Luana Figueiredo

    Oi Teco, tudo bem? Achei seu instagram e blog através do perfil da Dany. Estou lendo aqui, em outros blogs e perfis. Ainda tentando entender direitinho sobre a Paleo para poder “começar”. Venho num processo de emagrecimento há cerca de três anos, mas deu aquela estagnada. Na verdade não tenho pretenções de emagrecer mais, apenas de perder gordura localizada e ganhar massa magra. Antes fazia exercícios em casa, comecei a correr, entrei na academia, sppining, e nada das malditas gorduras sumirem! =X Sad! No meio desse processo de emagrecimento, descobri intolerância a lactose e sindrome do intestino irritável, e apesar de consumir muito pouco lactose e sair outra vez da linha (isso significar enfimar o pé na jaca e comer fritura, pizza, batata frita, bolo, chocolate), eu ainda tenho muitos sintomas. Me sinto cansada na academia, apesar de tentar me alimentar corretamente. Minha nutri, insistia em suplementos, mas não uso. Acho que preciso apenas regular minha alimentação. A maior dificuldade que vejo em seguir a Paleo, é que eu consumo muitas frutas, arroz integral, feijão, cuscuz, macaxeira, leite de soja, queijos de soja (pra substituir os com lactose), tapioca. Ou seja, muito carbo, o dia todo! Como saber as quantidades?! É de acordo com peso? Esqueci de mencionar o fato que sempre odiei seguir dieta, dieta dos pontos, contar caloria, contar colher de sopa disso, daquilo, frango do tamanho da palma da mão! =XX kkkkkkk Vou lendo por aqui, e lendo pelo instagram! Você já está me seguindo também! Obrigada pelas informações! ;D

    • coachtecomendes

      Oi Luana, se você considera a maior dificuldade de seguir a Paleo é que você consome tudo que não é Paleo, é porque você ainda está longe e não “comprou” a ideia. Falta estudar e ver o mal que essa sua alimentação de faz. Sugiro você ler os livros A Dieta da Mente e Barriga de Trigo. Tenho certeza que tudo ficará mais fácil.
      Bjo

  16. Pera ai, que agora bagunçou tudo aqui na minha mente, kkkkk qualquer pessoa pode fazer a Paleo? Eu pergunto porque meu objetivo não é perder, e sim ganhar..

  17. Ana Augusta

    Ola parabens pelo blog, comeceia dieta sem carbo, como sugeriu estou comendo sem medo de ser feliz o que posso, tudo que vivi restrita a vida toda…enfim o que senti (hj eh meu quarto dia) . Qdo eu comeco a emagrecer?! Pois o que eu notei ate agora eh que eu to mto mais inchada e na verdade meu peso aumentou 1kg quase…
    Isso gera uma inseguranca…pode mesmo comer a vontade?!? A compulsao aumenta como disse nos primeiros dias. Nao quero desitir mais sao tantos anos contando calorias e nao vendo gordura como um pecado
    Mortal… Obrigada!!!! Aguardo seu retorno

    • coachtecomendes

      Oi Ana! Esqueça a balança. Você tem que focar no processo. De uma olhada no post sobre Paleo ser Dieta da moda, no post sobre metas e no meu instagram também falei sobre isso. A primeira fase é você ser uma queimadora de gordura eficiente e não mais de carboidratos. Só essa fase são em média 3 semanas. Lembrando também que Paleo não é uma dieta sem CARBO como você escreveu. Continue estudando. Bjo

  18. Teco, to “vivendo paleo” (do jeito que da porque tem muito coisa que ainda nao sei!! ) ha uns 10 dias. Decidi por ser paleo porque tenho doença de Crohn (doenca inflamatoria do intestino) e estava inchando muito nas pernas e comecei achar que o gluten tinha a ver com isso…. e tambem porque ficou muito claro e logico pra mim os beneficios. De fato desinchei muito mas tenho sentido dores de estomago e esse sintoma voce nao cita nesse texto, sabe se faz parte dos sintomas iniciais?

    • coachtecomendes

      Não faz, Patricia. Verifique o que comeu, a procedência etc.

  19. adorando o blog simplesmente por agregar muito conhecimento e realmente “tentada” a experimentar.. uma duvida um tanto quanto “idiota” os 20g q vc sugere devo levar em conta a informação nutricional ou 20g de peso na balança de determinado alimento , … deu p entender a pergunta? meio leiga eu sei.. rsrs
    Abraçoss !

  20. Boa tarde, Teco.

    Estou lendo seu blog, do início até os postas atuais. Ainda não terminei, mas não demorarei. Na sequência será o do Dr. Souto e os livros, conforme indicou.

    Além do estudo, gostaria de consultar com um nutri paleo. Moro em Brasília. Você teria algum profissional para indicar?

    Agradeço desde já.

    • coachtecomendes

      Oi Daniela, no blog do Dr Souto tem uma lista de profissionais dividido por região. De uma olhada lá. Bjo

  21. ludmila valente

    Olá Teco!
    Ouvi falar da dieta paleo através da Debs, corredora que ano passado se curou de um câncer com ajuda desta dieta. Também sou atleta (super amadora…rs), portanto tenho um biotipo magro, aliás sempre fui magra, então minha procura pela paleo não é para emagrecimento. Desde que me entendo por gente tenho problema de intestino preso. Me lembro ainda criança com dificuldade de ir ao banheiro e isso permanece até hoje com meus 35 anos. Além desse problema, há alguns anos cultivo uma tpm que vem se tornando cada vez pior (não sei como meu marido e minha filha me aguentam nesse período). Minha pergunta é: a paleo tem a capacidade de melhorar o funcionamento intestinal e acabar com os sintomas da tpm?
    Não sou a viciada em doces, na verdade tudo o que é MUITO doce me enjoa, mas em compensação AMO pães e bolos caseiros. Só de pensar em ter que deixar de comer isso já entro em pânico! Fico pensando em como será largar essas comidas que fazem parte da minha vida sem querer matar a primeira pessoa que aparecer na minha frente durante a crise de abstinência…rs

    Obrigada pelos textos no blog! São esclarecedores e muito legais de ler!

    • coachtecomendes

      Oi Ludmila, a ideia da Paleo é todo organismo funcionar na melhor forma possível com o estilo de vida que nós evoluímos para e com ele. O intestino as vezes piora na fase de adaptação, faz parte. E tpm tem muitos relatos de passar despercebido. Eu mesmo não tenho mais. 😉

      • ludmila valente

        Hahahahahahahahahaha!!! Adorei! Bom, já estou com a nutri paleo marcada pra essa semana. Vou seguindo seus posts e com as mudanças no meu corpo te direi se a “mardita tpm” foi pras cucuias junto com o açúcar! 😉

  22. CarinA araki

    Gennnnte pq eu ñ li isso antes… Eu já tinha praticamente desistido da paleo por conta do aumento da compulsão e mta dor de cabeça! Obrigada teco por proporcionar tnt informação dd maneira dinâmica, pq confesso q odeio estudar a paleo pq acho td chato, mas seus posts são ddmais!!! Parabéns!

    • coachtecomendes

      Obrigado querida! Vc está lendo aleatoriamente? Tem que começar do começo:)

  23. Olá Teco, estou estudando a dieta paleo há uns 2 meses e encontrei seu blog através do insta da Dany Betty Boop…estou adorando o blog mas ainda não comecei de verdade porque quero ler mais…porém leio muito sobre emagrecer, emegrecer, emagrecer e o problema é que quero engordar! Sou muito magrinha! Tem como engordar com a dieta paleo?

    • coachtecomendes

      Claro que tem! Você pode fazer o que quiser, desde ficar com corpo de competição de fisiculturismo, emagrecer, engordar … Veja o físico do ator Bradley Cooper no filme Sniper Americano. Ele teve que engordar para o papel e fez isso com Paleo. Bjo

  24. Vera Girardi @emagrecendosembalela

    Olá Teco parabéns pelo site e vou falar um pouco da minha experiência Paleo de 4 dias, desculpe pelo texto longo, mas acho que resumi rsrs.
    Estou na rede social Instagram a uns dois anos e nesse período venho fazendo uma reeducaçãoalimentar e estudando muito sobre obesidade, pois acho que é o nosso monstro atual rsrs. Nesse tempo conheci o site do emagrecer de vez e através dele o Dr Souto ao qual admiro e compartilho com suas ideias, mas nao tinha comprado a ideia de ser paleo pois achava que não conseguiria. Mas já logo de cara comprei o livro barriga de trigo por indicação do Dr. Souto e mudei a minha história de compulsão pois cortei o trigo, açúcar e refrigerantes. Foi o início para perder peso pois as tentativas anteriores não estavam funcionando. Agora estagnei a um ano, mas sinto feliz pois tenho mantido, na semana passada comprei o livro “Porque engordamos” do Gary Taubes, muito bom! Achei que tem um apelo Paleo e por coincidência conheci seu blog então decidi tentar fazer à paleo para continuar o processo pois quero perder mais 4kg, não tenho sentido nenhum efeito ruim ao qual vejo falarem acho que estou me adaptando bem e já perdi 1.300kg em quatro dias, estou feliz e empolgada!
    Agora fico me perguntando, será que por conta dessa mudança de mentalidade é hábitos saudáveis que adquiri nesse tempo de 2 anos pra cá é que estou tendo resultados rápidos com a Paleo?

    • coachtecomendes

      Rs Desculpe cortar sua empolgação e espero que não desanime! Paleo é vida. Mas nesses quatro dias você ainda está movida a carboidratos e usando glicogenio. Agora que começa. E tire o foco da balança! Isso só atrapalha. Perdemos muita água no começo. É assim mesmo! Boa sorte na jornada. Bjo

  25. Priscila Carvalho

    Bom dia !
    Só estou passando para trocar um pouco de experiência mesmo.Me considero FORTE !rsrs …Porque entrei de cabeça na dieta paleo! E já no primeiro dia foi Zero carboidrato,senti muuuuito sono nos 3 primeiros dias e me senti fraca,com dores no corpo, dores de cabeças, cheguei a ficar com febre e foi complicado , mas em fim .Descobri uma coisa que já suspeitava ,como também cortei o café ,e eu sou (Ops .ERA!!! ) totalmente adepta aquela chicarazinha de café de 30 em 30 minutos e nunca me vi e nunca fiquei um dia se quer na minha vida desde os 7 anos de idade sem tomar café e deu nisso .Passado 4 dias eu não suportava mais ficar sem o meu cafézinho ,foi quando tomei o café puro sem meio pingo de adoçante e muito menos açucar, e foi na raça ,com a cara e a coragem, e em menos de 40 minutos eu não sentia aquele mal estar e aqueles sintomas de estava sentindo antes, foi a unica coisa e continua sendo a mais difícil para mim , mas bom que já passou ,rsrsrs . Hoje ,depois de 1 semana e 5 dias , meu paladar acostumou com o café totalmente sem açucar ,e fora os alimentos que estou seguindo a risca .Emagreci 3Kg e estou mega feliz e pretendo continuar por muito tempo nessa dieta!

  26. Fala, Teco, beleza?

    Venho buscando há algum tempo me informar e praticar um estilo de alimentação mais saudável.

    Li os posts na ordem recomendada e estou no processo de me animar e animar a esposa a “virar Paleos”!

    A pergunta pode parecer meio doida, mas fiquei com uma dúvida: O que são grãos? Claro, arroz e feijão (chuif, meu feijão…) são grãos, hHauHaUAhU.

    Pergunto porque nessa minha busca, troquei o arroz (que não curto muito) por quinoa. Minha dúvida é: Nesse contexto Paleo, coisas como quinoa, chia, amaranto, etc são grãos?

    Abraço

    • coachtecomendes

      Fala Marcelo! Feijão não é grão, mas também não é Paleo! Falamos de arroz, trigo, cevada, milho, centeio, aveia. Vale ler um dos livros que recomendo e uma consulta com uma nutri Paleo no começo para as dúvidas técnicas para saber como iniciar em caso de dúvidas. Abraço!

      • Marcelo Coelho

        Pô, quebrei a cara, achei que feijão era grão, HUhHAhHAUUA

        Quais são os livros pra ler? Vou correr atrás deles!

        Abraço

  27. Olá Teco,
    Estou no quarto dia da ‘Paleo’ e estou sentindo MUITA FOME kkkkkk
    estou começando na verdade fazendo o Whole 30.
    Cortei os grãos e tudo mais, porém alguns vegetais e frutas nele podem. Mas ainda não comi banana, rs.
    Estou sentindo também mto sono, e o corpo ficando bem cansado, mas estou conseguindo treinar normalmente. Não estou com dor de cabeça graças a Deus!
    Estou lendo o livro A Dieta da Mente, e não tive problema NENHUM em acreditar que comer gordura e muitos ovos por dia podem. (meu medo era o ovo, pois eu sempre tive colesterol alto. hdl tbm)
    Espero que essa fome avassaladora passe logo kkkkkkkkkk e passe um mês logo tbm pra eu me adaptar de vez e essa compulsão diminuir.
    Obg pelas dicas 😀

    • coachtecomendes

      A fome passa sim, é seu corpo pedindo carbo. A fome é a ferramenta que ele tem para comer. Não sou fã de começar com whole30 como já escrevi no Blog…

  28. Andressa Augusto da Motta

    Hoje é o 5º dia e estou comendo no máximo 30g de carboidrato por dia. Realmente, to fazendo xixi toda hora, o intestino soltou, dor de cabeça todo dia e mau humor desgraçado, passando muita fome mas não tenho sentido cansaço, estou indo normal na academia. A compulsão por comida é muito grande, dá vontade de comer o mundo mas não vou.

  29. Estou no 3º dia da milésima tentativa de começar… A alimentação pra mim é ok, mas e os doces!? Não consigo, não me aguento, como escondido, de mim mesma… Acabei de comer SETE bombons… Tá difícil… Tem alguma “dica” para me tirar dessa compulsão? isso só acontece agora a noite

    • coachtecomendes

      Leia todo meu Blog.. A Compulsão física melhora muito depois de uns dias

      • compulsão física… ok.
        e a compulsão mental? a vontade do cerebro, do humor, em ser social? em sair com o marido pra jantar e com os amigos? a chamada falta de vergonha na cara que vc fez um post um dia desses…?
        Essa tá complicada. Fica indo e voltando de tempos em tempos…
        Já tou paleo há quase um ano, mas me sentir assim me deixa triste. É algo que me machuca, um fator de estresse na minha vida. um saco de verdade. =/

        • coachtecomendes

          Meu blog inteiro é sobre esse vínculo emocional! Leia tudo! Vai dar certo. Bjo

  30. Comecei a paleo em dezembro um dos sintomas foi o ciclo que atrazou mais de 15 dias perdi muita gordura mas tbm massa já sou magra apenas uma pequena Gordurinha no abdômen… Rsrs se eu emagrecer eu sumo eu treino pra ganhar massa ,enfim voltei com carbos porque fiquei assustada tem dias que como mais carbono outros menos…como cálculo a quantidade de cargo e proteína pra pegar massa e não perder peso?

    • coachtecomendes

      Existe uma calculadora de macros na net chamada keto calc que aparece no Google se vc digitar isso. Não era pra vc perder massa magra com a quantidade ideal de proteínas e calorias. Sugiro vc procurar um profissional pra te ajudar já que sozinha vc teve esta dificuldade. Há uma lista de nutris Paleo na página inicial. Bjo

  31. Daniella Fernandes

    Na paleo, ao contar os carboidratos, descontamos as fibras, ou o que nos interessa é saber o valor total em carboidratos?

    Obrigada,
    bjs

    • coachtecomendes

      Pode descontar.. Mas não descontar é bom pq da mais margem de segurança

      • Daniella Fernandes

        obrigada. eu não estava descontando porque não sabia disso e porque o MyFitnessPal não desconta ne.

  32. O que deu errado desde Setembro de 2014: fiz paleo, não lowcarb…
    Post 10: done ✔

  33. Daniella Fernandes

    Comecei em 4 de maio… passei pelo inferno, estou feliz. Mas devo dizer que (na verdade, você diz isso no seu blog hehe) o fator psicológico é muito forte. Minha maior luta é contra minha cabeça. E começo a desconfiar que sempre foi contra minha cabeça. Ontem eu fiz meu primeiro jejum mais longo. Foram 18 horas. Não sofri fisicamente, mas minha cabeça pirou e eu estava dividindo entre uma voz que dizia ‘pega um queijo na geladeira’ e a outra que dizia ‘mas você está com fome de verdade? sua barriga nem roncou, come o queijo amanhã’. Eu sonhei com comida a noite toda e eu não acho que eu estivesse passando fome à noite. Era medo de ficar sem comida. Se os próximos jejuns serão mais fáceis? AH… espero que sim, né? Porque o que me fez buscar a paleo é justamente a relação que eu tenho (ou tinha? não sabemos ainda hehe) com os alimentos. Sou magra, mas sempre soube que, naquele caminho, eu engordaria ou ficaria doente.

    Adorei o primeiro vídeo seu e da Dany. Seria legal se vocês fizessem um com ela te entrevistando.

    • coachtecomendes

      Haha! Boa! Vou sugerir que ela me entreviste! rs E não tenha pressa.. Coma comida de verdade e relaxe! Não tente fazer jejum se isso não for natural ainda! Bjo

      • Daniella Fernandes

        =)

        queria muito saber dos teus momentos mais difíceis (só para eu não me sentir um e.t.) e se você tem ainda momentos difíceis, em que você olha para o doce de leite cobiçando…

        • coachtecomendes

          Tive sim! Todos momentos difíceis possíveis que conto no blog das coachees. Mas não tenho mais! 😉

  34. hahahahahahahahahahhahahahah
    “Você não vai tremer nem suar frio deitado no canto do quarto.”
    hahhhahahahahahahahahahahahahahaha
    “Você mantém o porta retrato do ex namorado que quer esquecer ao lado da cama? Não.”
    hahahahahhahah
    “Tome uma neosa e calma”
    hahahahahahahha

    Ai Tecooooo, tô rindo litros com seu blog! Rio em todos os posts, mas esse está especialmente engraçado!!

    Só queria dizer isso e dizer que estou bem feliz e esperançosa com a Low Carb que vou começar viu… Estou com um mini medo por não saber se serei realmente capaz de ser forte no período de adaptação, mas tenho um caderno motivacional que venho fazendo há algum tempo (e agora estou complementando ele com coisas aqui do seu blog, tipo ‘pare de gostar daquilo que te faz mal’), então vou me apegar nele fortemente agora!!

    Bjs

    • coachtecomendes

      Que bom que está gostando, querida! rs Informação com piadas vc encontra aqui! haha Beijo

  35. A história do xixi é super verdade. Segundo dia de dieta e foi o primeiro sintoma de adaptação que senti fortemente. Parece até que fiz drenagem linfática.

  36. Olá Teco! Bom..em uma semana com a Paleo eu emagreci 3,5kg. Com essa dieta eu consigo aumentar a massa magra (ganhar músculos)? Estou com medo pois emagreci muito.

    • coachtecomendes

      Rs Muitas queriam ter esse tipo de problema. Paleo é comer comida de verdade que nosso corpo evoluiu com ela. Claro que consegue. Na dúvida consulte um nutri Paleo pra te ajudar. Bjo

  37. Cida belico

    Teco muito bom seu site estou adorando. Parabéns.
    Estou na dieta paleo mas meu colesterol ldl está a 207. Estou preocupada com os alimentos gordurosos.
    O que devo fazer? Corto Bacon queijo amarelo gema de ovo carne vermelha?

    • coachtecomendes

      Olá, vá no blog Primal Brasil e escreva colesterol na caixa de busca e dê uma olhada nos artigos pra vc entender que colesterol ldl não é o maior indicador de risco. Caso ainda tenha dúvidas, faça o mesmo no blog do Dr Souto. Se ainda estiver insegura, se consulte com um endocrinologista PALEO. 😉
      Beijo

  38. Oi, td bem? Estou acima do peso e comecei a Paleo – low carb a 28 dias. Até agora emagreci 0,900 gr. Acho que sou um caso pra estudo viu! será que estou errando em algo? Obrigada

  39. wagna carmem

    BOM DIA TECO! ESTOU COMEÇANDO A USAR A PALEO! JÁ FIZ VÁRIOS REGIMES, E NÃO PASSO BEM. POIS SOU DIABÉTICA, TOMO INSULINA. FAÇO GINASTICA, EM CASA TENHO UNS APARELHOS. GOSTARIA QUE ME AJUDASSE. COMECEI COMENDO OVOS, MEU COLESTEROL AUMENTOU. TIREI OS OVOS, JÁ COMO BATATA DOCE. MAS NÃO CONSIGO EMAGRECER. ME AJUDE TECO.
    OBRIGADA WAGNA.

    • Coach Teco Mendes

      Oi Wagna, LCHF é a melhor opção para diabéticos mas se você está com tantas dúvidas e inseguranção, faça acompanhamento com umprofissional atualizado. Ovo não aumenta o colesterol!

  40. Olá Teco !!! Parabéns pelo site e vou falar um pouco da minha experiência Paleo de 7 dias.
    Fui inspirada a começar a dieta através de uma nutricionista que participou de um programa de TV e a partir daí comecei a pesquisar sobre o assunto. As redes sociais também me ajudaram muito a entender toda a dinâmica da dieta e aqui estou no 7º dia. Ufa!! Nem acredito que consegui ficar 7 dias sem comer arroz que amo..rsrsr
    Estou me sentindo muito fraca, sem energia, muita dor de cabeça, estou com insônia, porém não sinto “muita” vontade de comer coisas fora da dieta. O que está me incomodando bastante é falta de animo de fazer as coisas. Já perdi 2 kg e espero que esse mal estar passe logo.
    Força pra nós!!!
    Abraço

    • Coach Teco Mendes

      Oi Marina! Força na peruca e obrigado! Leia meu blog que esse desanimo é que vc ainda não está usando a gordura de maneira eficiente. Mas você irá!

  41. A principal dica que recomendo no começo para quem fica com dores de cabeça é: COMA MAIS SAL e beba água.

    O Próprio Doutor Souto informa isso.

    Mas prefira sal marinho iodado ou sal grosso moido no liquidificador.

    mesmo para os hipertensos, isso não faz mal algum, ficar sem sal é que faz.

  42. Teco,

    tem algum limite temporal para se estar em cetose? Tipo: se eu quiser e conseguir, posso ficar em cetose por 2-3 meses? Ou é melhor ficar só uns 15 dias, dar uns dias só na LCHF ou Paleo e só depois voltar?

    • Coach Teco Mendes

      Ricardo, leia o post “Minha dieta é melhor que a sua postado em Maio/2016”

  43. Olá Teco,

    sem querer já estou meio que seguindo uma alimentação mais próxima do natural, já que ando bem cismada com os industrializados. Talvez pq se vê tantas coisas por aí.
    Encontrei seu IG e fiquei bem curiosa e passei a ver os vídeos, ler sobre do seu IG fui parar em outros de parceiros ou pessoas que seguem esse estilo.
    Nunca fui muito de verduras e legumes, após uma Dukan passei a amar as verdinhas…hehehehe
    Tb foi qdo consegui largar pães, massas e arroz, não sinto falta…
    Nunca fui de fast food e refris…
    Aí lendo sobre a Paleo e a sigla LCHF fiquei meio cismada com a questão de gordura…
    Mas só pq me faz muito mal, especialmente se consumir gordura de frango…
    Essa vida com bacon não conseguiria levar não…
    Sou um ponto fora dessa curva?

    • Coach Teco Mendes

      É questão de mudar o catequismo que sofremos nos últimos 30 anos! Gravei um video sobre isso com o Caio Flerury que essa semana posto aqui! Gordura é tudo de bom saudável e necessária! As boas claro! Nada de Trans e óleos vegetais! Mas tenha calma! Um passo de cada vez!

  44. Oiê,
    estou me agarrando a este novo estilo paleo de ser, como jà falei antes, devorando e estudando tudo.
    Seu blog já me ajudou muito por hoje, mas também já dei uma grande jacada agora a pouco, me atraquei em duas espigas de milho com manteiga.Só assim consegui domar a fome que sentia.Dos males , o menor, pois consegui resistiir a uma pizza enooorme q preparei para o marido(que não está motivado, neste momento, a uma mudanca de vida).Estou muito animada e ao mesmo tempo com muito medo de falhar.Vou contar com sua experiência.
    Grande abraço

  45. Olá Teco,
    Me interessa uma alimetação mais saudável e nem tanto emagrecer.
    Depois de aderir a alimentação low carbo a idéia é manter como estilo de vida certo?
    Se por acaso, por comodidade, depois de estar paleo, uma pessoa volte a comer carboidratos em certa quantidade (o atual tradicional), há prejuizos para saúde ou peso?
    E no caso de pessoa doente? Homem magro com hipertireoidismo e SII (intestino irrit[avel). Vc acha que vale a pena fazer?
    Agradecida. Parabens e Sucesso!

    • Coach Teco Mendes

      Oi Camila,
      A dieta Paleo realmente é um estilo de vida. Sua pergunta é igual a parar de fumar. Se a pessoa parar de fumar e depois voltar, há prejuízo pra saúde? Com a alimentação é a mesma coisa. Se voltar pro McDonalds voltará com a saúde (ou falta dela) compatível!
      E no caso de pessoa doente a Paleo é uma alimentação natural, usando o menos de processados possível, gorduras boas e naturais etc. Nenhuma doença precisa de farinha refinada e açucar. Se aprofunde mais no que consiste a alimentação e vc ficará segura.

      Bjo

  46. Teco, comecei a paleo ontem.. mas a noite me deu uma incontrolável vontade de biscoito com geleia e acabei comendo depois de um dia inteiro seguindo a risca, fiquei muito chateada! isso é normal ? no caso hoje eu estareii voltando a estaca zero?
    um abraço estou adorando o blog

    • Coach Teco Mendes

      rs Com certeza voltou a estaca zero! Não aguentar um dia foi o recorde que já ouvi falar! Leia tudo e bóra começar de novo!

  47. Teco, eu fiz redução de estomago ha 6anos, quero eliminar oito kg que infelizmente recuperei, mais não vi nada ainda se è indicado pra quem è operado, se pode ou não, gostaria de sabe se vc pode me esclarecer essa dùvida.

    Um abraço
    Isa

    • Coach Teco Mendes

      Oi, comer alimentos naturais, sem grãos, sem farinha, sem açucar etc é recomendado para todos. Não há condição médica que precise desses alimentos. Na dúvida e insegurança, consulte seu médico ou nutri.
      Conheço vários Paleos pós bariátrica.
      Abs

  48. Olá,
    comecei com low Carb, mas o meu intestino, que sempre foi bastante preso, está mais ainda. Há algo que eu possa fazer para melhorar a situação?
    obrigada!

    • Coach Teco Mendes

      Oi, as mesmas recomendações padrão para intestino preso. E melhorará conforme seu corpo se adaptar!

  49. Olá teco, iniciei e estou sentindo muita sede, a hora toda sentindo vontade de beber água e também estou com bastante fome. Posso comer a vontade? Comidas que a dieta permite? A sede é normal?

    • Coach Teco Mendes

      A sede pode ser pq vc também deve estar indo muito ao banheiro pq diminuindo o glicogênio diminui a água do corpo que o glicogênio retém. Aumento de fome. Sugiro comer sim, mas sempre lembrando que os resultados virão quando a fome realmente começar a diminuir. 😉

  50. Muito bom seu post! Comecei e estou sentindo muita fome e fiquei preocupada. Porém ao ler seu artigo tive esclarecimentos sobre isto, que é uma fase de adaptação. Vou seguir persistindo. Obrigada.

  51. Fernanda sampaio

    Uma dúvida: na dieta paleo as frutas perfeitas resume-se a coco e a abacate? Sera que os homens paleoliticos sempre tinham a disposição? Outra coisa: naquele época, será que o consumo das frutas não era baseado na época de cada fruta? E os graos ? Feijao , arroz? Sera que todo mundo que come isso está fadado ao diabetes? E chia, amaranto , quinoa , que eram muito comuns na civilização inca .. todo mundo tem diabetes la? Concordo que temos que consumir comida natural , mas esses extremismos São até perigosos

    • Coach Teco Mendes

      Oi Fernanda, Suas perguntas são super básicas e tem resposta em todo lugar, inclusive nesse blog, sobre a história dos grãos, das frutas, sobre época etc. De qual extremismo você está falando exatamente que considera perigoso? Ficarei feliz em listar os artigos sobre o assunto para maior entendimento. Ou qualquer livro. Acredito que o que você mais irá gostar é Energia Paleo. Vale a leitura.
      Mas para adiantar.. Tem um post meu aqui com foto, mostrando como as frutas foram alteradas desde a domesticação. Muito maiores, com muito mais açúcar do que a natureza se propõe a oferecer em sua determinada época e sim, sazonal. O Post Chama-se “Minha Dieta é Me;hor que a Sua”que é o nome de um reality americano.
      Tem um post traduzido também sobre os grãos. E toda base da dieta Paleolítica é o conceito de que éramos mais saudáveis antes da gricultura que foi criada há 10mil anos que não é nada comparado com o período de evolução de 2.6milões de anos em que o homem era coletor e caçador.
      Comer Chia, arroz etc em uma época sem McDonalds, sem carros, poluição, açucar com certeza não fazia tão mal quando tudo junto em um contexto. Falo sobre isso também no post das frutas.
      Antes de tudo, a Paleo é um conceito e tem que comprar ideia para querer estudar mais. Realmente entendo a dificuldade de quebra de paradigma que ela é num todo. Mas as coisas já estão acontecendo. Já vejo muita gente abandonando o pão e aceitando a gema de ovo como saudável. E esse Blog é mais uma ajuda a quem já se decidiu mas não consegue seguir, não consegue ter adesão, tem compulsão etc. Mas claro, estou sempre aberto a ajudar a quem respeitosamente se coloca meio perdido nesse começo. É natural.

  52. Ri muito com esse post (rsrs), muito bom. Me trouxe a memória de quando comecei, que foi super leve perto do processo do Método 4 Mind.
    O por quê? Simples, algumas coisas mantinha na alimentação anterior. Exemplo: batata doce, frango (sem pele), banana. O que dificultava a leve “pancinha” que achava que tinha. Como eu treinava, achei que sairia com o tempo. SQN! No processo do Método 4 Mind, a diferença apareceu em 2 semanas \o/
    Estou aprendendo muito Teco! Espero aprender mais…muito obrigada!!

  53. Boa noite!!
    Estou amando tdo oq leio sobre a dieta paleo, mas essa primeira semana tem sido bem dificil!Não estou passando fome com a dieta mas sinto uma certa fraqueza e muuuuita vontade de comer doces!!Estou sendo forte e espero conseguir perseverar na paleo!
    Amei o post parabens!!
    Beijoos

  54. Clarice da Cunha

    Oi Teco!
    Conheço a Paleo/low carb há bastante tempo. Já li bastante e tentei várias vezes. Consegui emagrecer bastante na primeira tentativa, mas depois voltei a ser “sem vergonha” e engordei tudo de novo.
    Agora pedi ajuda à minha irmã e ela está me incentivando bastante. Estou muito acima do peso e ela me aconselhou a começar de cara com um whole 30. Fiquei meio na dúvida mas aceitei o desafio. Deu certo! Não tive recaídas, não sinto vontade de comer doce (meu maior desafio) e tenho me sentido ótima. Voltei a pedalar e não sinto cansaço. Tenho tido mais disposição até pras tarefas domésticas (argh… rs).
    O que anda me incomodando é uma dor de estômago que de vez em quando me incomoda. Há algum tempo tive gastrite, tratei e fiquei bem, mas agora acho que ela voltou. Mas não gostaria de tomar aquele monte de remédios porque também já li que os “prazol” não são boa coisa. Preferia me adaptar a isso e tentar contornar, de repente abolindo o café. Estou aprendendo a “ler” o meu corpo (por exemplo, já vi que não posso fazer jejum que acabo engordando).

    Bom, valeu pelas dicas!
    Abraços!
    Clarice

  55. Hélem Marta

    Olá Teco! Nossa amei seu bom humor, descontrair ajuda muito afinal é uma mudança radical ao que estamos acostumados! Estou procurando conhecer a dieta paleo pq preciso controlar uma tal de diabetes, já ouviu falar?! Rsrsrs pois é estou vendo na dieta paleo uma alternativa! Gostei muito do que li , abraço…